Licenciamento do Tableau Prep Conductor para o Tableau Server

O Tableau Prep Conductor está licenciado por meio do Complemento de gerenciamento de dados, em cada implantação, que pode ser baseada em usuário ou em núcleo. Uma implantação inclui uma instalação de produção licenciada do Tableau Server e instalações licenciadas de não produção do Tableau Server, que oferecem suporte à instalação de produção. Para obter mais informações sobre a implantação, consulte a documentação do EULA.

  • O Complemento de Gerenciamento de Dados só pode ser ativado em uma implantação licenciada do Tableau Server. Para obter mais informações sobre como adquirir o Complemento de Gerenciamento de dados e obter a chave do produto, entre em contato com seu gerente de conta.

  • Quando a chave do produto for ativa e habilitada, você poderá publicar fluxos no servidor, agendar ou executar fluxos, gerenciar e monitorar fluxos.

  • Quando a chave do produto Data Management for removida ou desativada, ou se a chave do produto do Gerenciamento de Dados expirar, a capacidade de publicar, agendar, executar fluxos ou receber alertas de fluxo será desabilitada. Você não poderá ver os fluxos, mas os dados permanecerão no Tableau Server e não serão excluídos.

    Observação: se a chave do produto do Tableau Server ainda estiver ativa e válida, você poderá baixar os fluxos usando a API REST do Tableau Server. Para obter mais informações, consulte Métodos de fluxo.

Como funciona o licenciamento do Complemento de gerenciamento de dados

Baseado em usuário:

Uma métrica de licença baseadas em usuário permite implantar o Tableau Server em um único computador ou em vários computadores em um cluster. Cada usuário que acessa o Tableau Server deve ser licenciado. Os administradores adicionam usuários e os atribuem uma licença. A primeira chave do produto Creator (Criador) ou Explorer (Explorador) que você adiciona ao Tableau Server ativa o Tableau Server e será usada por um Administrador de servidor.

A chave do produto do complemento do gerenciamento de dados habilita o Tableau Prep Conductor no nível de implantação e ele é licenciado para todos os usuários que já estão licenciados para o Tableau Server.

Baseado em núcleo:

Uma métrica de licença baseada em núcleo não impõe restrições ao número de contas de usuário no Tableau Server. Em vez disso, a licença especifica o número máximo de núcleos de computador nos quais você pode executar o Tableau Server.

Normalmente, o número total de núcleos em todos os computadores não deve exceder o número total que a licença do Tableau Server permite. Ao adicionar a chave do produto do gerenciamento de dados ao seu Tableau Server, ela inclui um número específico de núcleos do Tableau Prep Conductor. Nesse cenário, o número total de núcleos em todos os computadores não deve exceder o número total permitido pela licença do Tableau Server e a licença do Gerenciamento de dados.

Neste tópico, vamos abordar os núcleos licenciados pela licença do Tableau Server como núcleos do Tableau Server e os núcleos licenciados por meio do Complemento do gerenciamento de dados como núcleos do Tableau Prep Conductor.

Aqui estão alguns conceitos que se aplicam a como o licenciamento é aplicado em uma métrica baseada em núcleo:

  • Um nó pode ser licenciado apenas por um tipo de núcleo: núcleos do Tableau Server ou do Tableau Prep Conductor.

  • Os núcleos do Tableau Prep Conductor são aplicados a qualquer nó dedicado a executar o Tableau Prep Conductor e quando o Processador em segundo plano nesse nó é definido para executar somente trabalhos de segundo de fundo do fluxo. Nesse caso, o número total de núcleos nesse nó não pode exceder o número de núcleos que a licença de Complemento do gerenciamento de dados permite. Se este nó tiver algum outro processo licenciado além do Tableau Prep Conductor, Processador em segundo plano e Mecanismo de dados habilitado, esse nó exigirá e usará uma licença básica do Tableau Server.

  • Como mencionado acima, a função de nó do Processador em segundo plano também afeta a licença usada por um nó. Por exemplo, se a função de nó do Processador em segundo plano estiver definida para executar trabalhos de todos os tipos (esse é o padrão), esse nó será licenciado por meio dos núcleos do Tableau Server. Para obter mais informações sobre as funções do nó, consulte Funções do nó no Tableau Server.

    Veja a tabela e o fluxo de decisão a seguir para entender como um nó é licenciado:

    Se um nó tiver... o núcleo no nó, é contado para... o nó é licenciado utilizando...

    um dos seguintes processos habilitados:

    • Servidor de aplicativo

    • Processador em segundo plano (a função de nó é definida para executar todas as tarefas)

    • Armazenamento de arquivo

    • Servidor de dados

    • VizQL Server

    Contagem total de núcleos do Tableau Server. Núcleos do Tableau Server.

    somente os seguintes processos habilitados:

    • Tableau Prep Conductor

    • Processador em segundo plano (a função de nó é definida para executar somente fluxos)

    • Processador de dados

    Número total de núcleos do Tableau Prep adquiridos pelo Complemento de gerenciamento de dados.

    Observação: se não houver núcleos do Tableau Prep Conductor disponíveis, mas os núcleos do Tableau Server estiverem disponíveis, os núcleos do Tableau Server serão usados.

    Núcleos do Tableau Prep incluídos no complemento de Gerenciamento de dados.

    Observação: se não houver núcleos do Tableau Prep Conductor disponíveis, mas os núcleos do Tableau Server estiverem disponíveis, os núcleos do Tableau Server serão usados.

 

licensing decision flow

Para obter mais informações sobre os processos licenciados, consulte Processos do Tableau Server.

Para saber mais sobre licenciamento do Tableau Server, consulte Visão geral do licenciamento do Tableau Server.

Agradecemos o seu feedback. Ocorreu um erro ao enviar seu feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.