Essa página foi útil?
Sim Não

Passar expressões para serviços externos

O Tableau suporta um conjunto de funções que podem ser usadas para passar expressões a serviços externos de integração com R, MATLAB e Python. O Tableau suporta integração com os seguintes serviços:

  • R

    R é uma linguagem de programação de software com código-fonte aberto e um ambiente de software para computação estatística e gráficos.

    Assista ao vídeo: para ver conceitos relacionados demonstrados no Tableau, assista aos vídeos gratuitos de treinamento: Como integrar R ao Tableau (4:40 minutos) e Usar R com o Tableau (4:44 minutos). Use sua conta do tableau.com para fazer logon.

  • MATLAB

    O MATLAB é uma linguagem de alto nível que permite a realização de tarefas computacionalmente intensivas mais rapidamente do que em linguagens de programação tradicionais, como C, C++ e Fortran. É possível usar o MATLAB em uma ampla gama de aplicações, incluindo processamento de sinais e de imagem, comunicações, projeto de controle, testes e medições, modelagem e análise financeira e biologia computacional. Para obter mais informações sobre como configurar seu servidor MATLAB para funcionar com o Tableau, entre em contato com o Suporte do MATLAB.

    Para ler mais sobre as possibilidades do MATLAB no Tableau, consulte Como fazer com que modelos e algoritmos do MATLAB funcionem no Tableau.

  • Python

    Python é uma linguagem de programação de alto nível para programação de finalidade geral. Ao enviar comandos Python para um serviço externo, você poderá prever a rotatividade de clientes ou realizar análise de sentimento.

    O Tableau Python Server (TabPy) faz parte da faixa em expansão do Tableau de opções de extensibilidade. Para instalar o TabPy, visite esta página do GitHub. Para ler mais sobre as possibilidades do Python no Tableau, consulte Criar aplicativos de análises avançadas com o TabPy.

Funções SCRIPT para expressões

No Tableau Desktop, um conjunto de quatro funções SCRIPT está disponível para passar expressões aos serviços externos e obter um resultado. As funções são:

SCRIPT_BOOL

SCRIPT_INT

SCRIPT_REAL

SCRIPT_STR

Consulte SCRIPT_BOOL para ver detalhes e exemplos. Como as funções SCRIPT_ são funções de cálculos de tabela, os conceitos de endereçamento e particionamento são aplicáveis. (Para obter uma explicação desses conceitos, consulte Noções básicas: endereçamento e particionamento.) O Tableau faz uma chamada para um serviço externo por partição.

Como a conexão com um serviço externo envolve uma certa sobrecarga, tente passar os valores como vetores, em vez de valores individuais, sempre que possível. Por exemplo, se você definir o endereçamento como Célula (ao clicar no campo na exibição e escolher Computar junto > Célula), o Tableau fará uma chamada separada por linha para o serviço externo; dependendo do tamanho dos dados, isso pode resultar em um número muito grande de chamadas individuais. Se, em vez disso, você usar uma coluna que identifica cada linha que usaria no nível de detalhe, poderia computar junto aquela coluna, de modo que o Tableau passe esses valores em uma única busca.

Configurar uma conexão de serviço externo

O Tableau permite conexões com serviços externos por meio de um conjunto de funções SCRIPT. Para usar esses serviços externos, estabeleça uma conexão com um servidor externo. Atualmente, as conexões com Rserve, MATLAB Server e Python Server são compatíveis.

Para R, é necessário o acesso a um servidor que permita que aplicativos acessem as funcionalidades de R. Consulte Rserve para ver detalhes. Para obter informações sobre a instalação, execução e configuração de Rserve, bem como sobre a otimização dos scripts R e da segurança R, consulte a publicação da Comunidade do Tableau Notas de implementação de R. Para obter mais informações sobre como usar R com o Tableau, consulte a publicação no blog Tableau 8.1 e R.

O Tableau Desktop pode se conectar ao R por meio do tráfego criptografado por SSL ou do texto sem formatação. Para orientações sobre qual tipo usar, consulte o administrador de sistema.

Observação: para a integração do R, o Tableau foi testado com as versões 3.4.4 até 3.5.1 do R e com as versões 0.6-8 até 1.7.3 do Rserve.

Como configurar uma conexão com um serviço externo:

  1. No Tableau Desktop, clique no menu Ajuda e depois selecione Configurações e desempenho > Gerenciar conexão com serviços externos para abrir a caixa de diálogo Conexão com serviços externos:

    Example of External Service Connection dialog box set up for an Rserve connection.

  2. Especifique o tipo de serviço externo ao qual deseja se conectar: RServe ou TabPy/API externa. A opção TabPy/API externa abrange as conexões com TabPy e MATLAB.

  3. Insira ou selecione um servidor por nome de domínio ou endereço IP. A lista suspensa inclui Localhost e o servidor ao qual você se conectou mais recentemente, além da opção Desabilitar.

  4. Insira ou selecione um nome de servidor usando um domínio ou um endereço IP. A lista suspensa inclui localhost e o servidor ao qual você se conectou mais recentemente.

  5. Especifique uma porta.

    • A porta 6311 é a padrão para servidores Rserve com texto sem formatação.

    • A porta 4912 é a padrão para servidores Rserve com criptografia SSL.

    • A porta 9004 é a padrão para TabPy.

  6. Se o servidor exigir credenciais, selecione Fazer logon com um nome de usuário e uma senha para habilitar os campos Nome de usuário e Senha. Adicione as credenciais para esses campos.

    Se o servidor estiver usando a criptografia SSL, selecione a opção Exigir SSL. Clique no link Arquivo de configuração personalizado... para especificar um certificado para a conexão.

    Observação: o Tableau só é compatível com certificados de codificação PEM ao conecta-se ao TabPy ou RServe.

  7. Clique em Testar conexão.

  8. Clique em OK.

Caso nenhuma conexão possa ser estabelecida, uma mensagem de erro é exibida. Clique em Mostrar detalhes na mensagem para ver todas as informações de diagnóstico retornadas pelo servidor.

Compartilhar uma pasta de trabalho que exige uma conexão de serviço externo

Talvez seja necessário enviar para outros usuários uma pasta de trabalho que contém a funcionalidade de serviço externo. Esses usuários podem estar usando diferentes cópias do Tableau Desktop em outros computadores. Ou então, os usuários podem baixar uma pasta de trabalho do Tableau Server que contém a funcionalidade de serviço externo. Se você compartilhar sua pasta de trabalho com outro usuário, ele deverá configurar as conexões de serviço externo nos computadores dele.

Publicar uma pasta de trabalho que exige uma conexão de serviço externo

Para publicar uma pasta de trabalho que depende de uma conexão de um serviço externo com o Tableau Server, você deve verificar se o servidor está configurado para executar scripts e deve configurar o Tableau Server de modo que tenha sua própria conexão de serviço externo.

Configurar o Tableau Server para executar scripts

Ao publicar uma pasta de trabalho que depende de uma conexão de serviço externo, verifique se o servidor está configurado para permitir scripts. Estas duas configurações são relevantes:

  • vizqlserver.allow_insecure_scripts

    Esta configuração permite scripts de todos os tipos (sql inicial, sql personalizado, cálculos de script) em pastas de trabalho publicadas. O valor padrão é falso. A definição como verdadeira permite que scripts incluam parâmetros de cadeia de caracteres (isto é, scripts que fazem referência a um parâmetro do Tableau) para execução. Os scripts que fazem referência a um parâmetro do Tableau podem constituir uma vulnerabilidade devido ao potencial da injeção de código.

  • vizqlserver.script.disabled

    Este parâmetro determina se as chamadas de serviço externo de uma pasta de trabalho no Tableau Server podem ser executadas. O valor padrão é verdadeiro, o que significa que os scripts estão desabilitados. Porém, na realidade, true significa que scripts podem ser executados. Para impedir a execução de scripts, defina esse parâmetro como falso. O parâmetro não afeta a capacidade de upload de pastas de trabalho com scripts, apenas a capacidade de executar comandos de script quando é feito o upload de uma pasta de trabalho.

Use a ferramenta de linha de comando do Tableau Services Manager (TSM) para definir essas configurações. Para obter detalhes, consulte tsm configuration na ajuda do Tableau Server.

Configurar o Tableau Server para uma conexão de serviço externo

Use tsm security external-ssl enable para configurar o Tableau Server para serviços externos. As configurações são equivalentes aos valores definidos na caixa de diálogo Conexão de serviço externo.

Para obter detalhes, consulte tsm security external-ssl enable na ajuda do Tableau Server.

Observação: o Tableau Server no Windows agora inclui o Tableau Services Manager (TSM), que substitui o Utilitário de configuração e a ferramenta de linha de comando. Caso precise de ajuda para uma versão anterior do Tableau Server, consulte a página Ajuda do Tableau.

Se tiver configurado o Tableau Server para uma conexão de serviço externo no Tableau 10.0 a 2018.3, você teria usado o tsm configuration set e suas configurações associadas (documentadas em tsm configuration set options, na ajuda do Tableau Server).

Se você configurar o Tableau Server para uma conexão de serviço externo antes do Tableau 10.0, estas configurações terão nomes diferentes. A configuração vizqlserver.extsvc foi introduzida no Tableau Server 10.1 como substituição de vizqlserver.rserve. No entanto, há uma compatibilidade reversa no Tableau Server que começa na versão 10.1. Nas versões mais recentes do Tableau Server, as configurações de vizqlserver.extsvc serão verificadas primeiro, mas se não houver configurações de vizqlserver.extsvc, o Tableau Server verificará as configurações de vizqlserver.rserve.

O Tableau não pode verificar se as pastas de trabalho que usam um serviço externo serão renderizadas corretamente no Tableau Server. Pode haver cenários onde uma biblioteca estatística necessária está disponível na máquina de um usuário, mas não na instância de serviço externo que o Tableau Server está usando.

Em exibições que não podem ser renderizadas no Tableau Server devido a um erro de script, você visualiza um aviso de erro quando publica a pasta de trabalho:

Essa planilha contém scripts de serviço externo, que não podem ser visualizados na plataforma de destino até que o administrador configure uma conexão de serviço externo.

Não é possível publicar uma pasta de trabalho que contém script de serviço externo no Tableau Online.

Como o Tableau Server fornece um mecanismo de autenticação, pode ser mais seguro expor a funcionalidade de serviço externo para usuários no Tableau Server do que no Tableau Desktop.

Outros artigos nesta seção