Diretrizes do arquivo de importação CSV

Você pode automatizar a adição de usuários ao criar um arquivo de valores separados por vírgula (CSV) com informações do usuário e importar o arquivo. Você pode incluir atributos no arquivo CSV, como o nível de licença e o acesso de publicação, para serem aplicados aos usuários ao mesmo tempo que são importados.

Para importar usuários, use as páginas de administração do servidor ou do site ou use o utilitário tabcmd. Usar o tabcmd oferece uma opção para atribuir uma função no site a todos os usuários no arquivo CSV. Para obter informações, consulte Importar usuários ou createsiteusers filename.csv.

É possível importar usuários no nível de site ou servidor. Se você importar usuários para o servidor (não para um site específico), eles não serão atribuídos a um site e serão importados como Não licenciados.

Requisitos de formato do arquivo CSV

Quando você criar o arquivo CSV para importação dos usuários, certifique-se de que o arquivo atenda aos requisitos de formatação:

  • O arquivo não inclui os cabeçalhos da coluna. Tableau Server pressupõe que cada linha no arquivo representa um usuário.

  • O arquivo está no formato UTF-8 e inclui a marca de ordem de byte (BOM).

  • Codificações de caracteres, como BIG-5, foram convertidas para UTF-8. Isso é possível abrindo o arquivo em um editor de texto e usando o comando Salvar como.

  • Se um nome de usuário incluir um caractere @ que representa qualquer forma que não seja um separador de domínio, será necessário fazer referência ao símbolo usando o formato hexadecimal: \0x40

    Por exemplo, user@fremont@mycompany.com deve ser user\0x40fremont@mycompany.com

Colunas exigidas no arquivo CSV

Os valores a seguir são necessários para cada usuário:

  • Nome de usuário

  • Senha: Se o Tableau Server estiver configurado para utilizar a autenticação do Active Directory, deverá haver uma coluna Password, mas a coluna em si deverá estar vazia. Se o servidor estiver usando autenticação local, você deverá fornecer senhas para novos usuários.

Opções adicionais de arquivos de importação

O arquivo CSV pode ter os seguintes campos, na ordem mostrada abaixo:

  • Nome de usuário. O nome de usuário. Se o servidor estiver configurado para usar o Active Directory, este valor deve corresponder a um usuário definido no Active Directory. Se o nome de usuário não for exclusivo nos domínios, você deverá incluir o domínio como parte do nome de usuário (por exemplo, example\Adam ou adam@example). Esse é o único campo exigido.

  • Senha. Uma senha para o usuário. Se o servidor estiver configurado para usar o Active Directory, este valor não é usado.

  • Nome de exibição. O nome de exibição é parte da informação usada para identificar um usuário no servidor. Se o nome de exibição do usuário já estiver em uso, o Tableau Server atualiza as informações existentes do usuário com as configurações no arquivo CSV. Se o servidor for configurado usando o Active Directory, este valor não é usado.

  • Nível de licença. Isso pode ser Creator (Criador), Explorer (Explorador), Viewer (Visualizador) ou Não licenciado.

  • Nível do administrador (System, Site ou None). Essa configuração determina se um usuário será importado como um administrador.

    Ao usar a UI da Web para importar usuários, você poderá definir a função no site de administrador como Sistema apenas se importar o arquivo a nível de servidor (todos os sites). Se estiver conectado a um site específico e a coluna de administrador para um usuário no arquivo CSV estiver definida como Sistema, o Tableau Server importará tal usuário como administrator de site.

  • Capacidade de publicação (yes/true/1 ou no/false/0). Ao usar as páginas de UI da Web, a configuração do publicador será empregada somente se a importação for realizada enquanto você estiver logado em um determinado site. Se você importar usuários no nível de servidor (todos os sites), esse valor não será usado.

  • Endereço de e-mail. O endereço de e-mail é parte da informação usada para identificar um usuário no servidor. Se o endereço de e-mail já estiver sendo usado, o Tableau Server atualiza as informações existentes do usuário com as configurações no arquivo CSV.

A ordem das colunas é significativa. A primeira coluna é tratada como o nome de usuário, a segunda como a senha, a terceira como nome de exibição etc., independentemente do conteúdo das colunas. Mesmo que você opte por omitir os valores de um campo, ainda será necessário incluir o delimitador de vírgula desse campo.

Melhorar o desempenho de grandes arquivos CSV passados pelo tabcmd

Um administrador do servidor pode ativar as configurações do servidor que ajudam a melhorar o desempenho para a importação de arquivos CSV grandes por meio de comandos tabcmd. Para isso, é possível usar o comando tsm configuraiton set com as seguintes opções:

  • vizportal.csv_user_mgmt.index_site_users

  • vizportal.csv_user_mgmt.bulk_index_users

  • searchserver.index.bulk_query_user_groups

Em suma, essas opções constroem um índice de usuários após o processamento do arquivo CSV, em vez de um a um ao longo do processo de adição no banco de dados do servidor. Isso reduz o número de chamadas para o banco de dados e a memória necessária para processar o arquivo. Essas opções tsm configuration set se aplicam aos comandos tabcmd createsiteusers, deletesiteusers, addusers e removeusers.

Para obter as descrições dessas configurações, consulte Opções do tsm configuration set.

Observações

  • Se não estiver conectado a um site específico e estiver importando usuários a nível de servidor, poderá atribuir apenas as funções no site de Administrador do servidor e Não licenciado.

  • Se você tiver uma instalação de servidor baseada em usuário, e se adicionar usuários ultrapassaria o número permitido pela sua licença, os usuários serão adicionados como não licenciados.

  • Se você usar o tabcmd e especificar a licença, mas a importação de usuários exceder os seus limites de licença, os usuários serão importados como Não licenciados.

Configurações de CSV e funções no site

As configurações de nível de licença, administrador e publicação de um usuário determinam como a função no site do usuário é definida durante o processo de importação. A tabela a seguir mostra como as configurações são convertidas a funções do site.

Configurações do CSV Função de site

Nível de licença=(qualquer)

Administrador=Sistema

Publicador=verdadeiro

Administrador de servidor. Esta configuração se aplica apenas ao Tableau Server e é válida somente quando a importação de usuários ocorre durante o gerenciamento do servidor (ou seja, quando você não estiver logado em um determinado site).

A função no site de Administrador do servidor sempre recebe uma licença de Creator, se houver uma disponível. Se nenhuma licença de Creator estiver disponível, consulte Solucionar problemas de licenciamento para saber sobre como o Tableau Server lida com isso.

Nível de licença=Criator ou Explorer

Administrado=Site

Publicador=verdadeiro

Creator ou Explorer do Administrador de site Essa configuração é válida somente se você estiver importando usuários quando estiver conectado a um site específico.

Nível de licença=Criator

Administrador=Nenhum

Publicador=verdadeiro

Creator

Nível de licença=Explorer

Administrador=Nenhum

Publicador=verdadeiro

Explorer (pode publicar)

Nível de licença=Explorer

Administrador=Nenhum

Publicador=falso

Explorer

Nível de licença=Viewer (Visualizador)

Administrador=Nenhum

Publicador=falso

Viewer

Nível de licença=Não licenciado

Administrador=Nenhum

Publicador=falso

Não licenciado

Exemplo de importação de CSV para o Tableau Server

O exemplo a seguir mostra um arquivo CSV que contém as informações de vários usuários.

henryw,henrypassword,Henry Wilson,Creator,None,yes,henryw@example.com
freds,fredpassword,Fred Suzuki,Viewer,None,no,freds@example.com
alanw,alanpassword,Alan Wang,Explorer,Site,yes,alanw@example.com
michellek,michellepassword,Michelle Kim,Creator,System,yes,michellek@example.com

Se você importar este arquivo enquanto gerencia um site, quatro usuários são adicionados a esse site. A configuração Administrator para o usuário Michelle éSystem. No entanto, como você está importando os usuários para um site, o Tableau Server fornece a Michelle a função no site de Criador do Administrador de site. Três usuários têm permissão para publicar.

Se você importar este arquivo enquanto gerencia o servidor, quatro usuários são adicionados ao servidor, mas não a qualquer site. Apenas um usuário é importado como administrador de servidor, os outros são definidos como não licenciados.

Obrigado pelo feedback! Ocorreu um erro ao enviar seu feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem..