Essa página foi útil?
Sim Não

Gerenciar o uso da licença do Tableau Desktop

Configure relatórios de Uso da licença do Tableau Desktop para coletar informações de uso de instâncias individuais do Tableau Desktop e enviá-las a uma instância do Tableau Server designada por você. Use as informações coletadas para ajudar a gerenciar as licenças do Tableau Desktop na sua empresa. Para obter informações sobre como rastrear o uso de licenças do servidor, consulte Exibir licenças do servidor na ajuda online do Tableau Server.

O Tableau fornece as seguintes ferramentas para ajudá-lo a monitorar e gerenciar o licenciamento e o uso em sua organização.

Ferramenta Descrição
Portal do cliente

Na página do Portal do cliente no site do Tableau, é possível comprar, gerenciar e visualizar informações de registro para as chaves de produto atribuídas aos usuários. Gerencie sua conta do Tableau em nome da sua organização, baixe pacotes de instalação do Tableau Desktop e abra e gerencie as interações de caso atuais e anteriores com a equipe de suporte técnico do Tableau.

O portal não fornece dados de uso detalhados. No entanto, você pode determinar quem fez as instalações do Tableau na sua empresa, de acordo com os registros de usuário disponíveis no portal.

Relatórios do Tableau Desktop

No Tableau Desktop (versão 10.0 e posterior), é possível configurá-lo para comunicar informações de uso a uma instância do Tableau Server em execução na sua empresa. Os relatórios do Tableau Desktop coletam informações de uso de instâncias individuais do Tableau Desktop e enviam essas informações para o Tableau Server, onde você pode usar as exibições administrativas para rastrear e informar o uso.

Ao configurar o Tableau Desktop para reportar as informações de uso, você também poderá validar se os pares de registro da chave de produto mostrados no portal correspondem aos pares de usuários do Tableau Desktop ativados na sua empresa. Para obter mais informações, consulte Gerenciar o uso da licença do Tableau Desktop. Para obter informações sobre como rastrear o uso de licenças do servidor, consulte Exibir licenças do servidor na ajuda online do Tableau Server.

Suporte para desktop virtual

Configure o Tableau Desktop (versão 10.4 e posteriores) para desativar uma licença de forma automática após um tempo predeterminado. Essa ação é útil para empresas que usam desktops virtuais não persistentes que podem ser reciclados sem a desativação da licença do Tableau Desktop já instalada.

Ao configurar as instâncias do Tableau Desktop para desativação automática de licença, se um VM for reciclado ou um computador tiver sua imagem recriada, qualquer licença ativada será desativada automaticamente após um período de tempo predefinido, com a opção de ativá-la em um computador diferente.

Para obter informações sobre como configurar o Suporte para desktop virtual, consulte Configurar o Suporte de desktop virtual

Habilitar e configurar os relatórios do Tableau Desktop

Os relatórios do Tableau Desktop estão desabilitados por padrão. Para usar o recurso, é necessário fazer o seguinte:

  1. Habilite os relatórios no Tableau Server.

  2. Configurar as instalações do Tableau Desktop para comunicação com uma ou mais instâncias do Tableau Server.

Etapa 1: Habilitar os relatórios no Tableau Server

Um administrador do TSM do Tableau Server pode habilitar os relatórios usando a interface na Web do TSM ou a partir de uma linha de comando, usando a CLI do TSM. Você pode fazer isso usando um dos procedimentos listados abaixo.

Usar a interface na Web do TSM

  1. Abra o TSM em um navegador:

    https://<tsm-computer-name>:8850. Para obter mais informações, consulte Fazer logon na interface do usuário da Web do Tableau Services Manager.

  2. Clique em Notificações na guia Configuração e depois clique em Eventos.

  3. Em Monitoramento da integridade do servidor, marque a caixa de seleção Enviar e-mails sobre relatórios de licenciamento do Tableau Server.

  4. Clique em Salvar alterações pendentes depois de inserir suas informações de configuração.

  5. Clique em Alterações pendentes na parte superior da página:

  6. Clique em Aplicar alterações e reiniciar.

Usar a CLI do TSM

Para habilitar relatórios no Tableau Server, use os seguintes comandos tsm em cada instância do Tableau Server com as quais o Tableau Desktop se comunicará:

tsm configuration set -k features.DesktopReporting -v true 
tsm pending-changes apply 
tsm restart

Para obter mais informações sobre como usar o tsm, consulte Referência da linha de comando do tsm na Ajuda do Tableau Server.

Etapa 2: Configurar o Desktop para relatórios

Há duas maneiras para configurar o Tableau Desktop para enviar informações de relatórios de licença:

Durante a instalação ou a reinstalação (apenas Windows)

  • Para instalações do Tableau em computadores Windows, é possível usar as propriedades de comando do instalador para especificar uma instância do Tableau Server e, assim, gerar reletórios e definir uma frequência diferente para o intervalo de relatório.

  • A propriedade REPORTINGSERVER define uma ou mais instâncias do Tableau Server para onde as informações dos relatórios de licenciamento são enviadas. Para especificar uma instância do Tableau Server, use a URL que seria normalmente usada para conectar ao servidor, inclusive a porta, se não for a porta padrão 80.

    Se o Tableau Server usar SSL, é necessário introduzir a URL com https://, em outras ocasiões use http://.

  • A propriedade SCHEDULEREPORTINTERVAL define o intervalo, em segundos, que o Tableau usará na geração de relatórios para o servidor ou servidores.

  • Exemplo

    O comando a seguir instala o Tableau Desktop e o configura para reportar para duas instâncias do Tableau Server em um intervalo de duas horas.

    Uma instância (http://mytableau) usa a porta padrão e não usa SSL. A outra instância (https://mytableau02:8010) usa SSL e a porta 8010:

    tableau-setup-std-x64.exe /quiet ACCEPTEULA=1 SCHEDULEREPORTINTERVAL=7200 REPORTINGSERVER="https://mytableau02:8010,http://mytableau"

    Para obter mais informações sobre o uso de propriedades da linha de comando, consulte Instalar o Tableau Desktop ou Tableau Prep usando a linha de comando.

Após a instalação

  • Adicione uma chave de registro do Windows (ReportingServer) ou um valor de arquivo .plist do Mac (com.tableau.ReportingServer.plist) com o endereço de uma ou mais instâncias do Tableau Server para onde deseja enviar as informações de licenciamento.

  • É possível configurar a instância do Tableau Desktop para envio de informações dos relatórios em até seis servidores diferentes. É possível, também, editar o registro ou o arquivo .plist para especificar um intervalo de frequência de relatório não-padrão.

    Para obter mais informações, consulte Habilitar relatórios do Tableau Desktop após a instalação neste tópico.

Caso atualize o registro ou o arquivo .plist após com o Tableau Desktop já instalado, será necessário reiniciar o Tableau Desktop para que as alterações sejam feitas.

Habilitar relatórios do Tableau Desktop após a instalação

Se a empresa já tiver implantado o Tableau Desktop e deseja usar a geração de relatórios do Desktop, atualize a chave de registro ou o valor do arquivo .plist em cada computador onde o Tableau Desktop está instalado.

Windows

  1. Como administrador do computador com o Tableau Desktop, faça um backup do arquivo de registro antes de alterá-lo.

  2. Abra o Editor de registro e expanda HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Tableau. Em seguida, edite o registro para criar uma nova chave chamada ReportingServer com estes valores:

    • Nome: Adicione um valor de cadeia de caracteres chamado Server.

    • Dados: Adicione a URL, ou as URLs, das instâncias do Tableau Server que receberão os dados de relatório da instância do Tableau Desktop. Inclua o protocolo (http ou https) e o número da porta, se necessário. Separe vários endereços com uma vírgula (,). Você pode incluir até seis endereços. Qualquer endereço após o sexto será ignorado.

      Por exemplo, o valor Server a seguir configura o Tableau Desktop para relatório a duas instâncias do Tableau Server. A primeira, https://mytableau02, é configurada para SSL e escuta na porta 8010. A segunda, http://mytableau, não usa SSL e escuta na porta padrão, 80.

      https://mytableau02:8010,http://mytableau

    • Nome: adicione um valor de cadeia de caracteres chamado ScheduleReportInterval.

    • Dados: adicione um intervalo, em segundos, no qual deseja que o Tableau Desktop gere relatórios para o servidor.

      Por exemplo, um valor ScheduleReportInterval de 14400 configura o Tableau Desktop para gerar relatórios a cada quatro horas.

    A ilustração abaixo mostra como as chaves Server e ScheduleReportInterval aparecem no editor de registros.

  3. Reinicie o Tableau para que as alterações tenham efeito.

Mac

Atualizar o arquivo .plist em /Library/Preferences

  1. Faça um backup do arquivo .plist antes de alterá-lo.

  2. Torne o local /Library/Preferences visível ao executar o comando a seguir:

    defaults write com.apple.finder AppleShowAllFiles YES

  3. Crie um arquivo com.tableau.ReportingServer.plist em /Library/Preferences com uma chave Server definida como o endereço do servidor para o qual deseja que a instância do Tableau Desktop gere relatórios e uma chave scheduleReportInterval definida como a frequência em segundos em que o Tableau Desktop deve gerar relatórios para os servidores.

    Exemplo:

    Um arquivo .plist configurado para enviar informações a cada quatro horas para dois servidores, https://mytableau02:8010 e http://mytableau.

    <?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
    <!DOCTYPE plist PUBLIC "-//Apple//DTD PLIST 1.0//EN" "http://www.apple.com/DTDs/PropertyList-1.0.dtd">
    <plist version="1.0">
      <dict>
        <key>Server</key>
        <string>https://mytableau02:8010,http://mytableau</string>
        <key>scheduleReportInterval</key>
        <string>14400</string>
      </dict>
    </plist>

  4. Reinicie o Tableau para que as alterações tenham efeito.

Atualizar o arquivo .plist na linha de comando

  1. Faça um backup do arquivo .plist antes de alterá-lo.

  2. Abra um prompt Terminar como administrador e use os seguintes comandos para definir o endereço do servidor no qual deseja que a instância do Tableau Desktop gere relatórios e uma chave scheduleReportInterval definida como a frequência em segundos em que o Tableau Desktop deve gerar relatórios para os servidores.

    Exemplo:

    Enviar informações a cada quatro horas para dois servidores, https://mytableau02:8010 e http://mytableau:

    sudo defaults write /Library/Preferences/com.tableau.ReportingServer Server -string https://mytableau02:8010,http://mytableau"

    sudo defaults write /Library/Preferences/com.tableau.ReportingServer scheduleReportInterval -string "14400"

    Importante: não copie e cole os exemplos acima no Terminal. Digite-os manualmente para evitar obter um erro.

  3. Reinicie o Tableau para que as alterações tenham efeito.

Visualização de uso do Tableau Desktop e informações de expiração no Tableau Server

Depois que as instâncias do Tableau Desktop estiverem configuradas para gerar relatórios, elas enviam informações de uso para o Tableau Server. Se você tiver habilitado a geração de relatórios no Tableau Server, será possível usar a exibição administrativa de Uso da licença do Tableau Desktop para ver os dados de uso da licença.

A exibição administrativa de Uso da licença do Tableau Desktop pode responder perguntas como:

  • Quais tipos de licenças estão instaladas na sua empresa.

  • Quais usuários têm licenças do Tableau.

  • Quais licenças são usadas com maior e menor frequência.

  • Se as licenças de teste precisam ser convertidas a licenças pagas.

  • Quais licenças estão expiradas ou prestes a expirar.

  • Quando serão as renovações de manutenção na sua organização.

Você também pode usar a exibição administrativa para identificar uso intensivo e pode determinar se os usuários específicos não têm usado o Tableau e podem necessitar de treinamento adicional.

Para obter mais informações, consulte Uso da licença do Desktop e Vencimento da licença do Desktop na Ajuda do Tableau Server.