Essa página foi útil?
Sim Não

Mover ou desativar chaves do produto

Se você não precisar mais do Tableau Desktop ou do Tableau Prep Builder em um computador ou quiser movê-lo para outro computador, desative a chave de licença antes de desinstalar o Tableau. Caso contrário, a chave do produto pode não ficar disponível para ser ativada em outro computador.

Você pode ativar o Tableau Desktop em até dois computadores diferentes se eles forem usados pela mesma pessoa e um computador por usuário para o Tableau Prep Builder.

Observação: se o computador ou o ambiente virtual não estiver mais disponível para desativar o Tableau Desktop ou o Tableau Prep Builder (por exemplo, o computador foi perdido ou roubado), você poderá usar a chave do produto em um novo computador. Caso receba um erro e não possa ativar o Tableau Prep Builder usando a chave do produto, entre em contato com o Suporte do Tableau.

Dependendo do tipo de chave do produto que você possui, é possível ter uma chave separada para o Tableau Desktop e outra para o Tableau Prep Builder ou ter uma chave que possa ser usada para ativar ou desativar os dois produtos.

Por exemplo, uma chave do produto que comece com TD pode ser usada para ativar ou desativar somente o Tableau Desktop. Uma chave do produto que comece com TC pode ser usada para ativar ou desativar o Tableau Desktop e o Tableau Prep Builder.

Se estiver usando chaves separadas para o Tableau Desktop e o Tableau Prep Builder, será necessário desativar as duas chaves do produto. Se estiver usando uma única chave TC, será necessário desativar apenas a chave em um produto e isso desativará a chave do Tableau Desktop e do Tableau Prep Builder.

Para obter mais informações sobre os diferentes tipos de licença, consulte Licenças baseadas no usuário na ajuda on-line do Tableau Server.

Observação: para obter informações sobre como desativar uma chave do produto do Tableau Desktop ou do Tableau Prep Builder a partir da linha de comando, consulte "Desativar a chave do produto" em Instalar o Tableau Desktop ou Tableau Prep usando a linha de comando.

Existem duas maneiras de desativar uma licença, dependendo se o computador tiver acesso à Internet. Siga o procedimento para o seu cenário.

Desativar uma chave do produto em um computador com acesso à Internet

  1. Inicie o aplicativo no computador onde foi instalado originalmente.

  2. Selecione Ajudar > Gerenciar chaves de produto.

  3. Na caixa de diálogo Gerenciar chaves do produto, selecione a chave do produto e clique em Desativar.

  4. Feche e desinstale o aplicativo.

    Se quiser apenas desinstalar o aplicativo, não há mais o que fazer. Se estiver movendo o aplicativo para outro computador, continue.

  5. No novo computador, acesse a página Downloads de produtos e Notas de versão e baixe a versão relevante do Tableau Desktop ou do Tableau Prep Builder para o computador (Windows de 64 bits ou Mac).

  6. Instale o aplicativo e ative-o usando a chave do produto desativado anteriormente.

Desativar uma chave do produto off-line (somente no Tableau Desktop)

Antes de seguir este procedimento, verifique se o computador está conectado à Internet. Esse procedimento não funcionará se houver uma conexão.

  1. Inicie o Tableau Desktop.

  2. Selecione Ajudar > Gerenciar chaves de produto.

  3. Na caixa de diálogo Gerenciar chaves de produto, selecione a chave do produto que será desativada e clique em Desativar.

    É exibida uma mensagem de erro que solicita que você salve o arquivo return.tlq para o processamento.

  4. Clique em Salvar.

  5. De um computador que tenha acesso à internet, vá até a página Ativação no site do Tableau, clique em Escolher arquivo, selecione return.tlq e em seguida clique em Enviar arquivo de ativação.

    O Tableau envia a você um arquivo return.tlr.

  6. Copie o arquivo return.tlr para o computador no qual o Tableau Desktop está sendo desinstalado.

  7. Clique duas vezes no arquivo return.tlr.

    Nada é exibido, mas a chave do produto é desativada.

  8. Para confirmar a desativação da chave do produto, inicie o Tableau Desktop. Se a chave do produto for solicitada, ela foi desativada com sucesso.