Requisitos de acesso à Internet

O Tableau Desktop e o Tableau Prep Builder foram projetados para operar com acesso à Internet. Por exemplo, o Tableau requer acesso à Internet para carregar visualizações de mapa, carregar páginas da Web em painéis e processar solicitações de licença.

Endereços e portas solicitados

O Tableau usa portas comuns (80 e 443) para fazer solicitações de Internet. Na maioria dos casos, o computador em que o Tableau Desktop ou o Tableau Prep Builder está instalado e a rede executada já estão configurados para permitir o acesso necessário.

Se o Tableau não tiver acesso direto à Internet, garanta que os domínios listados na tabela a seguir tenham a permissão do servidor proxy no computador em que o Tableau está instalado e no firewall da rede (se houver). Além disso, certifique-se de que o servidor proxy possa acessá-los sem autenticação manual ou direta, para que os seus usuários não precisem ser autenticados sempre que acessarem a Internet.

Observação: caso publique pastas de trabalho e fontes de dados no Tableau Online, pode ser necessário adicionar o Tableau Online à lista autorizada do provedor de dados. Para obter mais informações, consulte Endereços IP do Tableau Online para autorização do provedor de dados na ajuda do Tableau Online.

Componente Requisito de acesso à Internet
Mapas

Tableau 2019.2:

  • mapsconfig.tableau.com
  • api.mapbox.com

Tableau 2019.1 e versões anteriores:

  • maps.tableausoftware.com

Observação: a partir do Tableau 9.1, os mapas do Tableau usam uma conexão SSL na porta 443.

Licenciamento

Usado ao ativar chaves do produto e ao registrar o produto.

  • licensing.tableau.com:443

  • atr.licensing.tableau.com:443

  • o.ss2.us

  • ocsp.rootg2.amazontrust.com

  • ocsp.rootca1.amazontrust.com

  • ocsp.sca1b.amazontrust.com

  • crt.sca1b.amazontrust.com

  • crt.rootca1.amazontrust.com

  • ocsp.sca0a.amazontrust.com

  • crt.sca0a.amazontrust.com

  • ocsp.sca1a.amazontrust.com

  • crt.sca1a.amazontrust.com

  • ocsp.sca2a.amazontrust.com

  • crt.sca2a.amazontrust.com

  • ocsp.sca3a.amazontrust.com

  • crt.sca3a.amazontrust.com

  • ocsp.sca4a.amazontrust.com

  • crt.sca4a.amazontrust.com

As solicitações para os domínios acima podem ser feitas na porta 80 ou 443.

Registros de falha

report-issue.tableau.com

Ativar e executar o Tableau Prep Builder

Para ativar e executar o Tableau Prep Builder quando um proxy seguro da Web estiver configurado:

  • Windows: nas configurações da sua Rede Local (LAN), selecione Ignorar servidor proxy para endereços locais.

  • MacOS: Na guia Proxies , adicione o endereço 127.0.0.1 IP à lista de hosts locais excluídos. Para obter mais informações, consulte Ignorar configurações de proxy no Guia do usuário do MacOS.

Registro register.tableau.com:443

Obrigatório para registrar sua cópia do Tableau Prep Builder.

Painel de descoberta (opcional) https://www.tableau.com

Quando não houver acesso a esse site da Web, o Painel de descoberta não será exibido na página inicial. Se o acesso ao site da Web estiver desconectado, os links no painel ficarão inativos.

Observação: o Tableau não dá suporte à autenticação de passagem ou manual, de modo que ele não possa passar as credenciais do seu usuário para um proxy da Web Se os seus usuários tiverem que autenticar com proxy, ou se você tiver portas ou endereços bloqueados no firewall, deverá adicionar os domínios mostrados à tabela acima da sua lista de permissão para que o seu proxy e firewall do Tableau façam solicitações de internet para eles.

Mapas

Se o domínio ou portas dos mapas estiverem bloqueados, user os mapas offline. Para obter mais informações, consulte Selecionar mapas em segundo plano na Ajuda do Tableau.

Licenciamento

Importante: o serviço de licenciamento do Tableau foi transferido para um novo data center em 6 de outubro de 2018. Isso significa que os ambientes que exigem configuração especial (lista segura de IP estático, por exemplo) para acessar o licensing.tableau.com ou o licensing.tableausoftware.com precisarão ser atualizados antes que possa ativar, atualizar ou desativar uma chaves do produto.do Tableau. Para obter mais informações, consulte a Comunidade do Tableau.

A habilitação do acesso à Internet para licenciamento é opcional. Se o domínio de licenciamento estiver bloqueado, o processo de ativação de licenciamento solicita a ativação offline, que precisa de acesso à Internet usando um computador diferente. Para obter mais informações, consulte Instalar o Tableau Desktop ou Tableau Prep Builder da interface do usuário.

Se o domínio de licenciamento estiver bloquado e o Tableau Desktop foi ativado offline, o processo de atualização requer uma chave de produto atualizada. Para obter mais informações, consulte a seção "Ativar o Tableau Desktop off-line (se necessário)" em Instalar o Tableau Desktop ou Tableau Prep Builder da interface do usuário.

Registros de falha

Ao encontrar circunstâncias imprevistas, o Tableau Desktop pode sair inesperadamente. Caso ocorra uma falha, os arquivos de registro e os arquivos de despejo são produzidos para capturar informações detalhadas para a equipe de engenharia do Tableau resolver o problema. Na próxima vez em que o Tableau Desktop for aberto, o usuário terá a opção de carregar automaticamente os arquivos de registro e de despejo.

Entretanto, se a sua empresa adere a regulamentações de privacidade de dados, pode ser interessante impedir que os usuários possam fazer o upload de logs e arquivos de despejo. Nesses casos, desabilite a exibição do prompt de upload de dados de falha. Para obter informações sobre como desabilitar o prompt de upload de dados de falha para usuários, consulte Alterar as configurações de instalação após a instalação.

Tableau Public

O Tableau Public precisa acessar os seguintes domínio e porta: public.tableau.com: 443.

Teste de acesso à Internet

Para testar se os parâmetros de firewall e proxy estão configuradas corretamente e se o computador tem o acesso à Internet exigido pelo Tableau, teste os links a seguir em um computador com o Tableau Desktop instalado:

Se a configuração estiver funcionando, esses links produzem um mapa de Miami e Havana. No entanto, se você não visualizar um mapa de Miami ou Havana, ou se o seu teste passa somente por ter inserido as credenciais do usuário manualmente, precisará alterar as configurações da rede ou os seus usuários precisarão trabalhar offline.

Trabalhar off-line (Tableau Desktop)

Em alguns casos, se você ou administrador de TI não forem capazes de alterar as configurações de proxy ou firewall da Web para permitir que o Tableau acesse os sites necessários, seus usuários podem usar o Tableau offline. Isso significa que você deve ativar o produto usando um processo offline, e que seus usuários usam os mapas offline para as visualizações necessárias.

Obrigado pelo feedback! Ocorreu um erro ao enviar seu feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem..