Configurar alertas orientados por dados

O Tableau Server no Windows agora inclui o Tableau Services Manager (TSM), que substitui o Utilitário de configuração e a ferramenta de linha de comando do tabadmin. Se precisar de ajuda para uma versão anterior do Tableau Server, consulte a página Ajuda do Tableau.

Quando os dados atingirem limites importantes para os seus negócios, os alertas orientados por dados enviarão notificações de e-mail automaticamente para pessoas especificadas pelo usuário. Como administrador do Tableau Server, defina os alertas assim como faz com as assinaturas. Para informações sobre como os usuários criam e gerenciam esses alertas, consulte Enviar alertas orientados na ajuda do Tableau.

Observação: para criar e receber alertas orientados por e-mail, os usuários necessitam ter acesso a bancos de dados e exibições relacionados. Consulte esta lista de requisitos para obter detalhes. Se os alertas estiverem habilitados para um site, qualquer usuário nesse site pode criá-los.

Configurar o e-mail para alertas orientados por dados

  1. Conclua as etapas em Configurar o SMTP para que o servidor possa enviar o e-mail.

  2. Ao visualizar um site, clique em Configurações na parte superior da janela do navegador.

  3. Em Configurações de e-mail, insira um endereço "De" específico do site ou um rodapé de mensagem.

    O rodapé da mensagem e o endereço "De" de um site também podem ser usados em e-mails para inscrições.

  4. Clique em Salvar.

Gerenciar todos os alertas orientados por dados em um site

  1. Na parte superior da janela do navegador, clique em Tarefas e em Alertas.

  2. Selecione os alertas que deseja atualizar.

  3. No menu Ações, faça o seguinte:

    • Adicione ou remova seu nome como um destinatário.

    • Edite alertas para alterar os limites de dados, os agendamentos de entrega e a lista completa de destinatários.

    • Altere a propriedade de alerta para diferentes usuários ou exclua os alertas.

Desabilitar alertas orientados por dados em um site

Os alertas orientados por dados são compatíveis a todos os sites por padrão, mas os administradores podem desabilitá-los para sites específicos.

  1. Ao visualizar um site, clique em Configurações na parte superior da janela do navegador.

  2. Em Alertas orientados por dados, desmarque Permitir que usuários criem alertas e recebam e-mails de alerta.

  3. Clique em Salvar.

Dica: para desabilitar totalmente os alertas orientados por dados no nível do servidor, altere a opção do tsm configuration set, features.AlertOnThresholdCondition, para falso.

Suspender alertas orientados por dados

Por padrão, uma assinatura é suspensa depois de 350 falhas de alerta consecutivas. Os administradores de servidor podem configurar o número limite de falhas de alerta antes que uma assinatura seja suspensa. Para alterar o número limite de falhas de alerta orientado por dados que podem ocorrer antes que os alertas sejam suspensos, use a opção do tsm configuration set, dataAlerts.SuspendFailureThreshold.

Isso define o limite do número de falhas de alertas consecutivas necessárias antes de suspender o alerta. Esta é uma configuração em todo o servidor. O valor limite se aplica a cada alerta orientado por dados configurado no servidor.

Retomar alertas suspensos

Se um alerta falhar mais de cinco vezes, você receberá uma notificação por e-mail informando que o alerta foi suspenso. Há algumas maneiras para os administradores ou proprietários de alerta retomarem um alerta suspenso:

  • Na área Tarefas > Alertas das páginas na Web do Tableau, aparece um ícone na coluna Última verificação para indicar que p alerta está suspenso. Selecione ... > Retomar alerta para retomar o alerta.

  • Clique em Retomar alerta no e-mail de notificação para retomar o alerta. Uma notificação permitirá que você retome o alerta ou indique que o modo de exibição foi alterado e o alerta deve ser excluído.

  • A partir do painel Alertas da exibição ou pasta de trabalho afetada. Para retomar o alerta a partir de uma exibição ou pasta de trabalho, selecione Alerta para abrir o painel Alertas. Um ícone aparece ao lado do alerta suspenso. Selecione Ações > Retomar alerta no alerta afetado para retomar.

Os proprietários de alerta receberão um e-mail de notificação quando o alerta estiver funcionando novamente.

Controlar com que frequência o servidor verifica os alertas orientados por dados

Por padrão, o Tableau Server faz verificações a cada 60 minutos para confirmar se as condições dos dados para os alertas são verdadeiras. Se observar impactos no desempenho, é possível personalizar este intervalo de tempo com a opção do tsm configuration set, dataAlerts.checkIntervalInMinutes.

Independentemente da configuração de dataAlerts.checkIntervalInMinute, o servidor também verifica alertas sempre que extrações na pasta de trabalho relacionado são atualizadas. Para verificar um alerta com mais frequência do que a configuração especifica, altere o agendamento de atualizações das extrações.

Rastrear o processo de verificação de alerta do servidor

Na exibição Tarefas em segundo plano para não extrações, é possível controlar o processo de verificação de alertas do servidor ao procurar estas tarefas:

  • Localizar alertas de dados para verificação

  • Verificar se a condição de alerta de dados é verdadeira

O usuário "Localiza" e limita as tarefas de "Verificar" para alertas que podem enviar no momento e-mails relacionados. Por exemplo, se um usuário escolher a frequência de e-mail "Diariamente no máximo", após a condição do alerta tornar-se verdadeira, o servidor aguardará 24 horas antes de verificar o alerta novamente.

Cada tarefa de "Verificar" usa o processador em segundo plano de um servidor ao carregar a exibição relacionada para avaliar a condição do alerta. Se todos os usuários visualizarem a mesma versão de uma exibição, ela será carregada apenas uma vez. Porém, se os usuários aplicarem filtros a uma exibição ou os dados visualizados são limitados pela segurança no nível de usuário, a exibição será carregada uma vez para cada destinatário.

Identificar e corrigir alertas de falha

Como administrador, você pode proativamente identificar alertas com falha dos quais os usuários podem não estar cientes. Para verificar:

  1. Selecione Status no menu do site.

  2. Selecione Tarefas em segundo plano para não extrações.

  3. No menu suspenso Tarefa, selecione a opção Verificar se o alerta de dados é verdadeiro.

  4. Na extrema direita, clique em Erro para ver uma lista de alertas com falha.

  5. Focalize o ícone de falha vermelho para exibir uma dica de ferramenta com os detalhes do alerta.

Para determinar o proprietário do alerta, procure o número da ID do alerta na tabela data_alerts do Repositório do Tableau Server. (Na área de gerenciamento de alerta de um site, você também pode procurar o nome do alerta abaixo do número, mas esteja ciente de que diversos alertas podem usar o mesmo nome.)

Observação: a partir do Tableau Server 2019.1, os proprietários de alertas serão automaticamente notificados quando um alerta falhar dez vezes. Os administradores podem personalizar quando os proprietários de alertas recebem notificações. Os administradores podem alterar a configuração para que os usuários não recebam notificações dos alertas que falharam antes da atualização para o Tableau Server 2018.1.

Normalmente, os alertas com falhas são causados por alterações de conteúdo noTableau Server. Incentive os usuários a recriar alertas caso ocorram alterações como estas:

  • O campo de uma pasta de trabalho, de uma exibição ou de dados é removido ou renomeado.

  • As credenciais de banco de dados inseridas nas pastas de trabalho expiram. (Os alertas exigem que as pastas de trabalho usem credenciais inseridas ou não usem credenciais.)

  • Uma fonte de dados se torna inacessível.

Dica: para receber um e-mail de forma automática quando os alertas falham, siga as etapas em Coletar dados com o repositório do Tableau Servere conecte-se com a tabela "background_jobs". Nessa tabela, crie uma exibição personalizada que inclua o nome do trabalho "Verificar se a condição de alerta de dados é verdadeira" e seu código de conclusão. Depois, configure um alerta orientado por dados para receber por e-mail sempre que um código de conclusão for igual a 1 (falha).

Agradecemos o seu feedback. Ocorreu um erro ao enviar seu feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.