Essa página foi útil?
Sim Não

Atualização de extrações para o formato .hyper

O Tableau Server no Windows agora inclui o Tableau Services Manager (TSM), que substitui o Utilitário de configuração e a ferramenta de linha comando tabadmin. Caso precise de ajuda para uma versão anterior do Tableau Server, consulte a página Ajuda do Tableau.

A partir da versão 10.5, as novas extrações usam o formato .hyper em vez do .tde. As extrações no formato .hyper se aproveitam de um processador de dados melhorado, que suporta o mesmo desempenho para consultas e análises rápidas que o processador anterior, mas para extrações ainda maiores.

Este artigo cobre o que você e seus usuários devem saber, como resultado da alteração do formato da extração na versão 2019.1 e como a alteração impacta seus usuários.

Alterações das extrações na versão 10.5

Com a introdução da tecnologia de processador de dados melhorada do Tableau, a Hyper, também há alteração no formato da extração. Conforme mencionado acima, as extrações criadas na versão 2019.1 usam o formato .hyper. Embora a versão 2019.1 do Tableau possa continuar a ler as extrações .tde, ela não pode criar novas extrações .tde. O impacto desta alteração de formato significa que, quando determinadas tarefas de extração forem realizadas por um usuário ou pelo Tableau Server, como atualizar extração ou incluir dados, a extração .tde será automaticamente atualizada e convertida para uma extração .hyper.

Após uma extração ser atualizada para uma extração .hyper, seus usuários podem interagir com a extração .hyper, da mesma maneira que em uma extração .tde. No entanto, seus usuários devem estar cientes das seguintes limitações de reversão:

  • A atualização não pode ser revertida. Não é possível converter uma extração atualizada de volta para uma .tde.

  • Não é possível abrir a extração atualizada no Tableau Desktop 10.4 3 e anterior.

  • As pastas de trabalho com extrações atualizadas não podem ser publicadas como uma versão mais antiga do Tableau Desktop para o Tableau Server.

  • As pastas de trabalho com extrações atualizadas não sofrer downgrade para uma versão mais antiga no Tableau Desktop.

  • Não é possível abrir pastas de trabalho que contenham uma extração atualizada, se forem baixadas do Tableau Server por meio da opção Baixar pasta de trabalho do Tableau, no Tableau Desktop 10.4 ou anteriores.

Tarefas que causam atualização de extração

Há três maneiras distintas de uma extração .tde ser atualizada para uma extração .hyper: 1.) durante a atualização de uma extração (completa ou incremental), 2.) ao incluir dados a uma extração e 3.) quando uma extração é atualizada manualmente usando o Tableau Desktop 2019.1. Após uma extração ter sido atualizada, a extração .tde original é automaticamente removida do Tableau Server se não estiver sendo referência de outras pastas de trabalho.

As tarefas a seguir no Tableau Server automaticamente atualiza e converte uma extração .tde para uma extração .hyper:

  • Atualização de extração manual

  • Atualização de extração agendada

  • Tarefa de atualização automatizada realizada por meio do tabcmd

  • Tarefa de atualização automatizada realizada por meio do utilitário de linha de comando de extração

  • Inclusão automatizada de dados em uma extração por meio do tabcmd

  • Inclusão automatizada de dados em uma extração por meio do utilitário de linha de comando de extração

Impacto da atualização de extração

A Tableau recomenda que a versão do Tableau Desktop no seu ambiente seja atualizado para corresponder ao Tableau Server 2019.1. Se não forem correspondentes, a compatibilidade da extração pode gerar problemas, dependendo da tarefa que os seus usuários desejam realizar.

Para ter uma melhor compreensão de quando as atualizações da extração podem ocorrer e possíveis problemas de compatibilidade que seus usuários podem ter, analise a explicação detalhada de cenários de compatibilidade da extração na página de suporte do Tableau ou um resumo da explicação abaixo.

Observação: nas tabelas abaixo, "10.4" representa o Tableau 10.4 e versões anteriores e "10.5”  representa o Tableau 10.5 e versões posteriores.

Realização de tarefas no Tableau Server 10.5

Ao trabalhar com extrações criadas no Tableau Desktop 10.4 e em versões anteriores, seus usuários devem conhecer cenários de compatibilidade relacionados a extrações a seguir para tarefas comuns realizadas no Tableau Server 10.5.

 

Tarefa

Pasta de trabalho 10.4 Pasta de trabalho 10.5
Extração .tde Extração .tde Extração .hyper
Publicar com o Tableau Desktop 10.4 Não é possível Não é possível
Publicar com o Tableau Desktop 10.5
Atualização, atualização agendada ou inclusão A versão da pasta de trabalho permanece inalterada, mas as extrações são atualizadas para o formato .hyper A versão da pasta de trabalho permanece inalterada, mas as extrações são atualizadas para o formato .hyper
Editar/salvar na criação na Web A versão da pasta de trabalho é alterada para 10.5, a extração permanece no formato .tde
Editar/salvar na criação na Web, em seguida atualizar ou incluir A versão da pasta de trabalho é alterada para 10.5 e a extração é atualizada para o formato .hyper A versão da pasta de trabalho permanece inalterada, mas as extrações são atualizadas para o formato .hyper

Download para o Tableau Server 10.5

Ao trabalhar com extrações criadas no Tableau Desktop 10.4 e em versões anteriores, seus usuários devem conhecer cenários de compatibilidade relacionados a extrações a seguir ao baixar com o Tableau Server 10.5.

 

Tarefa

Pasta de trabalho 10.4 Pasta de trabalho 10.5
Extração .tde Extração .tde Extração .hyper
Baixar e abrir No Tableau Desktop 10.4 Não é possível abrir a pasta de trabalho; a mensagem de erro "esta pasta de trabalho usa uma extração .hyper e não é compatível com esta versão; abra a pasta de trabalho na versão 10.5 ou posterior" é exibida e, em seguida, é solicitado a localizar a extração Não é possível abrir a pasta de trabalho; a mensagem de erro "este arquivo foi criado por uma versão posterior; atualize o Tableau” é exibida
Baixar e abrir No Tableau Desktop 10.5
Exportar como versão com o Tableau Desktop 10.5 A opção está esmaecida

Automatização das tarefas de atualização e inclusão

Ao trabalhar com extrações criadas no Tableau Desktop 10.4 e em versões anteriores, seus usuários devem conhecer cenários de compatibilidade relacionados à extração com automatização de tarefas de atualização e inclusão usando o tabcmd ou o utilitário de linha de comando do Tableau.

 

Tarefa

Pasta de trabalho 10.4 Pasta de trabalho 10.5
Extração .tde Extração .tde Extração .hyper
Atualização ou inclusão usando tabcmd 10.4 A versão da pasta de trabalho permanece inalterada, mas as extrações são atualizadas para o formato .hyper A versão da pasta de trabalho permanece inalterada, mas as extrações são atualizadas para o formato .hyper
usando tabcmd 10.5 A versão da pasta de trabalho permanece inalterada, mas as extrações são atualizadas para o formato .hyper A versão da pasta de trabalho permanece inalterada, mas as extrações são atualizadas para o formato .hyper
Publicar usando tabcmd 10.4 Não é possível
usando tabcmd 10.5 Não é possível Não é possível
Atualização ou inclusão usando o utilitário de linha de comando do Tableau 10.4 Não é possível Não é possível
usando o utilitário de linha de comando do Tableau 10.5 A versão da pasta de trabalho permanece inalterada, mas as extrações são atualizadas para o formato .hyper A versão da pasta de trabalho permanece inalterada, mas as extrações são atualizadas para o formato .hyper

Por que manter uma extração no formato .tde?

Se a versão do Tableau Desktop não puder ser atualizada para corresponder ao Tableau Sever 2019.1, seus usuários precisarão manter as extrações no formato .tde.

Como manter uma extração no formato .tde

Para manter uma extração no formato .tde, não atualize-a. Para ajudar seus usuários a não atualizar as extrações, avise-os que não devem realizar qualquer uma das tarefas listadas acima na seção Atualização de extrações para o formato .hyper. Em seguida, considere as sugestões a seguir para manter uma versão .tde de uma extração.

  • Desabilite as agendas de atualização de extrações existentes no Tableau Server até que seja possível identificar quais extrações devem ou não ser atualizadas.

    Observação: para acessar a agenda de atualização de uma extração, é obrigatório ser o dono da fonte de dados ou um administrador do servidor, administrador de site ou líder de projeto. Para obter mais informações sobre quais funções no site permitem os recursos completos de Líder de projeto, consulte Administração no nível do projeto.

  • Continue a realizar atualizações de extrações e tarefas de inclusão de dados por meio do Tableau Server2019.1, mas mantenha uma versão anterior do Tableau Desktop e a capacidade de se conectar com os dados originais caso precise recriar a extração .tde.

  • Use uma versão anterior do Tableau Desktop para realizar tarefas de extração, como atualização de extrações ou inclusão de dados.

O que esperar após a atualização da extração

Após uma atualização da extração, seus usuários devem esperar algumas alterações adicionais ao trabalhar com extrações na versão 2019.1. Para obter mais informações, consulte a seção Após uma atualização de extração na Ajuda do Tableau.