Outros bancos de dados (ODBC)

Ao iniciar o Tableau, em Conectar, é possível visualizar o arquivo e os tipos de bancos de dados compatíveis com o Tableau Desktop. Selecione Mais para ver a lista completa. Para bancos de dados e arquivos compatíveis, o Tableau fornece conectores integrados, criados e otimizados para essas fontes de dados.

Importante: se o tipo de arquivo ou banco de dados estiver listado em Conectar, use o conector nomeado para conectar-se ao dados.

Se o tipo de arquivo ou banco de dados não estiver listado em Conectar, talvez seja possível se conectar a ele usando o conector de Outros bancos de dados (ODBC). A ODBC (Open Database Connectivity, Conectividade de banco de dados aberta) é uma maneira padrão de se conectar a um banco de dados. Se o driver do banco de dados em que deseja se conectar implementar a ODBC padrão, é possível conectar o Tableau aos dados usando o driver da ODBC para o seu banco de dados e o conector para Outros bancos de dados (ODBC) do Tableau.

Criar a conexão

Para conectar os dados usando o driver ODBC, faça o seguinte:

  1. Inicie o Tableau e, em Conectar, selecione Outros bancos de dados (ODBC). Para obter uma lista completa de conexões de dados, selecione Mais em A um servidor.

  2. Insira as informações necessárias para fazer a conexão.

    Se os nomes de tabela ou esquema não estiverem listados, clique no ícone de pesquisa ou insira o nome na caixa de texto e clique no ícone de pesquisa e, em seguida, selecione o nome.

Observação: ao usar Outros bancos de dados (ODBC) para se conectar a um banco de dados, o resultado poderá variar e a compatibilidade com os recursos do Tableau Desktop não é garantida.

Se a conexão funcionar corretamente, você pode dar início a sua análise. No entanto, se você precisar personalizar sua conexão de ODBC para melhorar a funcionalidade e o desempenho, consulte os artigos em Outros bancos de dados (ODBC).

Configurar para publicação e portabilidade entre plataformas

Ao trabalhar com uma conexão de ODBC genérica, é necessária uma configuração adicional para garantir que as pastas de trabalho e as fontes de dados criadas podem ser usadas em diferentes computadores e plataformas.

Para publicação e portabilidade entre plataformas:

  • Recomendamos que você use os nomes das fonte de dados (DSNs) para acomodar diferentes drivers e configurações entre os sistemas.

  • O driver e o DSN devem ser instalados e configurados para corresponder à conexão da pasta de trabalho ou da fonte de dados.

Por exemplo, Ashley Garcia cria uma fonte de dados de Outros bancos de dados (ODBC) que se conecta usando um DSN para o qual ela tem um driver ODBC associado, instalado no seu computador com Windows. Veja a seguir um exemplo da configuração da fonte de dados, incluindo o nome criado por Ashley:

 

Ashley pode realizar alguns procedimentos com esta fonte de dados para disponibilizá-la para o uso de outros usuários.

  • Ela pode publicá-la no Tableau Server. Ao fazer isso, é necessário solicitar que o administrador do Tableau Server crie o mesmo DSN e instale o driver de ODBC associado no computador do Tableau Server. Assim, a fonte de dados poderá ser acessada por Ashley e por outros usuários.

  • Ela pode enviar a fonte de dados para os colegas de trabalho por e-mail. Ashley precisa informar aos colegas de trabalho que devem instalar o driver de ODBC associado e criar o mesmo DSN em seus computadores para que, então, possam abrir a fonte de dados no Tableau Desktop.

Ao tentar abrir uma pasta de trabalho, ou fonte de dados, criada usando o conector Outros bancos de dados (ODBC) e caso a sua estação de trabalho não esteja configurada corretamente (você não tem o DSN da pasta de trabalho ou da fonte de dados configurado ou não tem o driver de ODBC instalado), você verá uma mensagem de erro que inicia o Generic ODBC requires additional configuration. Para resolver esse erro, entre em contato com o publicador da pasta de trabalho ou fonte de dados, ou um administrador do Tableau Server, para obter as informações do DNS e do driver de ODBC que correspondem à pasta de trabalho ou fonte de dados. Em seguida, instale o driver e configure o DSN no seu computador.

Criar um DSN

O método usado para criar um DSN depende do sistema operacional.

  • Windows. Crie um DSN usando o Gerenciador de drivers de ODBC.

  • OS X. Crie um DSN usando o utilitário de Gerenciador de ODBC. Se não tiver o utilitário instalado no Mac, é possível baixá-lo em http://www.odbcmanager.net/, por exemplo. Ou você pode editar manualmente o arquivo odbc.ini.

Analise a documentação do seu sistema operacional para obter instruções específicas sobre como criar um DSN.

Suporte do Tableau para outras conexões de banco de dados (ODBC)

O Tableau fornece um suporte limitado ao cliente para conexões usando Outros bancos de dados (ODBC). O Tableau é compatível com a funcionalidade do conector de Outros bancos de dados (ODBC). Por exemplo, o suporte vai ajudá-lo com o código de amostra fornecido na documentação do Tableau ou caso a sua conexão funcione no Tableau Desktop, mas não no Tableau Server. No entanto, o Tableau não oferece suporte para a criação ou depuração de arquivos de TDC personalizados. Para obter ajuda, você pode analisar a documentação listada em Outros bancos de dados (ODBC), enviar perguntas e solicitar ajuda nos Fóruns da comunidade de desenvolvedores do Tableau.

 

Outros artigos nesta seção

Obrigado pelo feedback! Ocorreu um erro ao enviar seu feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem..