Requisitos mínimos de hardware e recomendações para o Tableau Server

O Tableau Server no Windows agora inclui o Tableau Services Manager (TSM), que substitui o Utilitário de configuração e a ferramenta de linha comando tabadmin. Caso precise de ajuda para uma versão anterior do Tableau Server, consulte a página Ajuda do Tableau.

Os requisitos mínimos de hardware e as recomendações a seguir aplicam-se a todos os computadores que estão executando o Tableau Server, incluindo hardware físico e máquinas virtuais (VMs):

  • Os requisitos mínimos são o hardware mínimo que seu computador deverá ter para que a instalação do Tableau Server ocorra. Caso seu computador não cumpra os requisitos, o programa de instalação não instalará o Tableau Server. Esses requisitos mínimos são apropriados para testagem e prototipagem.

  • As recomendações mínimas são mais altas que os requisitos mínimos e representam a configuração mínima de hardware que você deve usar para uma instalação de produção de Tableau Server. Se seu computador atender aos requisitos mínimos, mas não atender a estas recomendações, o programa de instalação o avisará, mas você poderá continuar a instalação.

Além disso, o Tableau Server não deverá ser instalado em um computador físico ou uma instância de VM que também esteja executando aplicativos que consomem muitos recursos, por exemplo, bancos de dados ou servidores de aplicativos.

Observação: Se você instalar o Tableau Server em um computador que atende aos requisitos mínimos de hardware, mas não tiver pelo menos 8 núcleos e 16 GB de memória do sistema, os padrões serão reduzidos para uma instância de cada processo por padrão. Para obter mais informações sobre processos, consulte Limites de processo do servidor

Requisitos mínimos de hardware

O computador no qual você está instalando ou atualizando o Tableau Server deve atender aos requisitos mínimos de hardware. Se o programa de instalação determinar que seu computador não atende aos requisitos a seguir, você não será capaz de instalar o Tableau Server.

Para obter mais informações sobre como o programa de Instalação determina o hardware, consulte Determinação do hardware do computador.

Esses requisitos mínimos são adequados para um computador usado para protótipo e teste do Tableau Server. Eles são aplicáveis a instalações de nó único e a cada computador em uma instalação distribuída.

 

Processador

CPU

RAM

Espaço livre em disco

Requisitos mínimos de hardware

64 bits(chipsts de x64)

4 núcleos

16 GB

15 GB

Para os requisitos:

  • O espaço livre no disco será calculado após a extração do programa de Instalação do Tableau Server. O programa de instalação usa cerca de 1 GB de espaço. Pode ser necessário alocar espaço em disco adicional dependendo de vários fatores como estar usando extrações ou não. Para obter mais informações, consulte Requisitos de espaço em disco.

  • A contagem de núcleos baseia-se nos núcleos "físicos". Núcleos físicos podem representar hardware de servidor reais ou em uma máquina virtual (VM). O hyper-threading é ignorado para a finalidades de contar núcleos.

Recomendações mínimas de hardware

Para uso em produção, o computador no qual você instala ou atualiza o Tableau Server deverá atender ou exceder as recomendações mínimas de hardware. Estas recomendações são gerais. As necessidades reais do sistema para as instalações do Tableau Server podem variar com base em muitos fatores, incluindo o número de usuários e o número e tamanho das extrações. Se o programa de instalação determinar que o seu computador não atende às recomendações a seguir, você receberá um aviso, mas poderá continuar com o processo de instalação. Para obter recomendações de produção com base no hardware usado pelo Tableau para testar a escalabilidade, consulte Recomendações do hardware.

Tipo de instalação

Processador

CPU

RAM

Espaço livre em disco

Nó único

64 bits(chipsts de x64)

8 núcleos, 2.0 GHz ou superior

32 GB

50 GB

Se estiver adicionando o Tableau Prep Conductor à sua instalação do Tableau Server, é recomendável adicionar um segundo nó e dedicá-lo para a execução do Prep Conductor no Tableau Server. Esse nó deve ter um mínimo de quatro núcleos (8 vCPUs) e 16 GB de RAM.

Implantações empresariais e de vários nós

Entre em contato com o Tableau para obter orientação técnica.

Os nós devem atender às recomendações mínimas de hardware ou excedê-las, exceto:

  • Nós que executam o processador em segundo plano, em que quatro núcleos podem ser aceitáveis.

  • Nó dedicado para o Tableau Prep Conductor: mínimo de quatro núcleos (8 vCPUs) e 16 GB de RAM.

Para as recomendações:

  • O espaço em disco livre será calculado após a extração do programa de Instalação do Tableau Server. O programa de instalação usa cerca de 1 GB de espaço. Pode ser necessário alocar espaço em disco adicional dependendo de vários fatores como estar usando extrações ou não. Para obter mais informações, consulte Requisitos de espaço em disco.

  • A contagem de núcleos baseia-se nos núcleos "físicos". Núcleos físicos podem representar hardware de servidor reais ou em uma máquina virtual (VM). O hyper-threading é ignorado para a finalidades de contar núcleos.

  • A RAM mostrada é o mínimo recomendado para uma instalação de um nó único. A instalação pode funcionar melhor com mais RAM, dependendo da atividade, do número de usuários e dos trabalhos em segundo plano. Para as especificações de hardware, o Tableau testa a escalabilidade internamente, consulte Recomendações do hardware.

Determinação do hardware do computador

O programa de instalação do Tableau Server consulta o sistema operacional para determinar quantos núcleos físicos um computador tem. Para exibir as informações de hardware que o programa de instalação detectou no seu computador, abra o arquivo tabadmin.log na pasta a seguir do computador no qual o Tableau Server está sendo instalado:

<install directory>\ProgramData\Tableau\Tableau Server\logs\tabadmin.log

No arquivo tabadmin.log, procure linhas similares às seguintes essas linhas fornecem informações sobre os núcleos físicos e lógicos detectados pelo programa de instalação e usados para determinar a contagem de núcleos utilizada para o licenciamento.

2015-04-09 14:22:29.533 -0700_DEBUG_10.36.2.32:<machine name>_:_pid=21488_0x2cd83560__user=__request=__ Running hardware check
2015-04-09 14:22:29.713 -0700_DEBUG_10.36.2.32:<machine name>_:_pid=21488_0x2cd83560__user=__request=__ Detected 12 cores and 34281857024 bytes of memory
2015-04-09 14:22:29.716 -0700_DEBUG_10.36.2.32:<machine name>_:_pid=21488_0x2cd83560__user=__request=__ Hardware meets recommended specifications. Default values will be used.

Determinando manualmente o número de núcleos em seu computador

Para determinar manualmente quantos núcleos físicos há no servidor, você pode usar a ferramenta Management Instrumentation Command-line (WMIC). Isso é útil se você não souber se seu computador irá ou não atender aos requisitos mínimos de hardware para a instalação do Tableau Server.

  1. Abra um prompt de comando.

  2. Insira o seguinte comando:

    WMIC CPU Get DeviceID,NumberOfCores

    O resultado exibirá a(s) ID(s) do dispositivo e o número de núcleos físicos do computador.

    Neste exemplo, há duas CPUs, cada uma com seis núcleos, de um total de doze núcleos físicos. Este computador não estaria de alcance aos requisitos mínimos de hardware para instalar o Tableau Server.

    O comando a seguir mostra uma versão mais longa que lista os processadores lógicos, bem como os núcleos físicos.

    WMIC CPU Get DeviceID,NumberOfCores,NumberOfLogicalProcessors,SocketDesignation

    No exemplo acima, o servidor tem um total de doze núcleos físicos, resultando em 24 núcleos lógicos.

Agradecemos o seu feedback. Ocorreu um erro ao enviar seu feedback.