Solucionar problemas do Tableau Server no Linux

Siga as sugestões neste tópico para solucionar os problemas comuns com o Tableau Server. Para obter as etapas de solução de problemas adicionais baseadas em status do processo exibido na página Status, consulte Solucionar problemas dos processos do servidor.

A tabela a seguir mostra os locais padrão de diretórios de instalação, dados, logs e de script:

Diretório Localização padrão
Instalação: /opt/tableau/tableau_server
Dados: /var/opt/tableau/tableau_server/data
Logs: /var/opt/tableau/tableau_server/data/tabsvc/logs/
Scripts: /opt/tableau/tableau_server/packages/scripts.<version_code>/

Etapas de solução de problemas gerais

Muitos problemas do Tableau Server podem ser abordados ou testados com as seguintes etapas básicas:

Instalação limpa

Instale o Tableau Server no Linux em um computador que nunca teve o Tableau instalado. Se você estiver reaproveitando um computador ou uma VM que tenha tido uma versão anterior do Tableau Server instalada, siga as etapas em Remover o Tableau Server do computador para excluir o Tableau de seu computador antes de instalar a nova versão.

Se houver problemas na instalação do Tableau, talvez seja necessário remover completamente o Tableau Server do computador e realizar uma instalação limpa. Consulte Remover o Tableau Server do computador para obter detalhes.

Espaço em disco

Certifique-se de que haja espaço em disco suficiente em cada computador executando o Tableau Server. O espaço em disco limitado pode causar uma falha na instalação, uma falha na atualização ou em problemas na execução do Tableau Server.

Remover arquivos de log antigos

Se estiver com pouco espaço em disco, é possível limpar os arquivos de registro antigos do Tableau Server. Tais arquivos podem ocupar espaço e é recomendado que eles sejam excluídos regularmente.

Versão 10.5.x

Se você tem uma versão 10.5.1 e posterior, execute este comando em um prompt de terminal para limpar os arquivos de registro que você não precisa:

tsm maintenance cleanup

Versão 10.5.0

Se você estiver executando a versão 10.5.0 do Tableau Server no Linux, o comando de limpeza não estará disponível e você precisa executá-lo em um prompt de terminal:

sudo find /var/opt/tableau/tableau_server/data/tabsvc/temp/* -mtime +2 -type f -delete

sudo find /var/opt/tableau/tableau_server/data/tabsvc/logs/* -mtime +2 -type f -delete

Importante: o sistema de arquivos do Linux possibilita a exclusão de arquivos abertos e se isso for feito, os processos do Tableau podem não conseguir recriar os arquivos. Isso resultará em arquivos de log em branco. Para corrigir isso, interrompa o Tableau Server, reinstale o Controlador TSM e reinicie o Tableau:

  1. Interrompa o Tableau Server:

    tsm stop

  2. Reinicie o Controlador TSM:

    sudo systemctl restart tabadmincontroller_0.service

  3. Espere alguns minutos até que o controlador reinicie. Confirme se o controlador foi reiniciado com este comando:

    tsm status -v

    Quando for possível executar o comando e o Controlador de administração do Tableau Server estiver listado como "em execução", o controle terá reiniciado.

  4. Inicie o Tableau Server:

    tsm start

Reunir logs manualmente

Se por algum motivo não for possível executar o tsm maintenance ziplogs(por exemplo, uma falha crítica antes de executar tsm initialize), colete e compacte os logs manualmente, basta executar os comandos a seguir em uma janela do terminal:

cd /var/opt/tableau/tableau_server/data/tabsvc/

cp /var/opt/tableau/tableau_server/logs/app-install.log logs

cp ~/.tableau/tsm/tsm.log logs

tar -czvf ~/logs.tar.gz logs

Um arquivo de nome logs.tar.gz será criado em seu diretório inicial. Faça upload do arquivo ou envie-o para o Tableau.

Reiniciar servidor

Reinicie o Tableau Server. Os problemas relacionados à indexação e aos processos não completamente iniciados podem ser resolvidos ao reiniciar o Tableau Server de maneira controlada. Para reiniciar o Tableau Server, use o comando tsm restart. Isso irá parar todos os processos associados com o Tableau Server e, em seguida, reiniciá-los.

Editar os arquivos de instalação e configuração usando o Linux

Recomendamos editar ou criar qualquer arquivo usado para instalar ou configurar o Tableau Server em um Linux com sistema operacional Linux. Os arquivos criados usando o Microsoft Windows causarão erros na instalação e configuração do Tableau Server no Linux, pois os sistemas operacionais Linux terminam os arquivos com um caractere de alimentação de linha (LF), enquanto o Windows termina os arquivos com um caractere de retorno de carro e um caractere de alimentação de linha (CR LF). Os finais de arquivos de sistemas não Linux (CR LF) podem causar erros durante a Instalação automatizada do Tableau Server , se forem exibidos nos arquivos config.json, reg_templ.json ou secrets usados pelo instalador automatizado. Os finais de arquivos de sistemas não Linux (CR LF) também podem causar erros durante o registro ou ao definir as configurações do armazenamento de identidades ou do gateway.

Verificar registros de systemd

Se o Tableau Server não inicia, e você não encontra algo útil nos registros do Tableau, (consulte Trabalhar com arquivos de log para obter mais informações) verifique os registros em /var/logs/messages para obter as mensagens relacionadas ao início e à interrupção do serviço do TSM .

Instalação do Tableau Server

Falha na instalação devido a requisitos de hardware

Não será possível instalar o Tableau Server se o computador no qual estiver instalando não atender aos requisitos mínimos de hardware. Para obter detalhes sobre os requerimentos, consulte Antes da instalação....

Falha na instalação devido a tempos limite

Se você instalar o Tableau Server em um computador pessoal com recursos limitados, por exemplo, um computador que acabou de atender aos requisitos mínimos de hardware, é possível encontrar problemas no tempo limite de comandos tsm, devido à resposta lenta. Você pode especificar um tempo limite mais longo ao usar a opção --request-timeout global em todos os comandos tsm. Para obter mais informações sobre a opção--request-timeout, consulte, por exemplo, tsm initialize.

A instalação falha com "Falha em inicializar a instância do banco de dados temporário"

O Tableau Server no Linux é compatível somente com a codificação de caracteres UTF-8. Se a sua localidade do Linux não tiver a codificação UTF-8, a sua instalação pode falhar com um erro similar a este:

Failed to initialize the instance of the temporary database

Para verificar se a sua localidade está usando a codificação UTF-8, execute o comando localectl em um prompt de comando. A saída resultante deve ter mais ou menos esta aparência (sua localidade pode ser diferente):

[tableauserver-centos1a ~]$ localectl
System Locale: LANG=en_US.UTF-8
[tableauserver-centos1a ~]$

Se o valor LANG não incluir .UTF-8, então, você precisa executar localectl para adicioná-lo:

sudo localectl set-locale LANG=<your_locale>.UTF-8

Observação: em alguns casos localectl pode não ser concluído (tempo limite) se a sua versão de systemd for antiga. Atualizar o systemd pode consertar esse problema e permitir que você defina a codificação UTF-8. Em sistemas parecidos RHEL, use este comando para atualizar systemd: sudo yum update systemd

A instalação falha em uma máquina virtual no Parallels

O Parallels não é suportado atualmente. Ao instalar o Tableau Server em uma máquina virtual Linux no Parallels, a instalação pode falhar.

O Tableau Server não inicia

Se o Tableau Server não for iniciado ou estiver sendo executado em um estado degradado, execute o comando tsm restart. Isso irá interromper qualquer processo em execução e iniciar novamente o Tableau Server.

Não é possível iniciar o Tableau Server após a instalação

O Tableau Server pode não iniciar se o nome de host do computador for alterado após a instalação. Uma das principais razões pelas quais o nome de host pode ser alterado é se o pacote cloud-init for usado no CentOS. Se esse pacote for usado, reinicie o computador onde se deseja instalar o Tableau Server antes de começar o processo de instalação. Por outro lado, é possível corrigir o nome de host sem reiniciar, ao executar o comando a seguir:

sudo hostnamectl set-hostname `hostnamectl --static`

O pacote cloud-init é comumente usado para inicializar novas máquinas virtuais, configurar autenticação de chaves públicas SSH e muito mais. Por exemplo, algumas imagens do CentOS usam o cloud-init e ele é comumente usado em implantações OpenStack. No entanto, a versão padrão do cloud-init incluída nos repositórios do CentOS 7.x (cloud-init 0.7.5-10.el7.centos.1) tem um problema conhecido que impede o computador de mostrar seu nome de domínio totalmente qualificado (FQDN) junto com seu nome de host até que ele seja reiniciado.

Devido ao processo de instalação do Tableau Server usar o nome de host do computador para configurar processos do servidor e gerar certificados TLS, o Tableau Server pode não começar se ele estiver configurado para usar um nome de host sem o FQDN.

Para determinar se o computador está mostrando o nome de host correto, execute o comando hostnamectl. No exemplo a seguir, o comando mostra um nome de host transiente que indica que ele não retornará o FQDN e deve ser reiniciado.

$ hostnamectl
   Static hostname: server01.example.com
Transient hostname: server01
[...]

Por outro lado, no exemplo a seguir, o comando mostra o nome de host correto e o FQDN:

$ hostnamectl
   Static hostname: server01.example.com
[...]

Não é possível criar a conta inicial de administrador com múltiplos domínios do Active Directory (AD)

Ao criar a conta inicial de administrador no Tableau Server, aparecerá o seguinte erro se o AD for selecionado como tipo de autenticação:

Failed to authenticate username and password

Isso ocorre quando o Tableau Server tenta se conectar com múltiplos domínios do AD. Por exemplo, esse erro será exibido se o Tableau Server for instalado em um computador que seja parte de um domínio e tentar autenticar usuários do AD que são parte de outro domínio.

Fontes

O Tableau Server usa as fontes instaladas no sistema para renderizar as pastas de trabalho com base nas fontes usadas na criação da pasta de trabalho. Quando uma fonte não está disponível, o Tableau Server usará o equivalente mais próximo, com base nas famílias de fontes; isso é verdadeiro para os servidores Windows e Linux. Nos servidores Linux, as fontes ausentes podem ser mais óbvias porque o Linux é enviado com menos fontes que os sistemas Windows e OS/X. Isso é importante porque muitas pastas de trabalho são criadas no Tableau Desktop em Windows ou Mac.

O Tableau Server no Linux é enviado com as seguintes fontes:

  • Arial
  • Courier
  • Georgia
  • Times New Roman
  • Verdana
  • Trebuchet MS
  • Fonte do Tableau

As pastas de trabalho que usam fontes diferentes dessas podem aparecer de modo diferente que o esperado, quando visualizadas no Tableau Server no Linux, devido às fontes ausentes. Para solucionar esse problema, instale as fontes adequadas em todos os nós na sua instalação do Tableau Server.

Suporte para conjuntos de caracteres asiáticos

Se visualizar caixas vazias, em vez de caracteres asiáticos nas pastas de trabalho exibidas no Tableau Server, instale os pacotes de fontes apropriados para o idioma no ambiente do Linux.

Inicialização do Tableau Server

A instalação do TSM falha porque a conta de usuário tableau existe mas não faz parte do grupo tableau

Ao instalar e inicializar o Tableau Services Manager (TSM) e o Tableau Server, o script de inicialização (initialize-tsm) cria os usuários e grupos cuja execução é necessária, ou confirma que os atuais estão configurados com as características obrigatórias. Por padrão, o script cria um usuário chamado tableau e o adiciona a um grupo chamado tableau. Caso já exista um usuário tableau que não seja parte do grupo tableau , haverá uma falha no script e uma mensagem de aviso será exibida.

Se isso acontecer, é possível corrigir o conflito usando um sinalizador --unprivileged-user para especificar um usuário diferente, e o usuário será criado e adicionado ao grupo tableau .

Por exemplo, para especificar um usuário chamado tableauserver, executa-se o script por meio do diretório /opt/tableau/tableau_server/packages/scripts.<version_code> usando este comando:

sudo ./initialize-tsm --unprivileged-user="tableauserver" --accepteula

Para obter uma lista completa de opções que podem ser usadas com o script initialize-tsm, use a opção -h:

sudo ./initialize-tsm -h

Erro ao inicializar o Tableau Server em uma localidade do sistema não suportada

Se você tentar instalar o Tableau Server em um computador com uma localidade que não esteja incluída entre as dez localidades com suporte, ocorrerá um erro durante a instalação.

O Tableau Server será executado em um sistema que use uma das seguintes localizações:

de_DE, en_GB, en_US, es_ES, fr_FR, ja_JP, ko_KR, pt_BR, zh_CN, ou zh_TW.

Qualquer outra localidade causará o erro.

Erro ao inicializar o Tableau Server quando en_US.utf8 não está incluída na lista de localidades

Se você tentar instalar o Tableau Server em um computador que não tenha en_US.utf8 na lista de localidades, a inicialização retornará uma falha e um erro. Para verificar se en_US.utf8 está incluída, digite locale -a no prompt shell.

Caso en_US.utf8 não esteja incluída, é possível incluir en_us à lista digitando sudo locale-gen en_US.UTF-8 em um prompt shell prompt no Ubuntu, ou sudo localedef -i en_US -f UTF-8 em um prompt shell em distribuições de tipo RHEL.

Erro: status 10 - inicializando o Tableau Server quando o caminho de diretório de dados incluir um ponto final

Se você tentar instalar o Tableau Server e especificar um diretório de dados com um caminho que inclui um ponto final ("."), a inicialização falhará com os erros, incluindo:

Connection timed out

e

ERROR: TSM services returned status 10

Para evitar esse problema, escolha um diretório de dados que não inclua um período em seu caminho.

Erro ao inicializar o Tableau Server após a reinstalação

Ao desinstalar e reinstalar o Tableau Server, pode-se encontrar um erro ao inicializar o Tableau Server. Por exemplo, o seguinte erro pode aparecer:

ERROR com.tableausoftware.tabadmin.webapp.asyncjobs.JobStepRunner - Running step WaitForConfigure failed
com.tableausoftware.tabadmin.webapp.exceptions.ServiceFailedStateException

Esse erro ocorre quando artefatos permanecem de uma versão anterior e fazem com que serviços não iniciem. Para evitar o erro, use o script tableau-server-obliterate na pasta /opt/tableau/tableau_server/packages/scripts.<version_code>. Para obter mais informações sobre a remoção completa do Tableau Server, consulte Remover o Tableau Server do computador.

Ativação do Tableau Server

Falha na ativação da licença do Tableau Server

Em alguns casos, a ativação da chave do produto do Tableau com o comando tsm licenses activate -k <product_key> apresenta um erro:

License Server not available

Isso pode ocorrer caso o computador não consiga se conectar pela porta TCP 443 ao servidor de licenciamento do Tableau em licensing.tableau.com.

Para solucionar isso, configure a rede e/ou os firewalls baseados em host para permitir acesso a esse endereço e à porta ou ative o Tableau offline. Para obter mais informações, consulte Ativar o Tableau Server offline.

Reindexação de Pesquisar e Navegar no Tableau Server

Problemas que podem ser resolvidos ao reindexar Pesquisar e navegar

Os sintomas de um índice que precisa ser recriado incluem:

  • Uma lista em branco de sites quando um usuário tenta efetuar logon
  • Uma lista em branco de projetos quando um usuário tenta selecionar um projeto
  • Conteúdo ausente (pastas de trabalho, exibições, painéis)
  • Alertas inesperados ou imprecisos (por exemplo, um alerta "atualização falhou" em uma pasta de trabalho que não inclua uma extração)

Se notar qualquer um destes comportamentos, recrie o índice Pesquisa e navegação usando o comando tsm maintenance reindex-search.

Reinicialização do Tableau Server

Falha na reinicialização do Tableau Server ou na aplicação de alterações

Se um dos serviços do Tableau Server falhar, você talvez verá um erro ao tentar reiniciar o servidor ou aplicar alterações de configuração.

Para verificar se um serviço com falha está causando o erro, digite o seguinte comando:

tsm status -v

Para descobrir por quê um serviço falhou, visualize os arquivos de log tabadminagente e tabadmincontroller no diretório de dados. Por exemplo, um serviço pode falhar devido a problemas de simultaneidade ou de configuração de porta. Inclua quaisquer problemas que encontrar no seu feedback.

Como alternativa, é possível tentar resolver a falha com a remoção e readição do serviço no TSM. Uma vez que o serviço tenha iniciado, é possível repetir a alteração de configuração prévia ou a reinicialização do servidor usando o comando tsm restart.

Erro ao reiniciar o Tableau Server após a adição ou configuração de um nó

Se um nó sem um processo Gateway for adicionado ou configurado, o Tableau Server pode falhar em reiniciar e podem haver erros como estes:

ERROR : com.tableausoftware.tabadmin.configuration.PortConfigurationExtractor - Unable to find port config key worker1.gateway.port

e

Message: Missing port configuration value for key 'worker1.gateway.port'

Esses erros aparecem no arquivo gateway.log e ocorrem quando um nó do Tableau Server está configurado tanto com um Servidor de aplicativos quanto um Servidor VizQL, mas sem um Gateway. Um processo de Gateway é exigido se tanto um Servidor de aplicativos quanto um Servidor VizQL esteja rodando em um nó.

Back-up/Restaurar

Problemas relacionados à restauração de um back-up criado pelo Tableau Server podem ser o resultado de problemas com permissões. Permissões corretas são necessárias para o arquivo sendo restaurado pelo TSM e para seu local. Quando o TSM assume o back-up, o arquivo é colocado em um local padrão e define as permissões correspondentes. É possível encontrar problemas de permissões se você estiver restaurando um back-up que foi copiado a seu servidor do Linux, ou um back-up de um local que não seja padrão em seu servidor. Para obter detalhes sobre o uso de um local não padrão e como alterar o local, consulte tsm File Paths.

São erros:

Server Was Denied Access to File

ou

Restoring the backup '<backup>.tsbak' was unsuccessful

ou

Comparing authentication methods failed

Os processos de backup e restauração do Tableau Server exigem:

  • Permissão de leitura — os processos precisam acessar o arquivo de backup .tsbak diretamente.

  • Permissão de execução — os processos também precisam de permissões de execução referentes à estrutura do diretório onde o arquivo .tsbak encontra-se.

Quando o TSM cria um back-up no local padrão, as permissões necessárias são definidas. Se você copiar um arquivo para o servidor Linux ou movê-lo para um diretório não padrão, as permissões podem não fornecer a processos do TSM o acesso apropriado. É necessário confirmar se tanto o arquivo quanto o diretório onde ele se encontra permitem o acesso do usuário tableau do TSM. As permissões de arquivo devem fornecer ao usuário tableau acesso de leitura do arquivo .tsbak. Para fazer isso, configure tableau para ser o grupo do arquivo e forneça ao grupo o acesso de leitura. As permissões de diretório devem fornecer acesso de leitura ao usuário tableau. Para fazer isso, configure tableau para ser o grupo do diretório e forneça ao grupo o acesso de leitura e de execução nos diretórios.

Para obter informações detalhadas sobre o TSM e permissões de arquivos, consulte Arquivos e permissões no TSM.

Locais de arquivos

Alterar basefilepath não altera o local de um arquivo existente

Vários comandos tsm gravam arquivos a locais padrão. É possível alterar os locais padrão de cada comando usando um comando tsm set, mas isso não move arquivos existentes do local original para o novo e não cria um novo local. Você é responsável por criar o novo local e garantir que ele tenha as permissões corretas para conceder o acesso do tsm a qualquer arquivo no local e a toda estrutura de diretórios que contém os arquivos.

Para obter mais informações sobre como alterar locais padrão de comandos backup, restore, site import e export, e ziplogs files, consulte tsm File Paths.

Para obter informações sobre as permissões do tsm, consulte Arquivos e permissões no TSM.

Comandos do TSM

A linha de comando do TSM não exibe o andamento de tarefas de execução longa

Ao executar um comando tsm como restore ou ziplogs, que leve mais de 2 horas para terminar, o comando continuará a ser executado até que seja concluído no servidor. Para exibir o andamento da tarefa, use o comando tsm jobs reconnect.

Abertura de portas do firewall

Abertura manual de portas do firewall no Ubuntu

A versão atual do Tableau Server não oferece suporte ao firewall ufw, usado no Ubuntu. Para clientes que não desejem instalar firewalld no Ubuntu, outra opção é abrir essas portas manualmente. Os passos a seguir confirmarão se ufw está rodando e abrirão as portas TCP 8850 e 80 para conexões de qualquer endereço de origem:

  1. Execute o comando a seguir para confirmar se ufw está rodando:

    sudo ufw status

    Se o resultado for Status: inactive, será necessário habilitar ufw e assegurar que se possa continuar a conectar via ssh, o que está além do escopo dessas notas de divulgação.

  2. Execute o seguinte comando para permitir o acesso à porta 8850:

    sudo ufw allow 8850

  3. Execute o seguinte comando para permitir o acesso à porta 80:

    sudo ufw allow 80

Falha do OpenID na primeira tentativa de logon

Na primeira tentativa de logon depois de configurar a autenticação do Open ID Connect para o Tableau Server, ocorrerá uma falha. Para fazer logon com sucesso, é necessário que os usuários tentem executar a execução novamente.

Exibições administrativas não são mostradas

A guia Status do Tableau Server inclui links para visualizações que mostram as métricas do servidor. Essas visualizações exigem o acesso do driver do PostgreSQL a dados apropriados do repositório do Tableau Server. O driver do PostgreSQL não é instalado automaticamente, então as visualizações não aparecerão se o driver não for instalado. Para obter mais informações, consulte Drivers de banco de dados.

Observação: para usar exibições administrativas, o driver do PostgreSQL deve ser instalado em qualquer nó que execute o processo do Servidor VizQL.

Alterar a localidade na exibição

Ao alterar o local do usuário depois de abrir uma exibição, ocorrerá uma falha em qualquer tentativa subsequente para abrir a exibição com uma mensagem de "erro inesperado." Ainda é possível abrir as exibições que não foram abertas anteriormente.

Para resolver este problema, desconecte-se do Tableau Server depois de alterar o local e, em seguida, faça o logon novamente. Todas as exibições serão mostradas corretamente.

Obrigado pelo feedback! Ocorreu um erro ao enviar seu feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem..