Essa página foi útil?
Sim Não

Aberto para negócios!

Agora que o Tableau Server está instalado e pronto para usar, é hora de conectar os usuários e carregar o conteúdo.

Se estiver trabalhando com Tableau Server: Guia de instalação para todos até este ponto, você deve estar pronto. Apenas para ter certeza, revise a tabela a seguir para verificar se você configurou tudo. O restante deste capítulo oferece as próximas etapas, pressupondo que você já tenha concluído essas tarefas.

Tarefas concluídas Consulte o capítulo ...
O Tableau Server está instalado e a autenticação configurada Executar a configuração
(Opcional) O Tableau Server está conectado à Internet e o SSL está configurado Configuração da comunicação com a Internet, Proteger o tráfego entre clientes e o seu servidor
Os usuários foram importados do Active Directory ou criados localmente Criação de usuários
As funções de usuário foram atribuídas a cada usuário Criação de usuários, Estruturar projetos, grupos e permissões de conteúdo
Os projetos e permissões iniciais estão configurados Estruturar projetos, grupos e permissões de conteúdo
As fontes de dados estão instaladas e configuradas para acesso do usuário Conexão com fontes de dados
Os alertas e a agenda estão configurados Notificações, monitoramento e ajuste
O backup do Tableau Server foi realizado Fazer backup do Tableau Server

Implementação do Tableau Server para os seus usuários

Como a parte mais trabalhosa já foi feita, o que resta é treinar seus usuários sobre a conexão com o Tableau Server e o trabalho com pastas de trabalho e fonte de dados de modo colaborativo. Colocamos algumas sugestões aqui, mas são apenas pontos iniciais, leve em consideração as necessidades de análise de dados dos usuários e da organização.

Ofereça conteúdo de exemplo

Antes de implementar o Tableau Server aos usuários, recomendamos disponibilizar um conteúdo de exemplo para os seus usuários testarem. Se eles conseguirem visualizar, baixar e interagir com as pastas de trabalho e exibições de exemplo, isso os ajudará a compreender como o Tableau Server se adapta à sua colaboração de dados sendo habilitada.

Também incentivamos você a criar fontes de dados de exemplo e mostrar aos usuários como usá-las nas pastas de trabalho.

Comece com um grupo pequeno

Se estiver implementando o Tableau Server em um grupo maior de usuários, recomendamos primeiro testar o Tableau Server com um grupo pequeno, representativo da sua base de usuários. Escolha alguns usuários avançados e alguns usuários somente para exibição. Se estiver disponibilizando o Tableau Server pela Internet, escolha dois usuários que acessarão o servidor externamente. Mesmo que tenhamos tentado fornecer recomendações completas para todos os cenários básicos, ainda assim é possível que você encontre uma ou mais dificuldades quando os usuários começarem a publicar e compartilhar o conteúdo. Ao executar um piloto, você pode analisar esses problemas em uma pequena escala, para que a implementação mais ampla aconteça com facilidade.

Informações que os usuários precisarão

No mínimo, você deve fornecer as informações a seguir aos seus usuários:

  • URL do Tableau Server. No capítulo Criação de usuários, descrevemos como determinar a URL para acessar o Tableau Server. Para entrar com o Tableau Server, os usuários inserem a URL em um navegador. Para entrar com o Tableau Desktop, eles inserem somente o nome do servidor. Por exemplo, se a URL do seu Tableau Server for https://dataserver, os usuários poderão se conectar com o Tableau Desktop inserindo dataserver.

  • Informações de logon. Se você criou os usuários localmente, diga a eles quais são os seus nomes de usuários e as senhas. Se os usuários foram importados do Active Directory, oriente-os a entrar usando as credenciais existentes.

Recursos úteis para seus usuários (e para você)

Os usuários também precisam saber como carregar e visualizar as pastas de trabalho no Tableau Server. Os vídeos a seguir irão ajudar:

Os vídeos pressupõem que os usuários têm funções no site de Explorer (Explorador), pode publicar, que antes chamado de funções de "Interagente", mas mesmo aqueles com funções de Viewer (Visualizador) podem se beneficiar do primeiro vídeo.

Aprender a trabalhar com fontes de dados

Após os seus usuários explorarem a funcionalidade do Tableau Server, prevemos que eles terão dúvidas sobre como usar e publicar as fontes de dados. Envie a eles os links para estes Inícios rápidos:

Variáveis para reflexão ao publicar o conteúdo

Quando os usuários começarem a publicar as pastas de trabalho e fontes de dados, eles encontrarão variáveis novas, como permissões, credenciais inseridas, conexões em tempo real, ao invés de extrações e filtragem. Nos capítulos anteriores deste guia (Conexão com fontes de dados e Estruturar projetos, grupos e permissões de conteúdo), fornecemos orientações a você como administrador. Recomendamos que você ofereça algum treinamento para os seus usuários sobre como publicar o conteúdo. O ideal é que você determine regras: diga aos seus usuários como publicar o conteúdo para que ele se enquadre ao modo que você otimizou o Tableau Server, fazendo com que a colaboração entre os usuários seja o mais simples possível.

Antes da implementação, leia a seção Publicar fontes de dados e pastas de trabalho na Ajuda do Tableau. Isso ajudará você a se familiarizar com o modo no qual seus usuários interagem com o Tableau Server.