Atualizar as informações de conexão do Bridge

Este tópico descreve como um proprietário de fonte de dados pode atualizar as informações de conexão para uma fonte de dados que se conecta a dados da rede privada.

Observação: para obter informações sobre as informações de conexão para conexões virtuais, consulte Criar uma conexão virtual.

Inserir ou atualizar as credenciais de banco de dados

Para que consultas em tempo real e atualizações agendadas sejam executadas como esperado, as fontes de dados que requerem autenticação do usuário devem ter as credenciais do banco de dados inseridas à fonte de dados.

Você pode inserir credenciais de banco de dados para sua fonte de dados de duas maneiras: 1) durante o tempo de publicação do Tableau Desktop ou 2) depois de publicar na guia Conexão da fonte de dados no Tableau Cloud. O procedimento abaixo descreve como inserir credenciais de banco de dados no Tableau Cloud. Para obter mais informações sobre a inserção de credenciais de banco de dados no Tableau Desktop, consulte Definir credenciais para acessar seus dados publicados.

  1. Entre no Tableau Cloud e navegue até a fonte de dados.

  2. Na página da fonte de dados, clique na guia Conexões.

  3. Marque a caixa de seleção ao lado da conexão, clique no menu Ações e selecione Editar conexão.

  4. Na caixa de diálogo Editar conexão, digite as credenciais de banco de dados necessárias para acessar os dados e clique em Salvar.

Inserir ou atualizar credenciais de banco de dados para Bridge (legado)

Se você usar as agendas do Bridge (legado) para atualizar suas fontes de dados, você deve inserir as credenciais do banco de dados nas informações de conexão no cliente Bridge. Essa tarefa deve ser feita mesmo se você inseriu as credenciais do banco de dados no momento da publicação no Tableau Desktop.

  1. Abra a bandeja de sistema do Windows e clique no ícone do Bridge para abrir o cliente.

  2. Aponte para a fonte de dados e clique no ícone Editar () que será exibido.

  3. Na caixa de diálogo, digite as credenciais de banco de dados necessárias para acessar os dados e clique em Salvar.

Alterar o caminho do arquivo de uma fonte de dados

Em alguns casos, você pode precisar atualizar o local do arquivo que o cliente faz referência nas seguintes circunstâncias:

  • O local do arquivo de origem foi alterado 

  • A fonte de dados foi publicada de um drive mapeado: se um cliente que costumava executar atualizações estiver em execução no modo de Serviço e a fonte de dados tiver sido publicada de um drive mapeado, o caminho do arquivo referenciado pelo cliente deve ser atualizado para usar o caminho UNC completo. A conta de serviços do Windows na qual o cliente está sendo executado também deve ter acesso ao local do caminho UNC do arquivo. Recomendamos fortemente que os clientes em execução no modo Aplicativo também faça referência ao caminho UNC para as fontes de dados baseadas em arquivo.

Se você estiver usando planejamentos on-line, poderá alterar o caminho do arquivo da origem de dados para usar o caminho completo da convenção de nomenclatura universal (UNC) executando as etapas a seguir:

  1. Baixar a fonte de dados do Tableau Cloud.
  2. Inicie o Tableau Desktop.
  3. Abra a fonte de dados ou pasta de trabalho publicada.
  4. Navegue até a guia Fonte de dados.
  5. Clique com o botão direito no nome da fonte de dados e selecione Editar conexão.
  6. Na janela do navegador de arquivos e no campo do caminho do arquivo, digite o caminho UNC para o arquivo. Por exemplo: \\server_name\datasource.xls.
  7. Selecione Servidor > Publicar fonte de dados e publique a fonte de dados.

Você pode confirmar se o caminho UNC é reconhecido para a fonte de dados no Tableau Desktop clicando com o botão direito na fonte de dados e selecionando Propriedades.

Alterar o caminho do arquivo para (herdado)

Se a agenda Bridge (herdado) for usada para atualizar, o arquivo está localizado salvo com a fonte de dados.

Você pode usar o procedimento a seguir para alterar o caminho do arquivo da fonte de dados.

  1. Abra a bandeja de sistema do Windows e clique no ícone do Bridge para abrir o cliente.

  2. Aponte para a fonte de dados e clique no ícone Editar () que será exibido.

  3. Na caixa de diálogo, digite as informações de localização do caminho e clique em Salvar.

Use arquivos .tdc para conexões JDBC ou ODBC genéricas

Você pode usar as etapas descritas a seguir para garantir que as personalizações para conexões JDBC ou ODBC genéricas habilitadas por meio de um arquivo Tableau Datasource Customization (TDC) também sejam usadas pelo Bridge.

Etapa 1: personalizar a conexão JDBC ou ODBC genérica

Se você ainda não está familiarizado com o tipo de personalização que pode fazer em suas conexões JDBC e ODBC e como criar um arquivo TDC, consulte Personalizar e ajustar uma conexão(O link abre em nova janela) na Ajuda do Tableau.

Etapa 2: salvar o arquivo TDC no Meu repositório do Tableau Bridge

Para que o Bridge use as personalizações especificadas para conexões ODBC ou JDBC genéricas, você deve salvar o arquivo TDC no local especificado pelo procedimento a seguir. Para atualizar as conexões JDBC ou ODBC por meio de pools de Bridge, esta etapa deve ser executada para todos os clientes no pool.

  1. Na máquina em que o cliente está instalado, vá até a página Fontes de dados no Meu repositório do Tableau Bridge.

    A localização padrão da pasta é C:\Usuários\jsmith\Documentos\Meu Repositório do Tableau Bridge\Fontes de dados.

  2. Coloque o arquivo TDC (.tdc) na pasta Fontes de dados.

  3. Saia e reinicie o cliente para que as alterações sejam aplicadas. A maneira de reinicialização do cliente dependerá do modo de execução, Aplicativo ou Serviço.

    • Para o modo Aplicativo: no menu do cliente, selecione Sair.
    • Para o modo Serviço: no menu suspenso Modo, selecione Aplicativo; em seguida, no em seguida menu do cliente, selecione Sair.
  4. Repita as etapas 1-3 para todos os clientes no pool.

Observações:

  • Depois de salvar o arquivo TDC no local necessário, as personalizações são aplicadas a todas as conexões JDBC ou ODBC genéricas para os mesmos dados subjacentes.
  • Para validar se o arquivo TDC está sendo usado, você pode revisar os arquivos de registro do cliente (por exemplo, C:\Usuários\jsmith\Documentos\Meu repositório do Tableau Bridge\Registros) para uma das seguintes entradas de registro:

    • Found matching TDC
    • Applying customization for genericjdbc ou Applying customization for genericodbc

Alterar o tipo de conexão

Uma fonte de dados pode usar um dos dois tipos de conexão: em tempo real ou extração. O tipo de conexão determina a frequência em que o conteúdo pode ser atualizado para refletir as alterações nos dados subjacentes. Dependendo dos dados que estão sendo conectados, algumas fontes de dados podem ter conexões em tempo real ou extração, mas outras fontes de dados só podem ter conexões de extração. Para obter mais informações, consulte Conectividade com o Bridge.

Para alterar o tipo de conexão de uma fonte de dados incorporada de uma pasta de trabalho, consulte Editando a fonte de dados.

Conexões de reparo

Ocasionalmente, algo faz com que uma ou mais conexões parem de funcionar normalmente. Quando isso acontece, um alerta é exibido no cliente e geralmente fornece informações que possam o direcionar até a causa do problema. No entanto, se o alerta não puder fornecer nenhuma informação de solução de problemas e seu cliente estiver em execução no modo de Serviço, você pode usar a opção Reparar para tentar redefinir as conexões.

  1. Na bandeja do sistema do Windows, clique com o botão direito do mouse no ícone do Bridge.

  2. No menu suspenso, selecione Reparar. Essa opção interrompe e reinicia o serviço, o que pode ser suficiente para solucionar o problema.

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!