Aplicar a análise avançada em uma exibição (painel Análise)

Arraste as linhas de referência, os gráficos de caixa, as previsões de linhas de tendência e outros itens para a sua exibição no painel Análise, que aparece à esquerda da área de trabalho. Alterne entre o painel Dados e o painel Análise clicando nas guias da parte superior da barra lateral.

Painel Análise do Tableau Desktop

No Tableau Desktop, as opções para adicionar objetos de análise à exibição estão disponíveis no painel ou menu Análise ou no contexto da exibição. Por exemplo, linhas de referência e faixas estão disponíveis ao editar um eixo, e as linhas de tendência e previsões estão disponíveis no menu Análise.

O painel Análise oferece acesso com a função de arrastar e soltar para as várias opções.

Na Web, a maioria dos objetos do de análise estão disponíveis no painel Análise.

Assista ao vídeo: para consultar conceitos relacionados na análise visual demonstrados no Tableau, assista aos vídeos gratuitos de treinamento Introdução à análise visual (6 minutos) e Introdução aos cálculos (3 minutos). Use sua conta do tableau.com para fazer logon.

Adicionar um objeto de análise à exibição

Para adicionar um item do painel Análise, arraste-o para a exibição. Quando um item do painel Análise é arrastado, o Tableau mostra os destinos possíveis para ele. A faixa de opções varia de acordo com o tipo de item e a exibição atual.

Em um caso simples, a área de destino para soltar oferecerá estas três opções:

Os termos Tabela, Painel e Célula definem o escopo do item:

Para uma exibição mais complicada; por exemplo, se a exibição contivesse um gráfico de linhas com eixos duplo ou diversos; o Tableau mostraria uma área de destino para soltar como esta:

Se você soltasse o item em uma das três maiores caixas no cabeçalho na parte superior da área de destino para soltar; por exemplo, a caixa da Tabela; um mediano com quartis separado seria adicionado em cada eixo:

Mas se você soltasse o item, em qualquer uma das seis caixas menores alinhados com uma medida específica, o mediano com quartis só seria adicionado ao eixo correspondente, com o escopo especificado.

Excluir um objeto de análise da exibição

É possível excluir um objeto de análise da exibição clicando em Desfazer, ou arrastando o objeto para fora da exibição para excluí-lo.

Você também pode clicar em um item e selecionar Remover na dica de ferramenta.

Observação: alguns itens do painel Análise (Mediano com quartis e Média com 95% de CI) adicionam uma linha de referência e uma distribuição de referência. A menos que esteja usando a ação Desfazer, você precisa excluir esses itens separadamente.

Editar um objeto de análise na exibição

Para editar um item adicionado do painel Análise, clique nele e selecione Editar na dica de ferramenta. Para opções de edição adicionais, consulte abaixo a seção para um determinado tipo de item em Definições de objeto da análise.

Definições do objeto de análise

Os itens a seguir podem ser arrastados do painel Análise e soltados na exibição. Se um objeto de análise não puder ser aplicado à configuração atual dos campos na exibição, ele não estará disponível.

Linha constante

Adiciona uma ou mais linhas constantes à exibição. Você pode adicionar uma linha constante de uma medida específica para todas as medidas, ou para as dimensões de data. Ao adicionar uma linha constante, o Tableau exibe um prompt de valor, no qual é possível especificar o valor da constante.

No Tableau Desktop, o prompt de valor para um valor de data é um controle de calendário:

É possível clicar em uma linha constante resultante e selecionar Editar ou Remover. No Tableau Desktop há uma terceira opção: Formatar. Ao escolher Editar, a caixa de diálogo Editar linha de referência é aberta. Para obter detalhes, consulte Edição de linhas de referência, faixas e distribuições no artigo Linhas de referência, faixas, distribuições e caixas. Outra forma de editar uma linha no Tableau Desktop é clicar com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control no Mac) no eixo relevante e selecione Editar linha de referência.

Linha média

Adiciona uma ou mais linhas médias à exibição. É possível adicionar uma linha média para uma medida específica ou para todas as medidas.

É possível clicar em uma linha média resultante e escolher uma agregação diferente, como Total ou Soma. É possível selecionar Editar ou Remover. No Tableau Desktop há uma terceira opção: Formatar. Ao escolher Editar, a caixa de diálogo Editar linha de referência é aberta. Para obter detalhes, consulte Edição de linhas de referência, faixas e distribuições no artigo Linhas de referência, faixas, distribuições e caixas. Outra forma de editar uma linha no Tableau Desktop é clicar com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control, no Mac) no eixo relevante e selecione Editar linha de referência.

Mediano com quartis

Adiciona um ou mais conjuntos de linhas medianas e faixas de distribuição à exibição. É possível adicionar um mediano com quartis para uma medida específica ou para todas as medidas.

As faixas de distribuição são calculadas como quartis; os dois quartis intermediários são sombreados.

É possível clicar em uma linha mediana resultante ou distribuição e escolher Editar ou Remover. No Tableau Desktop há uma terceira opção: Formatar. As linhas medianas e distribuições devem ser editadas, formatadas ou removidas separadamente. Ao escolher Editar, a caixa de diálogo Editar linha de referência é aberta. Você deve clicar na borda externa de uma faixa de distribuição para visualizar as opções; clicar no meio da faixa não gera nenhum efeito. Para obter mais detalhes, consulte Edição de linhas de referência, faixas e distribuições no artigo Linhas de referência, faixas, distribuições e caixas. Outra maneira de editar uma linha ou distribuição no Tableau Desktop é clicar com o botão direito do mouse (clicar em Control no Mac) no eixo relevante e escolher Editar linha de referência. Um submenu oferecerá duas opções: Quartis e Mediano.

Para obter mais informações sobre tipos de distribuição, incluindo quartis, consulte Adicionar distribuições de referência no artigo Linhas de referência, distribuições, faixas e caixas.

Gráfico de caixa

Adiciona um ou mais gráficos de caixa à exibição. É possível adicionar gráficos de caixa para uma medida específica ou para todas as medidas. O escopo para o gráfico de caixa é sempre Célula (e nunca Tabela ou Painel).

Clique ou focalize em qualquer uma das linhas horizontais no gráfico de caixa para visualizar as informações estatísticas em relação a caixas estreitas, quartis e mediano.

Além disso, é possível Editar ou Remover ao clicar em uma linha. No Tableau Desktop há uma terceira opção: Formatar. Ao escolher Editar, a caixa de diálogo Editar linha de referência é aberta. Outra forma de editar um gráfico de caixa no Tableau Desktop é clicar com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control no Mac) no eixo relevante e selecione Editar linha de referência.

Observação: No Tableau Desktop, ha dois itens nomeados como Gráfico de caixa no painel Análise. Para a opção de Gráfico de caixa na seção Resumir, o Tableau adicionará automaticamente um gráfico de caixa para o destino especificado. Para a opção Gráfico de caixa na seção Personalizar, o Tableau abrirá a caixa de diálogo Editar linha de referência, Faixa ou Caixa após especificar o destino.

Totais

Adiciona totais à exibição. Ao adicionar totais, as opções para soltar são Subtotais, Totais gerais de coluna e Totais gerais de linha.

Para obter detalhes, consulte Exibir totais em uma visualização.

Para remover os totais, clique na coluna relevante ou no cabeçalho da linha e escolha Remover.

No Tableau Desktop, é possível clicar em uma coluna de totais ou cabeçalho de linha após adicionar totais e configurar a agregação daquela linha ou coluna na dica de ferramenta:

Média com 95% de IC

Adiciona um ou mais conjuntos de linhas médias com faixas de distribuição; as faixas de distribuição são configuradas em um intervalo de confiança de 95%. Você pode adicionar esses itens para uma medida específica ou para todas as medidas.

O intervalo de confiança das faixas de distribuição sombreiam a região em que a média da população cairá 95% das vezes.

É possível clicar em uma linha media resultante ou distribuição e escolher Editar ou Remover. No Tableau Desktop há uma terceira opção: Formatar. Ao escolher Editar, a caixa de diálogo Editar linha de referência é aberta. As linhas médias e distribuições devem ser editadas, formatadas ou removidas separadamente. Você deve clicar na borda externa de uma faixa de distribuição para visualizar as opções; clicar no meio da faixa não gera nenhum efeito. Outra maneira de editar uma linha ou distribuição no Tableau Desktop é clicar com o botão direito do mouse (clicar em Control no Mac) no eixo relevante e escolher Editar linha de referência. Um submenu oferecerá a você duas opções: Média e 95% de intervalo de confiança.

Você também pode remover linhas e faixas, arrastando-as para fora da exibição.

Mediano com 95% IC

Adiciona um ou mais conjuntos de linhas medianas com faixas de distribuição; as faixas de distribuição são configuradas em um intervalo de confiança de 95%. Você pode adicionar esses itens para uma medida específica ou para todas as medidas.

O intervalo de confiança das faixas de distribuição sombreiam a região em que a média da população cairá 95% das vezes.

É possível clicar em uma linha mediana resultante ou distribuição e escolher Editar, Formatar ou Remover. No Tableau Desktop há uma terceira opção: Formatar. Ao escolher Editar, a caixa de diálogo Editar linha de referência é aberta. As linhas medianas e distribuições devem ser editadas, formatadas ou removidas separadamente. Você deve clicar na borda externa de uma faixa de distribuição para visualizar as opções; clicar no meio da faixa não gera nenhum efeito. Outra maneira de editar uma linha ou distribuição no Tableau Desktop é clicar com o botão direito do mouse (clicar em Control no Mac) no eixo relevante e escolher Editar linha de referência. Um submenu oferecerá a você duas opções: Mediano e 95% de intervalo de confiança.

Você também pode remover linhas e faixas, arrastando-as para fora da exibição.

Linha de tendência

Adiciona uma ou mais linhas de tendência à exibição. Ao adicionar linhas de tendência, as opções de soltar identificam os tipos de modelo de linhas de tendência disponíveis no Tableau: Linear, Logarítmico, Exponencial e Polinomial. Para algumas dessas exibições, somente um subconjunto dessas opções estará disponível.

Para obter detalhes, consulte Tipos de modelo da linha de tendência

Clique em uma linha de tendência para remover ou editá-la, ou visualizar uma definição estatística. Também é possível remover uma linha de tendência arrastando-a para fora da exibição.

Previsão

Adiciona uma previsão à exibição Esta opção está disponível apenas no Tableau Desktop, não quando você edita uma exibição na Web. A previsão só é possível quando há ao menos uma medida na exibição.

A previsão não é compatível com exibições baseadas em fontes de dados multidimensionais. Além disso, a exibição não pode conter nenhum dos seguintes itens:

  • Cálculos de tabela

  • Medidas desagregadas

  • Cálculos percentuais

  • Totais gerais ou subtotais

  • Valores de data com agregação definida como Data exata

Uma série de tempo contendo valores nulos também impõe restrições.

Para obter detalhes, consulte Previsão.

Para remover, editar ou ler uma descrição da previsão atual, vá até o menu Análise e escolha Previsão.

Linha de referência personalizada

É possível adicionar linhas de referência para uma medida específica ou para todas as medidas na exibição.

Depois que uma linha de referência é arrastada do painel Análise e solta em um destino, o Tableau abre automaticamente uma caixa de diálogo Editar. Consulte Adicionar uma linha de referência no artigo Linhas de referência, distribuições, faixas e caixas para obter informações sobre as opções disponíveis. Para voltar a esta caixa de diálogo, clique na linha e selecione Editar.

Faixa de referência personalizada

É possível adicionar faixas de referência para uma medida específica ou para todas as medidas na exibição.

Depois que uma faixa de referência é arrastada do painel Análise e solta em um destino, o Tableau abre automaticamente a caixa de diálogo Editar linha de referência, Faixa ou Caixa. Consulte Adicionar faixas de referência no artigo Linhas de referência, distribuições, faixas e caixas para obter informações sobre as opções disponíveis. Para retornar a essa caixa de diálogo posteriormente, clique na faixa e escolha Editar. Você deve clicar na borda externa de uma faixa de distribuição para visualizar as opções--clicar no meio da faixa não gera nenhum efeito.

Faixa de distribuição personalizada

É possível adicionar distribuições de referência para uma medida específica ou para todas as medidas na exibição.

Depois que uma faixa de referência é arrastada do painel Análise e solta em um destino, o Tableau abre automaticamente a caixa de diálogo Editar linha de referência, Faixa ou Caixa. Consulte Adicionar distribuições de referência no artigo Linhas de referência, distribuições, faixas e caixas para obter informações sobre as opções disponíveis. Para retornar a essa caixa de diálogo posteriormente, clique na faixa e escolha Editar. Você deve clicar na borda externa de uma faixa de distribuição para visualizar as opções; clicar no meio da faixa não gera nenhum efeito.

Gráfico de caixa personalizado

No Tableau Desktop, porém não ao editar uma exibição na Web, é possível arrastar um gráfico de caixa da seção Personalizar do painel Análise e soltá-lo em um destino. (Mas tenha em mente de que na Web é possível adicionar um gráfico de caixa da seção Resumir no painel Análise.) Ao arrastar um gráfico de caixa da seção Personalizar, o Tableau abre automaticamente uma caixa de diálogo Editar linha de referência, faixa ou caixa. Consulte Adicionar um gráfico de caixa no artigo Linhas de referência, faixas, distribuições e caixas para obter informações sobre as opções disponíveis. O escopo para o gráfico de caixa é sempre Célula (e nunca Tabela ou Painel).

Clique em qualquer uma das linhas horizontais no gráfico de caixa para visualizar as informações estatísticas em relação às caixas estreitas, quartis e mediano.

Para retornar a essa caixa de diálogo posteriormente, clique na faixa e escolha Editar.

Obrigado pelo feedback! Ocorreu um erro ao enviar seu feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem..