Essa página foi útil?
Sim Não

Configurar nós

O Tableau Server no Windows agora inclui o Tableau Services Manager (TSM), que substitui o Utilitário de configuração e a ferramenta de linha comando tabadmin. Caso precise de ajuda para uma versão anterior do Tableau Server, consulte a página Ajuda do Tableau.

Use a interface do usuário na Web do Tableau Services Manager (TSM) ou os comandos da CLI para configurar a topologia de um nó. O nó inicial é configurado com um padrão que inclui todos os processos usados pelo TSM e o Tableau Server. Ao adicionar nós, é necessário especificar quais processos serão executados nesses nós e quantas instâncias esses processos executarão. Você também pode querer alterar a topologia do nó inicial, adicionando instâncias de processos existentes ou movendo alguns desses processos para os nós adicionais (isso é comum ao configurar uma instalação distribuída do Tableau Server).

Observação: não é possível remover o Armazenamento de arquivos ou o Repositório (pgsql) se esta for a única instância desse processo no cluster. É preciso ter pelo menos uma instância de cada um dos processos na sua instalação do Tableau Server. Além disso, deve adicionar a segunda instância e permitir que ela sincronize com a primeira, antes de remover o processo no nó original. Para obter mais informações, consulte Mover o processo de repositório e Mover o processo do Armazenamento de arquivos.

Na maioria dos casos, você pode fazer várias alterações na configuração do servidor. Exceções ocorrerão se você estiver movendo ou removendo uma instância do armazenamento de arquivos ou o repositório.

Para configurar seus nós do Tableau Server usando a interface na Web do TSM, faça o seguinte:

  1. Abra o TSM em um navegador:

    https://<tsm-computer-name>:8850

    Para obter mais informações, consulte Fazer logon na interface do usuário na Web do Tableau Services Manager.

  2. Clique na guia Configuração.

    As próximas etapas dependem das alterações de configuração que você deseja realizar.

    • Adicionar processos - para adicionar processos a um nó, especifique o número de instâncias desejadas no nó ou selecione a caixa do processo.

      Por exemplo, para adicionar quatro instâncias do processador em segundo plano e um gateway a um nó:

      1. Selecione a caixa Gateway:

      2. Defina a contagem do Processador em segundo plano como 4:

        Adicionar o processador em segundo plano a um nó também adicionará uma instância do processador de dados caso ainda não exista uma no nó.

        Observação: a interface do usuário Web do TSM limita a um máximo de 8 instâncias de processos que permitem selecionar o número de instâncias. Para configurar mais instâncias do que isso, use a linha de comando e o comando TSM topology set-process . Para obter mais informações, consulte tsm topology set-process.

    • Alterar contagem de processos - para alterar o número de processos em um nó, especifique o novo número ou selecione a caixa do processo.

    • Remover um processo completamente - para remover todas as instâncias de um processo de um nó, desmarque a caixa do processo ou defina a contagem como 0 (zero).

    Na maioria dos casos, a transferência de um processo de um nó para outro acontece quando a contagem de instâncias do processo no primeiro nó é definida como 0 (zero) e a contagem no segundo nó é definida como um valor diferente de zero.

    Se você estiver tentando fazer uma configuração que não é permitida (se, por exemplo, tentar remover um armazenamento de arquivo que não tenha sido desativado), será exibida uma mensagem informando isso.

  3. Clique em Alterações pendentes na parte superior direita e em Aplicar alterações e reiniciar para confirmar as alterações e reiniciar o Tableau Server.

Para configurar os nós, execute comandos do nó inicial e use a ID do nó para especificar qual deles você está configurando. Para determinar a ID do nó, use o comando tsm topology list-nodes. Use o comando tsm topology set-process para adicionar, atualizar ou remover um processo em um nó. É preciso especificar o nó que está configurando, o processo que está adicionando, atualizando ou removendo e o número de instâncias do processo. Após definir a topologia para um nó, é necessário aplicar as alterações ao Tableau Server.

Aplique as alterações com o comando tsm pending-changes apply. Depois que as alterações são aplicadas, o Tableau Server retorna ao estado anterior à execução do comando. Ou seja, se estava em execução, ele será reiniciado, e se estava parado, continuará parado após a aplicação das mudanças pendentes. Na maioria dos casos, se o Tableau Server está em execução ao aplicar as mudanças pendentes, o servidor é interrompido para que as alterações sejam aplicadas e, em seguida, é reiniciado. A exceção ocorre quando a quantidade de instâncias do Processador em segundo plano  ou do VizQL Server é alterada em um nó existente. Com essas alterações nos processos em um nó existente, o Tableau Server não precisa ser interrompido se estiver em execução.

Você precisa saber a ID de nó do nó que deseja configurar para realizar o processo. Para determinar a ID do nó, use este comando:

tsm topology list-nodes -v

Observação: os exemplos aqui mostram alguns nomes de processo. Para obter uma lista completa, consulte Processos do Tableau Server.

Adição de processos a um nó

Use o comando tsm topology set-process para adicionar um processo a um nó. É necessário especificar o nó que está configurando, o processo que está adicionando e o número de instâncias do processo.

  1. No nó inicial, abra um prompt de comando como administrador.

  2. Encontre a ID do nó que você está alterando:

    tsm topology list-nodes -v

  3. Especifique o processo e o número de instâncias para adicionar processos no nó.

    Por exemplo, este comando acrescenta duas instâncias de processador em segundo plano ao nó 1:

    tsm topology set-process -n node1 -pr backgrounder -c 2

  4. Aplique as alterações:

    tsm pending-changes apply

Alteração do número de processos em um nó

Altere o número de processos em um nó ao especificar um processo já configurado e oferecer um novo valor para o número de instâncias.

  1. No nó inicial, abra um prompt de comando como administrador.

  2. Encontre a ID do nó que você está alterando:

    tsm topology list-nodes -v

  3. Altere o número de processos no nó ao especificar um processo já configurado e oferecer um novo valor para o número de instâncias.

    Por exemplo, em um nó (node1) com processador em segundo plano, este comando altera o número de instâncias para quatro:

    tsm topology set-process -n node1 -pr backgrounder -c 4

  4. Aplique as alterações:

    tsm pending-changes apply

Remover todas as instâncias de um processo a partir de um nó

  1. No nó inicial, abra um prompt de comando como administrador.

  2. Encontre a ID do nó que você está alterando:

    tsm topology list-nodes -v

  3. Para remover um processo de um nó, basta especificar uma contagem de 0 instâncias para o processo que deseja remover.

    Por exemplo, este comando remove o processo do processador em segundo plano do node1:

    tsm topology set-process -n node1 -pr backgrounder -c 0

  4. Aplique as alterações:

    tsm pending-changes apply

Transferir todas as instâncias de um processo de um nó para outro

Na maioria dos casos, a transferência de um processo de um nó para outro acontece ao definir para zero a contagem da instância do processo no primeiro nó e ao definir a contagem para um valor diferente de zero no segundo nó.

  1. No nó inicial, abra um prompt de comando como administrador.

  2. Encontre a ID do nó que você está alterando:

    tsm topology list-nodes -v

  3. Mova um processo de um nó para outro, especificando uma contagem de 0 instâncias para esse processo no primeiro nó e uma contagem de 1 ou mais para o segundo nó.

    Por exemplo, esses comandos removem o processador em segundo plano do node0 e adicionam duas instâncias dele ao node1:

    tsm topology set-process -n node0 -pr backgrounder -c 0

    tsm topology set-process -n node1 -pr backgrounder -c 2

  4. Aplique as alterações:

    tsm pending-changes apply