Essa página foi útil?
Sim Não

Tornar as pastas de trabalho compatíveis entre as versões

O ideal é que, em uma empresa, todos possam executar a mesma versão do Tableau Desktop ou Tableau Server, mas isso não é possível. Em uma grande empresa, os indivíduos ou grupos diferentes podem precisar usar versões diferentes dos produtos do Tableau.

Este artigo descreve as considerações de compatibilidade e como o Tableau Desktop e o Tableau Server podem funcionar juntos.

Observação: Este artigo discute somente os produtos do Tableau que ainda são elegíveis para suporte técnico. O Tableau oferece suporte técnico sobre cada versão do produto por 30 meses após o lançamento. Para obter uma lista de versões e suas agendas de suporte, consulte a página da Web Serviços de suporte no site da Web do Tableau.

Neste artigo

Quando a compatibilidade é importante?

Os problemas de compatibilidade geralmente surgem entre as versões de lançamento dos produtos do Tableau. Por exemplo, se você usa o Tableau Desktop 2018.2 e outras pessoas usam o Tableau Desktop 2018.1, ou se você precisa publicar no Tableau Server e ele ainda executa a versão 2018.1, é possível que encontre problemas de compatibilidade.

Para identificar qual versão do produto você usa, com o Tableau Desktop aberto, selecione Ajuda >Sobre o Tableau no menu superior.

A caixa de diálogo Sobre o Tableau abre e o número da versão é exibido na parte superior da mesma. O número da versão inclui o número da versão de lançamento e qualquer número da versão de manutenção, se aplicável.

Neste exemplo, "2018.1" = a versão de lançamento e ".4" = a versão de manutenção do produto.

Observação: o Tableau Prep não segue esse mesmo modelo de nomeação em seus números de versão. As versões de lançamento do Tableau Prep são numeradas da mesma maneira que as versões de manutenção do Tableau Desktop, por exemplo 2018.2.3, exceto que o Tableau Prep não possui versões de manutenção desse produto.

As versões de lançamento frequentemente incluem uma gama de novos recursos e atualizações. Se você tenter e publicar sua pasta de trabalho atualizada em uma versão anterior do Tableau Server, em que não esses recursos não estão disponibilizados, a pasta de trabalho se torna incompatível.

Não há problemas de compatibilidade em versões de manutenção (ou ponto), por exemplo, entre a versão 2018.1.2 do Tableau Desktop e a 2018.1.4 do Tableau Desktop ou a versão 2018.1.3 do Tableau Desktop e a 2018.1.4 do Tableau Server.

Há uma exceção. Às vezes, o Tableau introduz suporte a novos conectores na versão de manutenção. Isso pode gerar problemas de compatibilidade entre o Tableau Desktop e o Tableau Server, se o Tableau Desktop tiver sido atualizado, mas o Tableau Server não.

Para obter detalhes sobre o suporte a fontes de dados por versão, consulte a página Notas de versão.

Compatibilidade entre versões do Tableau Desktop

Os usuários do Tableau Desktop podem compartilhar pastas de trabalho — por exemplo, ao enviá-las por e-mail ou copiá-las para um local na rede da empresa. Mas se dois usuários estiverem usando versões diferentes do Tableau Desktop, o compartilhamento nem sempre será possível. A regra é simples:

  • Uma versão mais recente do Tableau Desktop pode abrir uma pasta de trabalho criada com uma versão mais antiga.

  • Uma versão mais antiga do Tableau Desktop não pode abrir uma pasta de trabalho criada com uma versão mais recente.

Por exemplo, suponha que a Amanda crie uma pasta de trabalho do Tableau com a versão 2018.1 do Tableau Desktop e a envie ao Zachary, que usa a versão 2018.2 do Tableau Desktop. Zachary conseguirá abrir aquela pasta de trabalho, mas ele verá esta mensagem de advertência:

The workbook will be upgraded when it is saved. The upgraded file can't be read by earlier versions of the application.

Se o Zachary editar a pasta de trabalho e enviá-la de volta para a Amanda, ele precisará fazer downgrade da pasta de trabalho para que ela possa abri-la. Caso contrário, o carregamento falhará quando a Amanda tentar abri-la na versão 2018.1 do Tableau Desktop, pois a pasta de trabalho agora está no formato da versão 2018.2.

Para obter mais informações sobre como fazer o downgrade da sua pasta de trabalho entre as versões do Tableau Desktop, consulte Downgrade da sua pasta de trabalho neste artigo.

Trabalhar com extrações do Tableau

A mesma lógica se aplica às extrações do Tableau. Uma versão mais recente do Tableau Desktop pode abrir uma extração criada com uma versão mais antiga, porém versões mais antigas do Tableau Desktop não podem abrir uma extração criada com uma versão mais recente.

No entanto, se você criar uma extração .tde em uma versão mais antiga, abrir a pasta de trabalho no Tableau Desktop 10.5 e posterior e atualizá-la (totalmente ou em incrementos) ou anexá-la à extração, ela será convertida ao formato .hyper e a pasta de trabalho se tornará incompatível com as versões mais antigas do Tableau.

Se souber que compartilhará as suas pastas de trabalho com usuários do Tableau Desktop versão 10.5 ou posterior, salve uma cópia da pasta de trabalho antes de compartilhar. Se a pasta de trabalho já tiver sido aberta na versão 10.5 ou posterior, é possível fazer o downgrade dela para uma versão anterior, mas apenas se a extração já não tiver sido atualizada ou anexada.

Para obter mais informações sobre o formato da extração .hyper, consulte Atualização de extração para o formato .hyper. Para obter mais informações sobre como fazer o downgrade das suas pastas de trabalhos para as versões anteriores, consulte Downgrade da sua pasta de trabalho neste artigo.

(Voltar ao início)


Compatibilidade entre o Tableau Desktop e o Tableau Server

Um pasta de trabalho criada com qualquer versão do Tableau Desktop pode se conectar a qualquer versão compatível com o Tableau Server. Mas uma vez conectado, a compatibilidade pode ser um problema, dependendo da versão usada e da ação que deseja realizar.

Publicação do Tableau Desktop no Tableau Server

Você pode publicar as pastas de trabalho e as fontes de dados no Tableau Server, se a versão do Tableau Server for a mesma ou mais recente que a versão do Tableau Desktop. Por exemplo, é possível publicar pastas de trabalho e fontes de dados do Tableau Desktop 10.5 no Tableau Server 10.5, no Tableau Server 2018.1 ou no Tableau Server 2018.2.

Mas se o Tableau Server estiver executando em versões anteriores ao Tableau Desktop, você precisará fazer downgrade da pasta de trabalho antes de publicá-la no Tableau Server. Por exemplo, é possível fazer downgrade de uma pasta de trabalho criada na versão 2018.2 do Tableau Desktop para publicá-la na versão 10.5 do Tableau Server. Para obter mais informações sobre o downgrade da sua pasta de trabalho, consulte Downgrade da sua pasta de trabalho neste artigo.

Importante: se a sua pasta de trabalho contiver uma extração que usa o formato .hyper ou se estiver executando a versão 10.1 do Tableau Server e anteriores, os recursos de downgrade da pasta de trabalho não estarão disponíveis.

Download de pastas de trabalho do Tableau Server

Uma pasta de trabalho baixada do Tableau Server terá a mesma versão do Tableau em que foi editada pela última vez. Por exemplo, suponha que a Amanda execute o Tableau Desktop 2018.1 e publique uma pasta de trabalho no Tableau Server 2018.2. Se Zachary também estiver executando o Tableau Desktop 2018.1, ele poderá se conectar ao Tableau Server, baixar a pasta de trabalho e abri-la.

No entanto, há algumas situações em que poderá haver problemas de compatibilidade:

  • Se alguém editar e salvar a pasta de trabalho no servidor, ela será atualizada para a versão do Tableau Server usada na edição.

  • Se alguém baixar a pasta de trabalho do Tableau Server para uma versão mais recente do Tableau Desktop e editá-la, salvá-la e publicá-la, a pasta de trabalho será atualizada para a versão mais recente do Tableau Desktop.

Por exemplo, suponha que a Elizabeth publique uma pasta de trabalho do Tableau Desktop 2018.1 no Tableau Server 2018.2. O Ted baixa a pasta de trabalho do Tableau Server no Tableau Desktop 2018.2. Ele edita e republica a pasta de trabalho de volta para o servidor. A pasta de trabalho agora está atualizada para a versão mais recente. Zachary e Elizabeth, que estão usando o Tableau Desktop 2018.1, podem baixar a pasta de trabalho, mas não podem abri-la, pois ela foi atualizada para a versão 2018.2 do Tableau.

Conexão com extrações publicadas

Se estiver usando o Tableau Server versão 10.5 e posterior, as extrações publicadas que foram criadas com o Tableau Desktop 10.4 e anterior (ou seja, a extração usa um formato .tde) farão o upgrade automaticamente para o formato .hyper quando forem atualizadas (totalmente ou em incrementos) ou anexadas. Se isso acontecer, a pasta de trabalho não pode mais ser aberta usando as versões anteriores do Tableau Desktop. Para obter mais informações sobre o formato da extração .hyper, consulte Atualização de extração para o formato .hyper.

Nas versões anteriores do Tableau Server, qualquer pasta de trabalho ou fonte de dados publicadas com uma extração criada no Tableau Desktop mantém a sua versão original ao ser atualizada ou anexada no Tableau Server.

Conexão com fontes de dados baseadas no Tableau Server

As pastas de trabalho do Tableau Desktop podem usar fontes de dados que foram publicadas em versões posteriores do Tableau Server. No entanto, se você se conectar a uma fonte de dados que usa recursos não disponíveis em versões anteriores do Tableau Desktop, esses campos não estarão disponíveis.

Por exemplo, suponha que você crie uma pasta de trabalho na versão 8.3 do Tableau Desktop e depois se conecte a uma fonte de dados na versão 9.0 do Tableau Server que contenha campos com expressões de nível de detalhe. Neste caso, esses campos de dados estão indisponíveis na pasta de trabalho do Tableau Desktop 8.3, pois as expressões de nível de detalhe só estão disponíveis a partir do Tableau 9.0.

As pastas de trabalho criadas no Tableau Desktop sempre podem usar as fontes de dados de uma versão mais recente do Tableau Server. Por exemplo, uma pasta de trabalho do Tableau Desktop 2018.2 pode usar as fontes de dados do Tableau Server 10.5.

(Voltar ao início)


Downgrade da sua pasta de trabalho

Para mitigar os problemas de compatibilidade que possam surgir com usuários de diferentes versões do Tableau Desktop ou Tableau Server, você pode fazer o downgrade de uma pasta de trabalho para uma versão anterior. A pasta de trabalho que sofreu downgrade pode ser aberta na versão selecionada ou posterior.

Qualquer recurso não disponível nessa versão anterior será removido após o downgrade da pasta de trabalho. A versão mais antiga para downgrade é o Tableau Desktop 10.2.

Observação: esses recursos não estão disponíveis para pastas de trabalho com uma extração .tde que foi atualizada (totalmente ou em incrementos) ou anexada na versão 10.5. A extração será convertida para usar o novo formato .hyper, que não poderá ter downgrade para um formato .tde. Para obter mais informações sobre o formato da extração .hyper, consulte Atualização de extração para o formato .hyper.

Tableau Desktop para Tableau Desktop

Para fazer o downgrade de uma pasta de trabalho com o propósito de acessá-la em versões anteriores do Tableau Desktop, faça o seguinte:

  1. Na versão 10.5 do Tableau Desktop e posteriores, selecione Arquivo > Exportar como e depois a versão para a qual será feita o downgrade.

  2. Salve a pasta de trabalho para o Meu repositório do Tableau ou em um local selecionado.

Tableau Desktop para Tableau Server

Caso esteja utilizando uma versão mais recente do Tableau Desktop e uma versão mais antiga do Tableau Server, é possível fazer o downgrade da pasta de trabalho para uma versão do Tableau Server mais antiga durante a publicação.

Ao publicar a pasta de trabalho, você verá uma mensagem de aviso informando que a ela sofrerá um downgrade.

Se você seguir em frente com a publicação, todos os recursos ou funcionalidades que não estiverem disponíveis na versão anterior serão removidos para fins de compatibilidade.

Se você abrir a pasta de trabalho com downgrade na versão mais recente do Tableau Desktop, verá uma mensagem, como a mostrada abaixo.

Talvez seja necessário adicionar novamente os recursos que foram removidos no processo de downgrade da pasta de trabalho.

Observação: esta opção não se aplica às fontes de dados.

(Voltar ao início)