Essa página foi útil?
Sim Não

O que é um site

Você pode estar acostumado a usar o termo site para significar "um conjunto de computadores conectados", ou talvez uma forma abreviada de "site da Web." Mas no contexto do Tableau, usamos site como referência a uma coleção de usuários, grupos e conteúdo (pastas de trabalho, fontes de dados) isolados de qualquer outro conteúdo ou grupo na mesma instância do Tableau Server. Ou seja, o Tableau Server é compatível com a locação múltipla, permitindo que os administradores de servidor criem sites no servidor para vários conjuntos de usuários e conteúdo.

Todo o conteúdo de servidor é publicado, acessado e gerenciado com base no site. Cada site tem sua própria URL e seu próprio conjunto de usuários (embora cada usuário do servidor possa ser adicionado a vários sites). O conteúdo de cada site (projetos, pastas de trabalho e fontes de dados) é completamente isolado do conteúdo de outros sites.

Se você for um administrador de servidor na implantação do seu Tableau Server, saiba mais sobre os sites, quando usá-los (versus projetos) e muito mais em Visão geral dos sites, na seção Gerenciar servidor.

Observação: este artigo pertence aos sites de configuração nas implantações do Tableau Server. Para o Tableau Online, consulte Função e tarefas do administrador de site.

Tarefas do administrador de sites

Onde a função no site do Administrador de servidor conceder ao usuário acesso irrestrito à implantação completa do Tableau Server, a função no site do Administrador de site concede ao usuário acesso irrestrito ou minimamente restrito ao nível do site. As diferenças entre Administrador de site criador e Administrador de site explorador estão no nível da conexão de dados e do acesso a publicação. As duas funções permitem a administração do próprio site e o gerenciamento de usuários do site. Para obter mais informações, consulte Definir funções dos usuários no site.

Embora um administrador de servidor possa trabalhar nos níveis de servidor e de site, fazemos uma distinção entre os dois níveis de tarefas. O administrador de site é normalmente o responsável por criar e fazer a manutenção da estrutura que permite aos usuários do Tableau na sua empresa publicar, compartilhar, gerenciar e conectar-se a fontes de dados e pastas de trabalho. Nessa veia, as tarefas de administrador de site incluem qualquer uma das seguintes (e as duas funções permitem esse nível de acesso):

  • Criação de hierarquias de projeto para organizar as fontes de dados e as pastas de trabalho do site.

    Isso pode incluir delegar o gerenciamento em nível de projeto para os líderes de projeto.

  • Criação de grupos e atribuição de permissões que permitem aos usuários acessar somente o conteúdo necessário.

  • Adição e remoção de usuários, atribuindo a eles às funções de site.

    Isso é permitido por padrão em um site; no entanto, um administrador de servidor pode restringir esse acesso somente no servidor.

  • Gerenciamento de agendas de extração e assinatura do site.

  • Monitoramento da atividade do site.

Para obter mais informações sobre a distinção entre o administrador de servidor e o administrador de site, consulte Acesso de nível de administrador aos sites, na seção Gerenciar servidor .

Etapas para configurar o seu site

A tabela abaixo mostra uma sequência solta de etapas para configurar um site, juntamente com links para tópicos em que é possível obter mais informações. Complete as etapas na ordem que for melhor para você.

No entanto, antes de executar as etapas para configurar o site, recomendamos que reserve alguns minutos com os artigos nesta seção, para aprender sobre as autenticações de site, funções de site, projetos e permissões. Idealmente, você documentaria um plano para seus projetos, grupos e sua estratégia geral de permissões. Em seguida, configure alguns projetos e adicione um conjunto preliminar de usuários, para testar o plano e solucionar problemas, antes de adicionar os usuários restantes. É possível alterar diversas configurações quando os usuários já estão usando o site, mas procure minimizar a necessidade por alterações pós-produção desde o início.

Planejar

Para complementar as recomendações acima desta tabela, obtenha uma visão geral de como os componentes do site funcionam em conjunto em Planejamento de um site.

Configurar o acesso

Trabalhe com o administrador de servidor para determinar como os usuários fazem logon no site e configure o site conforme apropriado.

Por exemplo, se o servidor estiver configurado para um logon único usando SAML, você também pode configurar a autenticação SAML no site.

Criar projetos e a estrutura de permissões

Os projetos ajudam a organizar o conteúdo, delegar o gerenciamento de conteúdo do projeto e gerenciar as permissões de modo eficaz. Para começar, consulte Usar projetos para gerenciar o acesso ao conteúdo.

Adicione usuários

 

Determine os usuários que podem fazer logon no site. Consulte Adicionar usuários a um site.

Transfira seus dados para o Tableau Server

Após você criar sua estrutura de projetos e permissões, designe usuários aprovados para publicação e gerenciamento de fontes de dados aprovadas aos projetos apropriados no site.

Em algumas empresas, pessoas servem em várias funções do Tableau. O administradores de site comumente também são administradores de dados. Com isso, queremos dizer que eles criam, publicam e gerenciam as conexões de dados do Tableau. Se esse for o seu caso, certifique-se de que a você foi atribuída a função no site Administrador de site criador.

Após o conteúdo ser publicado no site, é possível manter as informações de conexão (credenciais, tokens de acesso) e atualizar as agendas. Para obter mais informações, consulte Atualizar dados em uma agenda.

Analise o uso e o desempenho do site

 

Monitore o uso, desempenho e outras métricas. Consulte Exibições administrativas .