Implantar um ensemble do Serviço de coordenação

O Tableau Server no Windows agora inclui o Tableau Services Manager (TSM), que substitui o Utilitário de configuração e a ferramenta de linha comando tabadmin. Caso precise de ajuda para uma versão anterior do Tableau Server, consulte a página Ajuda do Tableau.

O Serviço de coordenação é criado no Apache ZooKeeper, um projeto de código-fonte aberto, e coordena atividades no servidor, garantindo quorum no caso de falha e servindo como a fonte do "truth" relacionada à topologia, a configuração e o estado do servidor. O serviço é instalado automaticamente no nó inicial do Tableau Server, mas nenhuma instância adicional é instalada ao adicionar outros nós. Como o funcionamento bem-sucedido do Tableau Server depende que o Serviço de coordenação funcione adequadamente, recomendamos que, para instalações de servidor de três ou mais nós, você adicione instâncias adicionais do Serviço de coordenação ao implantar um novo ensemble do Serviço de coordenação. Isso oferece redundância e disponibilidade aprimorada caso essa instância apresente problemas.

Requisitos de hardware

O hardware usado para executar o Tableau Server pode afetar o modo de execução do Serviço de coordenação. Em particular:

  • Memória. O Serviço de coordenação mantém as informações de estado na memória. Originalmente, o consumo da memória é pequeno, não sendo um fator no desempenho geral do servidor.

  • Velocidade do disco. Devido ao armazenamento de informações de estado no disco, o serviço aproveita a velocidade rápida do disco nos computadores de nó individual.

  • Velocidade de conexão entre os nós. O serviço comunica-se continuamente entre nós de cluster; uma velocidade rápida de conexão entre os nós fornece uma sincronização mais eficiente.

Como o Serviço de coordenação é repleto de E/S, se estiver executando o Tableau Server em computadores que correspondem aos ou excedem os requisitos mínimos de hardware, é interessante configurar um ensemble do Serviço de coordenação que coloca o serviço em nós não utilizados por outro processo de servidor. Isso reduz a chance de atrasos devido à conflito de E/S entre processos de servidor. Para obter informações sobre como implantar um ensemble em nós exclusivos do Serviço de coordenação dedicados, consulte Configurar o Tableau Server para alta disponibilidade com nós exclusivos do Serviço de coordenação.

O quórum do Serviço de coordenação

Para garantir que o Serviço de coordenação possa funcionar corretamente, é exigido um quorum — um número mínimo de instâncias do serviço. Isso significa que o número de nós em sua instalação afeta a quantidade de instâncias do Serviço de coordenação que você deverá configurar em seu ensemble.

Número de instâncias do Serviço de coordenação a serem usadas

O número máximo de instâncias do Serviço de coordenação que você pode ter em um ensemble no Tableau Server depende de quantos nós do Tableau Server você possui em sua implantação. Configurar um ensemble do Serviço de coordenação com base nestas diretrizes:

Número total de nós do servidor Número recomendado de nós do Serviço de Coordenação no ensemble (deve ser 1, 3 ou 5) Observações
1 a 2 nós 1 nó Esse é o padrão e não requer alterações, a não ser que deseje mover o Serviço de coordenação do nó inicial para um nó adicional.
3 a 4 nós 3 nós  
5 ou mais nós 5 nós O número máximo de instâncias do Serviço de coordenação que você pode instalar é cinco.

 

Implantar um novo ensemble do Serviço de coordenação

Se instalar um total de três ou mais nós, implante também um ensemble do Serviço de coordenação. Se não fizer isso, receberá uma mensagem de aviso sempre que fizer alterações na configuração ou na topologia do servidor. É possível ignorar esta mensagem, mas, como uma prática recomendada, você deve implantar um ensemble do Serviço de coordenação para vários nós.

Ao instalar o Tableau Server, uma única instância do Serviço de coordenação é instalada no nó inicial. O TSM e o Tableau Server dependem do Serviço de coordenação para funcionarem adequadamente. Sendo assim, de forma a fornecer redundância e garantir disponibilidade nas instalações de vários nós, configure instâncias adicionais do Serviço de coordenação ao implantar um ensemble do Serviço de coordenação. Os ensembles do Serviço de coordenação estão instalados com uma, três ou cinco instâncias do Serviço de coordenação. Em uma instalação de três nós do Tableau Server, o número recomendado de instâncias do Serviço de coordenação é três: um em cada nó.

Observação: esta operação inclui etapas que você poderá ter de executar com a linha de comando do TSM. Para usar a CLI do TSM, é necessário ter acesso de administrador à linha de comando em um dos nós em sua instalação e credenciais de administrador do TSM para executar comandos do TSM.

As etapas a seguir mostram como implantar um novo ensemble do Serviço de coordenação em um cluster de três nós do Tableau Server já existente, assim como limpar o ensemble antigo.

  1. No nó inicial, abra um prompt de comando como administrador.

  2. Digite este comando para entrar no Tableau Server como administrador do TSM:

    tsm login -u <username>

    Você deverá informar sua senha.

  3. Digite este comando para interromper o Tableau Server:

    tsm stop

    Alguns processos do TSM permanecerão em execução, inclusive o Controlador de administração e o Agente de administração.

  4. Obtenha as IDs de cada nó no cluster:

    tsm topology list-nodes -v

  5. Use o comando tsm topology deploy-coordination-service para adicionar um novo ensemble do Serviço de coordenação ao adicioná-lo a nós específicos. Especifique os nós aos quais o Serviço de coordenação deve ser adicionado. O comando também torna o novo ensemble o de “produção” (o ensemble em uso)

    Por exemplo, implante o Serviço de coordenação em todos os nós de um cluster de três nós:

    tsm topology deploy-coordination-service -n node1,node2,node3

  6. Aguarde até que o novo ensemble do Serviço de coordenação esteja em execução.

    Depois de implantar o novo ensemble do Serviço de coordenação, aguarde alguns minutos antes de verificar o status no servidor. Se verificar o status antes da conclusão da implantação, pode obter resultados duvidosos, com alguns processos exibindo o status em execução quando não estão, além do Serviço de coordenação mostrando um status “indisponível” enquanto o serviço está sincronizando entre nós no cluster. O Tableau Server pode se apresentar como se estivesse em um estado de erro quando isso estiver acontecendo.

  7. Verifique se o novo ensemble do Serviço de coordenação está sendo executado adequadamente:

    tsm status -v

    No nó inicial deve ser exibido:

    • Duas instâncias do Serviço de coordenação, ambas com status de "em execução".

    • O Controlador de administração com um status de "em execução". (O Controlador de administração é instalado somente no nó inicial.)

    • O Agente de administração com um status de "em execução".

    Caso não veja um status de "em execução" para todos os itens acima, aguarde alguns minutos e execute o comando de status novamente.

  8. Continue a verificar o status até que você seja solicitado a entrar novamente no TSM. Quando for solicitado a entrar, o novo ensemble estará em execução e você poderá remover o antigo.

    Observação: se houver um problema com uma instância do Serviço de coordenação (se for exibido como parado, por exemplo), alterne para o ensemble anterior do Serviço de coordenação usando o comando tsm topology toggle-coordination-service . Para isso, o Controlador e agente de administração deve estar em execução. Só é possível para o ensemble anterior se não tiver executado o comando cleanup-coordination-service . O Tableau Server não pode estar em execução ao usar esse comando.

  9. Quando for solicitado a entrar, o novo ensemble estará em execução adequadamente. Entre no TSM e remova o ensemble antigo. Esta etapa é obrigatória. Não é possível executar o Tableau Server com vários ensembles do Serviço de coordenação configurados.

    tsm topology cleanup-coordination-service

    O Tableau Server deve ser interrompido ao usar esse comando.

  10. Inicie o Tableau Server:

    tsm start

Agradecemos o seu feedback. Ocorreu um erro ao enviar seu feedback.