Essa página foi útil?
Sim Não

Fazer backup do Tableau Server

A realização de backup do servidor deve ser parte da sua manutenção regular programada do servidor. Os backups proporcionam tranquilidade, pois permitem restaurar a configuração do servidor e o conteúdo para um estado anterior se acontecer algo inesperado.

Durante a instalação e a configuração do Tableau Server, você deve criar backups em vários pontos principais para poupar tempo a si mesmo se algo der errado. Vamos indicar os locais em que você deve criar um backup neste guia.

Fazer backup dos dados do Tableau

Um backup adequado da instalação do Tableau Server salva todas as informações de configuração, informações de usuário e conteúdo.

Mesmo que ovocê já realize backups do servidor ou do software com utilitários de terceiros ou instantâneos, ainda precisará seguir este procedimento. A única maneira de restaurar o Tableau Server a um estado anterior é com os arquivos gerados no procedimento abaixo.

Por questões de segurança, nunca mantenha os arquivos de backup no mesmo computador onde o backup é realizado, nesse caso, o computador executando o Tableau Server. Copie-os em outro local para que fiquem disponíveis se algo acontecer ao computador com o Tableau Server.

Criação de arquivos de backup

Para fazer backup do Tableau Server, gere dois arquivos de backup:

  • Dados do repositório: os dados do Tableau Server consistem no banco de dados PostgreSQL do Tableau. Este banco de dados é referenciado como o repositório do Tableau Server, que contém metadados da pasta de trabalho e do usuário, arquivos de extração de dados e dados de configuração do site. O procedimento abaixo descreve como usar o TSM para criar um backup de repositório, o que resultará em um único arquivo com uma extensão .tsbak. O backup do repositório é o elemento mais crítico dos ativos de backup, pois mantém todos os dados do usuário e do conteúdo no Tableau Server.

  • Dados de topologia e configuração: são os dados que definem como o Tableau Server está configurado. O procedimento abaixo descreve como usar o TSM para gerar um único arquivo json com as informações de configuração importantes, que serão necessárias caso você tenha que restaurar o Tableau Server do zero.

Para criar arquivos de backup

  1. Logon no Tableau Services Manager. Execute o seguinte comando:

    tsm login -u <username>

  2. Gere um backup de repositório com a data incluída ao nome do arquivo. Execute o seguinte comando:

    tsm maintenance backup -f <backup_file> -d

    Por exemplo, se quiser gerar um arquivo de backup denominado como respository-<date>.tsback, execute o seguinte comando:

    tsm maintenance backup -f respository -d

    O TSM vai incluir o nome do arquivo com a data e a extensão do arquivo, .tsback. O arquivo será salvo no seguinte local:

    C:\ProgramData\Tableau\Tableau Server\data\tabsvc\files\backups\.

  3. Gere um backup de topologia e configuração. Execute o seguinte comando:

    tsm settings export -f <path-to-file.json>

    Recomendamos salvar o arquivo no mesmo diretório onde o backup do repositório está salvo. O comando tsm setting export não anexa a extensão do arquivo, nem fornece uma opção para incluir a data. Adicione esses elementos ao comando.

    Execute o seguinte comando para criar um arquivo de backup de topologia e configuração com a extensão de arquivo apropriada (.json) e a data no nome do arquivo. O exemplo de comando também inclui o caminho para o mesmo local do backup do repositório:

    tsm settings export -f C:\ProgramData\Tableau\Tableau Server\data\tabsvc\files\backups\topology-config-<date>.json.

    Onde <date> é a data do backup, por exemplo, 30-Nov-2018.

  4. Salve os arquivos de backup em outro computador ou em um disco rígido portátil.

Continue para Proteger o tráfego entre clientes e o seu servidor.