Essa página foi útil?
Sim Não

Antes da instalação

Este artigo descreve as informações comuns necessárias antes de instalar o Tableau Desktop ou o Tableau Prep Builder para você e para outras pessoas na sua empresa.

Para instalar o Tableau Desktop ou o Tableau Prep Builder, você precisará comprar uma licença de Creator (Criador). Essa licença inclui:

  • Tableau Desktop

  • Tableau Prep Builder

  • Uma licença de Creator (Criador) para o Tableau Server ou o Tableau Online

Ao comprar uma assinatura, você receberá um e-mail de boas-vindas com as informações necessárias para baixar e instalar o software. Uma licença de Creator (Criador) ativa o Tableau Desktop e o Tableau Prep Builder.

Se estiver procurando uma versão gratuita do Tableau para publicar visualizações no Tableau Public e, em seguida, compartilhá-las nas mídias sociais ou em um blog, experimente a Tableau Desktop Public Edition.

Para obter mais informações sobre os diferentes tipos de licença disponíveis, consulte Licenças baseadas no usuário na ajuda do Tableau Server.

Requisitos do sistema

 

Aplica-se a Requisito Descrição
Tableau Desktop e Tableau Prep Builder Computador:

É possível instalar o Tableau Desktop ou Tableau Prep Builder em um computador com Windows ou Mac. Todos os computadores nos quais o Tableau Desktop será instalado devem atender aos requisitos mínimos de hardware.

Para obter informações sobre quais versões do Windows ou Mac são suportadas ou sobre requisitos de memória e espaço em disco, consulte a página de Especificações técnicas do Tableau Desktop ou do Tableau Prep Builder.

Observação: o Tableau Prep Builder foi projetado para funcionar com o Tableau Desktop. É recomendável instalar o Tableau Prep Builder no mesmo computador que tenha o Tableau Desktop. Não instale o Tableau Prep Builder no mesmo computador que executa o Tableau Server.

Tableau Desktop e Tableau Prep Builder Drivers:

Alguns drivers são instalados automaticamente com a instalação do Tableau Desktop ou Tableau Prep Builder. No entanto, algumas conexões podem exigir que o download e instalação dos drivers antes de se conectar aos dados. Consulte Drivers de banco de dados para obter uma lista de drivers que são instalados automaticamente.

O Tableau Prep Builder pode usar apenas drivers de 64 bits (ao contrário do Tableau Desktop, que pode usar drivers de 32 bits). Se você já tiver drivers instalados, mas forem de 32 bits, precisará instalar os drivers do Tableau Desktop de 64 bits para usar com o Tableau Prep Builder.

Consulte a página Download de drivers no site do Tableau para obter links de download do driver e instruções de instalação.

Tableau Prep Builder Configuração do certificado de criptografia Secure Socket Layer (SSL) (opcional)

Para se conectar a um servidor que use SSL, será necessário verificar se o certificado raiz exigido está instalado no computador em que o Tableau Prep Builder está instalado.

Trabalhe com o departamento de TI ou o administrador do sistema para concluir essas etapas.

Para obter informações sobre como configurar o Tableau Server para usar a criptografia SSL, consulte Configurar SSL externo.

Windows

  1. Verifique se o arquivo de cadeia de certificados SSL está configurado no Tableau Server.

  2. Copie o arquivo do certificado (.crt) para o computador que está executando o Tableau Prep Builder.

  3. Clique duas vezes no arquivo de certificado, clique em Instalar certificado e, em seguida, clique em Próximo.

  4. Selecione Colocar todos os certificados no seguinte armazenamento.

    Navegue para selecionar Autoridades de certificação raiz confiáveis e, em seguida, clique em OK > Próximo > Concluir.

  5. Aguarde até que o certificado conclua a importação e clique em OK.

Verifique se não há certificados duplicados para o CA do Tableau Server no armazenamento de certificados do Windows.

  1. No menu Iniciar, digite certmgr, em seguida, abra Gerenciar certificados do computador.

  2. Navegue até Autoridades de certificação raiz confiáveis> Certificados.

  3. Se houver certificados duplicados para o Tableau Server, abra cada um deles e verifique o número de série na guia Detalhes.

  4. Exclua todos os certificados do Tableau Server com números de série que não correspondam ao certificado correto do Tableau Server.

  5. Siga as etapas 3 e 4 para quaisquer certificados duplicados do Tableau Server em Autoridades de certificação intermediárias > Certificados.

Mac

  1. Verifique se o arquivo de cadeia de certificados SSL está configurado no Tableau Server.

  2. Adicione o certificado raiz às chaves do computador para garantir que a autoridade de certificação seja confiável para o seu computador. Para obter mais informações, consulte OS X Sierra: se o certificado não estiver sendo aceito.

    Isenção de responsabilidade: embora façamos todos os esforços para garantir que os links para sites externos sejam precisos, atualizados e relevantes, o Tableau não pode assumir a responsabilidade pela precisão ou atualização de páginas mantidas por fornecedores externos. Entre em contato com o site externo para obter respostas para perguntas relacionadas ao conteúdo dele.

Acesso à rede

O Tableau requer acesso à Internet para uso de mapas e realizar a verificação de licença. Portanto, instalar o Tableau também significa garantir que as configurações de firewall no computador, assim como na rede da sua empresa, estejam configuradas para permitir esse acesso à Internet. Seu administrador de rede pode precisar configurar o firewall e o proxy. Para obter detalhes, consulte Requisitos de acesso à Internet.

Compatibilidade com o Tableau Server e Tableau Online

É possível que você enfrente problemas de compatibilidade ao tentar compartilhar arquivos entre versões diferentes do Tableau Desktop e entre o Tableau Desktop, o Tableau Server e o Tableau Online. Certifique-se de que a versão do Tableau Desktop que está instalando e as atualizações subsequentes sejam compatíveis com a versão do Tableau Server usada.

Para obter a história completa de compatibilidade entre as versões do Tableau Server ou Tableau Online, consulte Tornar as pastas de trabalho compatíveis entre as versões ou Compatibilidade de versão com o Tableau Online neste guia.

Drivers de banco de dados

O Tableau usa os conectores para se conectarem a bancos de dados diferentes e alguns conectores necessitam de drivers para se comunicar com esses bancos de dados. Em relação aos drivers, a abordagem mais fácil é instalar o Tableau Desktop e, em seguida, tentar se conectar aos dados. O Tableau instala alguns drivers por padrão (detalhes abaixo) e algumas fontes de dados não querem um driver.

O Tableau Prep Builder requer um driver específico para se conectar a um banco de dados da Oracle. Para baixar o driver correto, na página Download do driver, vá até o final da página e localize o driver do Tableau Prep Builder: <versão> para instalá-lo.

Caso seja necessário instalar um driver de dispositivo para a conexão, o Tableau informa o usuário na primeira tentativa de conexão, ao exibir uma caixa de diálogo como esta:

Se esse erro aparecer, clique no link da mensagem de erro para ir até a página Download de drivers no site do Tableau. Siga as instruções para o seu conector obter o driver necessário.

Para obter mais informações sobre os diferentes conectores compatíveis com o Tableau Desktop, consulte Exemplos de conectores na ajuda online.

Drivers de banco de dados instalados com o Tableau Desktop e o Tableau Prep Builder

Quando você instala o Tableau Desktop ou Tableau Prep Builder em um computador com Windows, os drivers para os tipos de fonte de dados a seguir são automaticamente instalados:

  • Amazon Redshift (versão 1.3.7)

    Observação: se este driver já estiver instalado, o processo de instalação o ignora.

  • Microsoft SQL Server (13.0.811.168 - ODBC Driver 13 para SQL Server)

  • PostgreSQL (versão 9.6.5)

Quando você instala o Tableau Desktop em um computador Mac, os drivers para os seguintes tipos de fonte de dados são instalados por padrão:

  • Amazon Redshift (versão 1.3.7)

  • Oracle (versão 11.2.0.5)

  • PostgreSQL (versão 9.5.3)

  • Simba Spark (versão 1.2.5)

  • Simba SQL Server (versão 1.3.14)

Se preferir que alguns ou todos esses drivers não sejam instalados, adapte a lista do painel Personalizar no programa de instalação do Tableau Desktop.

Gerenciamento de licenças

Se você for responsável pela implantação ou gerenciamento das instalações do Tableau Desktop na sua empresa, é uma prática recomendada gerenciar e controlar as chaves do produto.

O Tableau fornece três ferramentas principais para ajudar a controlar e gerenciar o licenciamento e o uso em sua empresa: portal do cliente, relatórios de licença do Tableau Desktop (somente no Tableau Desktop) e suporte de desktop virtual (somente no Tableau Desktop).

Para obter mais informações sobre gerenciamento de licenças, consulte Gerenciar o uso da licença do Tableau Desktop.

Gerenciamento de atualizações (somente no Tableau Desktop)

Por padrão, o Tableau Desktop instala versões de ponto (manutenção) quando são disponibilizadas.

Se você deseja ter mais controle sobre qual versão do Tableau Desktop está instalada para usuários, é possível desativar o recurso de atualização do produto para os seus usuários. Você também pode controlar para qual versão do Tableau Desktop os usuários podem atualizar.

Você pode desativar as atualizações de produto para cada Tableau Desktop durante o processo de instalação pela página de personalização do instalador (Windows). Isso também desativa o recurso Verificar atualizações do produto, que permite aos usuários verificar e instalar as atualizações de manutenção mais recentes do Tableau Desktop a qualquer momento. Se o Tableau Desktop já está instalado, você pode implantar uma atualização de registro (ou .plist, para Mac) para clientes atuais a fim de gerenciar atualizações.

Para obter mais informações sobre como controlar as atualizações de produto para os seus usuários, consulte Controlar atualizações do produto para o Tableau Desktop.

Gerenciamento de salvamento automático (somente no Tableau Desktop)

O recurso salvamento automático salva as pastas de trabalho do usuário a cada minuto. Se o Tableau Desktop parar de funcionar, uma versão recuperada do arquivo que estava em progresso é criada e salva no mesmo local do arquivo de origem ou na pasta Meu repositório do Tableau/Pastas de trabalho do usuário. O arquivo recuperado é salvo como um arquivo de Recuperação de pasta de trabalho do Tableau (.twbr). Novas pastas de trabalho são salvas com o nome "Pasta1" mais uma ID numérica.

O recurso Salvamento automático é ativado por padrão. Os usuários podem habilitar ou desabilitar essa opção no menu Ajuda em Configurações e desempenho > Habilitar o salvamento automático. Caso queira desabilitar esse recurso durante a instalação, é possível alterar as configurações da propriedade AUTOSAVE. Nesse caso, a opção Habilitar salvamento automático do menu ficará indisponível para o usuário.

Para obter mais informações, consulte Desativar o salvamento automático (somente no Tableau Desktop).