Essa página foi útil?
Sim Não

Conectores de dados da Web no Tableau Server

O Tableau Server no Windows agora inclui o Tableau Services Manager (TSM), que substitui o Utilitário de configuração e a ferramenta de linha comando tabadmin. Caso precise de ajuda para uma versão anterior do Tableau Server, consulte a página Ajuda do Tableau.

Os conectores de dados da Web (WDCs) são páginas da Web para conectar-se a dados acessíveis por HTTP para fontes de dados que ainda não têm um conector no Tableau. Os WDCs permitem a conexão dos usuários a quase todos os dados acessíveis pela Web e a criação de extrações para as pastas de trabalho. As fontes de dados para o WDC podem incluir serviços da Web internos, dados JSON, REST APIs e outras fontes disponíveis por HTTP ou HTTPS. Os usuários podem criar seus próprios WDC ou usar os conectores criados por outros.

Para obter informações sobre como usar o WDC no Tableau Desktop, consulte Conector de dados da Web na documentação do Tableau Desktop.

Para obter informações sobre como criar um WDC, consulte a documentação do conector de dados da Web no Github.

Antes de executar os conectores no Tableau Server

Como medida de segurança, o Tableau Server não executará os WDCs a menos que você aprove o conector, conforme explicado neste tópico.

Observação:é preciso ser um administrador do sistema para aprovar os WDCs para uso no Tableau Server.

Os WDCs precisam da sua aprovação porque contêm código executável e normalmente fazem solicitações a sites de terceiros. Antes de um usuário poder usar o WDC com o Tableau Server, será necessário adicionar o domínio e a porta usados pelo conector a uma lista segura (lista autorizada), bem como incluir os domínios que um conector pode enviar e receber solicitações de uma lista segura secundária (lista autorizada secundária). Antes de fazer isso, recomendamos que avalie e teste o conector, para que saiba o que ele faz e a quais sites se conectam. Para obter mais informações, consulte Teste e verificação dos conectores de dados da Web.

Ao adicionar um conector a listas seguras (aprovadas), você configura o Tableau Server para permitir conexões a uma URL em especial, onde o conector está hospedado e de uma URL que pode ser consultada pelo conector. Este é a única maneira de permitir que o Tableau Server execute os WDCs. Os conectores podem ser hospedados em um servidor dentro do firewall da sua empresa ou em um domínio externo. A importação de WDCs não é suportada pelo Tableau Server.

Gerenciar conectores em uma lista segura

Para adicionar um WDC à lista segura, use o comando tsm data-access web-data-connectors add. Este comando e os comandos relacionados descritos abaixo permitem que as seguintes tarefas sejam executadas:

  • Adicionar WDCs à lista segura e à lista segura secundária.

  • Permitir ou proíbir todos os WDCs ou atualizações do WDC.

  • Remover um ou mais conectores da lista de segurança.

  • Listar todos os WDCs na lista de segura e lista segura secundária.

A atualização de listas seguras do WDC requer uma reinicialização do servidor

Após executar qualquer comando que faça alterações nos WDCs, é necessário aplicar as alterações pendentes usando o comando tsm pending-changes apply.

O comando pending-changes apply exibe um prompt para informar que reiniciará o Tableau Server se o servidor estiver em execução. O prompt será exibido mesmo que o servidor esteja parado, porém, nesse caso, não há reinicialização. Cancele o prompt com a opção --ignore-prompt, mas isso não altera o comportamento de reinicialização. Para obter mais informações, consulte tsm pending-changes apply.

Adicionar conectores à lista segura e à lista segura secundária

Para adicionar um conector à lista segura e à lista segura secundária, use o comando tsm data-access web-data-connectors add, fornecendo o nome, a URL da lista segura e as URLs da lista segura secundária. Você também pode gerenciar os WDCs usando Entidade de web-data-connector-settings. Após executar o comando, é necessário aplicar as alterações pendentes usando o comando tsm pending-changes apply.

tsm data-access web-data-connectors add --name 'WTA WDC' --url https://dtreskunov.github.io:80/wta-wdc/ --secondary https://dtreskunov.github.io/*

Observações sobre formatação:

  • Certifique-se de usar aspas retas ("e '), não aspas "inteligentes", em torno do nome do WDC.
  • Para muitos WDCs, a porta especificada para a opção --url é 443 ou 80, mas é possível verificar o valor para o seu conector ao analisar os detalhes da fonte de dados no Tableau Server.
  • Se um WDC enviar solicitações e receber dados de vários domínios, use uma lista de URL delimitada por vírgulas para a opção --secondary.
  • Para adicionar um domínio inteiro à lista segura secundária, termine a URL do domínio com um caractere curinga (*).

Permitir ou proibir todos os WDCs ou atualizações de WDCs

Para permitir ou proibir os WDCs ou as atualizações de extração de WDCs, use o seguinte comando antes de executar o tsm pending-changes apply:

tsm data-access web-data-connectors allow

Remover um ou mais WDCs da lista segura

Para remover um ou mais WDCs da lista segura, use o seguinte comando antes de executar o tsm pending-changes apply:

tsm data-access web-data-connectors delete

Listar todos os WDCs na lista segura

Para listar todos os WDCs na lista segura, use o seguinte comando:

tsm data-access web-data-connectors list

Atualização da extração para um conector

Quando um usuário cria uma pasta de trabalho que utiliza um WDC, o Tableau Server cria uma extração de dados retornados pelo conector. Se o usuário, em seguida, publicar a pasta de trabalho, o processo de publicação envia a pasta de trabalho e a extração dos dados para o servidor.

O Tableau pode atualizar uma extração que foi criada por um WDC, assim como pode atualizar qualquer extração. Se o conector exigir credenciais para fazer logon na fonte de dados baseada na Web, será necessário garantir que as credenciais sejam inseridas com a fonte de dados e que o WDC esteja na lista segura do servidor. O Tableau Server não pode atualizar a extração se o conector precisar de credenciais e elas não estão inseridas na fonte de dados. Isto é porque a atualização pode ocorrer conforme uma agenda ou em algum contexto em segundo plano, e o servidor pode não solicitar as credenciais.

Atualmente, não há como autenticar novamente uma fonte de dados a partir do Tableau Server diretamente. Se a fonte de dados tiver credenciais que expiram, ou foi publicada sem inserir as credenciais, a pasta de trabalho e a extração de dados precisam ser publicadas novamente com as novas credenciais inseridas.

Se o processo em segundo plano que executa a operação de atualização falhar, ele cria um alerta e uma entrada de registro que indica esse problema. Os usuários poderão ver que a data e hora da extração não é alterada.

Para desabilitar a atualização para todos os WDCs, use o comando tsm data-access web-data-connectors allow -r false.

Solução de problemas

Se o servidor tiver problemas com a adição de conectores a uma lista segura, examine os arquivos de registro. Não se esqueça de verificar os arquivos de registro no nó do servidor inicial e nos outros nós que executam o processo de gateway. Para obter mais informações sobre os arquivos de registro, Locais do arquivo de log do servidor.

Se o problema for que o Tableau Server não consegue atualizar uma extração criada por um WDC, verifique se a configuração webdataconnector.refresh.enabled foi definida como true. Se estiver configurado para false, execute o seguinte comando para permitir atualizações de extração para todos os WDCs no servidor:

tsm data-access web-data-connectors allow -r true

Observação: a lista segura é a única maneira de permitir que o Tableau Server execute conectores de dados da Web. A importação dos conectores de dados da Web foi descontinuada a partir da versão 10.5.