Essa página foi útil?
Sim Não

Exemplos de ajuste de desempenho

O Tableau Server no Windows agora inclui o Tableau Services Manager (TSM), que substitui o Utilitário de configuração e a ferramenta de linha comando tabadmin. Caso precise de ajuda para uma versão anterior do Tableau Server, consulte a página Ajuda do Tableau.

Este tópico lista as configurações de exemplo do processo para a instalação do Tableau Server com um, dois e três nós. Use estas configurações do processo como ponto de partida ao ajustar o número de processos do servidor em sua instalação do Tableau Server.

Exemplo de um nó: balanceado

Este exemplo mostra um sistema de 64 bits, mais de 8 núcleos, mais de 16GB configurado para uso intenso de extração.

A configuração para este exemplo ficaria assim:

Notas de configuração

  • O servidor executa dois processos do VizQL Server, dois processos do Servidor de Cache e dois processos do Servidor de Dados. Estes são os valores recomendados e os padrões de instalação.

  • Como uma regra geral, execute um processo do Servidor cache para cada processo do VizQL Server no nó.

  • Calcule o número mínimo de processos do Processador em Segundo Plano a ser executado, dividindo o número total de núcleos físicos do computador por quatro. Para calcular o número máximo, divida os núcleos físicos totais do computador por dois.

  • Tanto os processos do Processador em Segundo Plano, quanto os do Processador de Dados consomem muitos recursos de CPU.

  • Agende as atualizações da extração fora dos horários de pico para ajudar os processos do VizQL Server, do Servidor de Aplicativos, do Processador de Dados e do Processador em Segundo Plano a não competirem entre si para obterem recursos do sistema.

Exemplo de dois nós: Otimizado para uso intenso de extração

Este exemplo mostra a configuração possível de uma implantação do Tableau Server com dois nós que lida com a utilização intensa de extrações. Extração intensa significa muitas extrações e atualizações frequentes de extrações. O processador em segundo plano está sempre ocupado, durante horários de pico e fora do pico.

Os dois nós estão em sistemas de 64 bits, com mais de 8 núcleos e mais de 16 GB.

Observe que os processos do VizQL Server, do Servidor de aplicativos e do Servidor de dados no nó inicial são isolados dos processos em segundo plano, que estão em execução no nó adicional.

A configuração para este exemplo ficaria assim:

Notas de configuração

O principal objetivo aqui é isolar o processo do processador em segundo plano em seu próprio nó para facilitar as atualizações de extrações. O processador em segundo plano e o processador de dados colocalizado são usados durante a atualização de extrações, portanto, isolá-los em um nó separado ajudará a melhorar o conflito de remoção entre o processo de atualização de extração e as exibições e as interações do usuário com as pastas de trabalho.

  • O nó inicial executa dois processos do VizQL Server, dois processos do Servidor cache e dois processos do Servidor de dados.

  • Como uma regra geral, execute um processo do Servidor cache para cada processo do VizQL Server no nó.

  • Isole os processos do Processador em segundo plano, configurando-os para execução no nó adicional. Para calcular o número mínimo de processos do Processador em Segundo Plano a ser executado, divida o número total de núcleos físicos do computador por quatro. Para calcular o número máximo, divida os núcleos físicos totais do computador por dois.

  • Isole os processos do Processador em Segundo Plano dos processos do VizQL Server, do Servidor de Aplicativos e do Servidor de Dados.

  • Separe o processo de Armazenamento de Arquivo do processador em segundo plano para ajudar a minimizar o impacto dos processos do processador em segundo plano nas exibições do usuário.

Exemplo de três nós: Otimizado para o equilíbrio entre as extrações e o tráfego de usuários

Uma configuração de três nós ou mais é recomendada para atingir o melhor desempenho, em casos de volume alto de atualização e utilização de extração, bem como um número alto de usuários simultâneos. Neste exemplo, todos os computadores têm sistemas de 64 bits, 16 núcleos, mais de 16 GB.

A configuração para este exemplo ficaria assim:

Notas de configuração

  • Para esta configuração, 16 núcleos são recomendados para cada nó.

  • Execute dois processos do VizQL Server, dois do Servidor de Cache e dois Data Server nos nós que não estão executando os processos do Processador em Segundo Plano.

  • Como uma regra geral, execute um processo do Servidor de Cache para cada processo do VizQL Server.

  • Os processos do Processador em Segundo Plano estão em seus próprios nós, de modo que não compitam por recursos com os outros processos. Como esse nó é dedicado aos processos do Processador em Segundo Plano e eles podem consumir 100% dos recursos da CPU, o número recomendado de processos é o número de núcleos físicos dividido por dois. No entanto, para um ambiente de extração mais intenso, aumente o número desses processos para igualar ao número de núcleos físicos do nó.

  • Execute os processos do Armazenamento de arquivo no nó inicial e no nó adicional (mostrado como Nó adicional 1 na imagem de Status do servidor acima) que não estejam executando os processos do Processador em segundo plano. Isso permite que o Tableau Server divida duas solicitações de exibição entre os dois nós.

  • As cargas do usuário para os processos do Servidor de Aplicativos e do Data Server podem ser tratadas normalmente por uma única instância de cada processo. No entanto, é possível configurar dois de cada processo para fornecer redundância.

  • Na maioria das condições, os processos do Servidor de Dados e os processos do Processador de Dados não serão um afunilamento para a taxa de transferência geral do sistema, desde que existam ciclos de CPU suficientes para eles. Para aumentar a capacidade de exibição, adicione nós adicionais e execute processos dedicados do VizQL Server neles. Para aumentar a capacidade de atualização de extrações, adicione nós adicionais e execute processos dedicados do Processador em Segundo Plano neles.