Essa página foi útil?
Sim Não

Tableau Server no Windows: guia de instalação para todos

O Tableau Software é uma família de ferramentas de análise projetada para ajudar qualquer pessoa a visualizar e compreender os seus dados. Com o Tableau, você fará perguntas, encontrará respostas e compartilhará informações sobre os dados. O Tableau Desktop é um aplicativo de exploração visual e análise, e você pode usar o Tableau Server ou o Tableau Online para colaboração na Web.

Observação: este guia foi escrito para que generalistas de TI instalem e configurem uma única instância do Tableau Server. Se estiver implantando um cenário mais complexo, consulte nossa Ajuda do Tableau Server.

Procurando pela versão para Linux deste guia? Consulte Tableau Server no Linux: Guia de instalação para todos.

Não pule esta parte

É verdade que esta seção tem muitos conselhos de "antes de começar", mas é importante e você poderá economizar muito tempo e, talvez, dinheiro. Ler a seção muda tudo.

Então você quer instalar o Tableau Server ...

Os usuários do Tableau Desktop têm muita motivação. Muitas das primeiras instalações do Tableau Server em uma organização são orientadas por usuários avançados e especialistas do Tableau Desktop.

Este guia mostrará a você as tarefas de planejamento e instalação necessárias para implementar uma instalação de servidor único do Tableau Server na sua organização. Você pode ler este guia, etapa por etapa, e finalizar com uma instalação do Tableau Server de dimensão, segurança e desempenho apropriados.

Esta abordagem de implementar o software do servidor, normalmente guiada por um usuário avançado, é única no setor de soluções de business intelligence. Escrevemos este guia para agilizar o cenário de implementação ao reunir as tarefas essenciais de planejamento da implantação, instalação e gerenciamento em um único guia.

Você conhece um profissional de TI? Deixe-o ajudar!

Na maior parte, escrevemos este guia para uma pessoa capacitada para configurar sozinho o Tableau Server. Mas não queremos que você fique sozinho! Se tiver um departamento de TI, compartilhe esse documento. Peça a opinião e confie no conhecimento e nas informações do seu contato de TI.

Porém, mesmo que você não seja um especialista e a sua organização não tenha um departamento de TI, este guia irá ajudá-lo a colocar o Tableau Server em execução.

Quem deve ler este guia?

Este guia é projetado para dois públicos principais:

  • Pessoas que não têm experiência em instalação de software do servidor. Este guia é especialmente para as pessoas que não costumam instalar um software de servidor. Ele garante que pessoas com experiência de TI limitada não tenham dificuldade em instalar e gerenciar o Tableau Server. Por exemplo, explicamos os conceitos que você precisa compreender durante o processo.

  • Administradores de TI ou administradores de servidor experientes. Se você já tiver experiência em instalações do servidor, acreditamos que este guia poderá servir como uma visão geral das configurações disponíveis no Tableau Server ou para configuração de um teste ou primeira implantação. Também indicamos onde o seu conhecimento provavelmente será necessário em caso de suporte a novos administradores que utilizam este guia para instalar um Tableau Server departamental. Este guia oferece informações para responder às perguntas.

Instalar o Tableau Server no local? Ou usar o Tableau Online?

Lembre-se de que você pode ajudar a sua equipe, departamento ou organização a utilizar dados e análise sem necessariamente utilizar uma instalação do Tableau Server mantida no local. Você pode economizar muito trabalho em curto prazo e longo prazo ao permitir que o Tableau gerencie o Tableau Online para você.

O Tableau Online é uma solução de nuvem hospedada pelo Tableau. Ele faz o mesmo que o Tableau Server, mas não há necessidade de instalar algo no seu próprio hardware. Em vez disso, você pode criar uma conta de Tableau Online e hospedar as suas pastas de trabalho e fontes de dados online. Não há necessidade de comprar e configurar servidores. Nem de ter rede integrada, baixar drivers e instalar atualizações. A publicação, o compartilhamento e a edição de pastas de trabalho no Tableau Online são exatamente iguais aos no Tableau Server.

Se você estiver interessado em criar e compartilhar análises sem se preocupar com a infraestrutura subjacente, o Tableau Online pode ser a opção ideal. Além do mais, você pode parar de ler o restante deste guia, iniciar uma avaliação gratuita e começar a compartilhar pastas de trabalho em menos de dez minutos.

Então, por que instalar o Tableau Server? Há alguns motivos para instalar o Tableau Server no local:

  • Controle. As preocupações principais para a maioria dos nossos clientes são controle e conformidade. Por exemplo, a regulamentação específica do setor pode exigir a implantação no local. Ao instalar o Tableau Server no local, você pode realizar auditorias de conformidade, garantindo o controle físico do conteúdo e dos dados abrigados pelo Tableau Server.

  • Acesso para o usuário convidado. Dependendo da sua licença, uma instalação no local permite que você configure o servidor, de modo que as pessoas possam visualizar exibições inseridas sem a necessidade de autenticar no servidor. (Chamamos isso de um "usuário Convidado". ) Isso é ideal para organizações com um pequeno número de autores e publicadores e muitos usuários que precisam somente de acesso de visualização no servidor. Esta funcionalidade capacita o Tableau Public, onde qualquer pessoa no mundo pode exibir as visualizações do Tableau.

  • Conexão de fonte de dados em tempo real. O Tableau Server é otimizado para conectar-se a várias fontes de dados diferentes que podem estar em execução na sua organização. Embora o Tableau Online suporte conexões em tempo real a várias fontes de dados na nuvem, ele oferece suporte limitado para conexões em tempo real a fontes de dados na sua organização. Se os seus negócios precisam consultar dados internos em tempo real, então o Tableau Server é a melhor alternativa.

  • Integração do Active Directory. O Tableau Server integra-se aos usuários e grupos do Windows Active Directory. Você também pode habilitar o logon único e as conexões simples a bancos de dados relacionais populares, como o Microsoft SQL Server com autenticação do Kerberos.

E o Tableau Server na nuvem?

Há outra opção: instale uma versão do Tableau Server em um serviço na nuvem, como o Amazon Web Services (AWS), o Google Cloud Services ou o Microsoft Azure. Este guia é otimizado para orientá-lo na instalação do Tableau Server em um computador presente no seu ambiente local. Mas você provavelmente ainda achará esse guia útil se decidir executar o Tableau Server em um serviço na nuvem.

Consulte Instalar o Tableau Server na nuvem.

Use este guia se ...

Antes de analisar o planejamento, vamos nos certificar de que as suas metas se alinhem com a finalidade deste guia.

Você deseja instalar o Tableau Server em um computador de servidor único. O Tableau Server pode ser executado em clusters de vários nós, bem como em máquinas virtuais (VM), mas não abordamos estes cenários neste guia. Entretanto, ampliar o Tableau Server posteriormente é surpreendentemente fácil, em comparação com as outras soluções corporativas de servidor. Nosso modelo de ampliação sempre exige um nó primário. Você pode usar este guia para ajudar a implementar rapidamente um nó primário para uma execução de teste.
O seu Tableau Server suportará de 2 a cerca de 100 usuários. Pressupomos que você tenha um número limitado de usuários, e que a maioria deles esteja visualizando somente o conteúdo no Tableau Server, sem publicar ou editar. (Embora as implantações em máquina única possam suportar até 1.000 usuários, elas são gerenciadas mais eficientemente por especialistas de TI.)
Você é um generalista de TI. Você não se considera um especialista de TI, mas está confortável com a instalação e configuração de software e a alteração das configurações de software.
Você está instalando em um ambiente de TI existente... Você e o seu grupo são parte de uma unidade corporativa, dentro de uma organização mais ampla. Possivelmente a sua organização usa um Windows Active Directory para gerenciar recursos e oferecer autenticação e autorização a eles.
 ... ou você está instalando em um ambiente corporativo de pequeno porte. Você não é parte de uma organização mais ampla e não usa o Active Directory. Também abordamos este cenário.
Você está fazendo uma implantação de teste.

A maior parte do que você encontrará aqui será útil se estiver configurando uma versão de teste.

Dica: se estiver procurando o caminho mais rápido e simples para uma instalação do Tableau Server para Windows para fins de "teste", consulte Instalação sem inicialização.

Este guia provavelmente não será útil se ...

Se qualquer um dos itens a seguir descrever o seu cenário, este guia provavelmente oferecerá apenas uma ajuda limitada; encorajamos você a explorar a documentação do Tableau Server abrangente, os fóruns, a base de dados de conhecimento e o suporte em tempo real.

  • Você deseja atualizar. Se estiver atualizando seu servidor, consulte Atualização do Tableau Server.

  • Você deseja instalar uma versão anterior do Tableau Server. O Guia de instalação para todos foi escrito para a versão mais recente do Tableau Server.

  • Você deseja instalar uma implantação distribuída do Tableau Server em vários computadores. Para saber mais sobre o planejamento desses tipos de implantação, consulte Um guia para ampliação do Tableau Server para análise de autosserviço.

  • Você planeja instalar um hardware com menos potência. A metodologia neste guia resultará em especificações de hardware com recursos apropriados para a sua implantação. Não instale o Tableau Server em máquinas com menos potência ou que compartilham recursos com outros aplicativos de servidor.

  • Você deve instalar o Tableau Server em um DMZ, edge ou qualquer outra implantação de rede avançada. Alguns cenários corporativos necessitam de acesso ao Tableau Server ou à fonte de dados em um ambiente de rede em níveis protegido por várias camadas de firewall. No entanto, o cenário neste guia pressupõe que as suas fontes de dados e o Tableau Server estejam localizados na mesma rede interna. O acesso do cliente externo, em que os usuários acessam o seu Tableau Server da Internet, é explicado neste guia.

E agora?

Se você for instalar o Tableau Server, poderá contar com este guia.

Nele, todas as tarefas relacionadas ao planejamento, instalação e configuração do Tableau Server são apresentadas em ordem no menu suspenso, na parte superior de cada página.

Pronto?

Continue para Planejamento da sua implantação.