Visão geral dos sites

Os tópicos nesta seção descrevem o conceito do Tableau Server de um site e os aspectos de trabalhar com vários sites. Os tópicos incluem o tipo de autenticação que cada site usa, e o que saber sobre as licença de usuário e o acesso de nível de administrador aos sites.

O que é um site

Você pode estar acostumado a usar o termo site para significar "um conjunto de computadores conectados", ou talvez uma forma abreviada de "site da Web." Mas no contexto do Tableau, usamos site como referência a uma coleção de usuários, grupos e conteúdo (pastas de trabalho, fontes de dados) isolados de qualquer outro conteúdo ou grupo na mesma instância do Tableau Server. Ou seja, o Tableau Server é compatível com a locação múltipla, permitindo que os administradores de servidor criem sites no servidor para vários conjuntos de usuários e conteúdo.

Todo o conteúdo de servidor é publicado, acessado e gerenciado com base no site. Cada site tem sua própria URL e seu próprio conjunto de usuários (embora cada usuário do servidor possa ser adicionado a vários sites). O conteúdo de cada site (projetos, pastas de trabalho e fontes de dados) é completamente isolado do conteúdo de outros sites.

Para obter as recomendações de administrador de site sobre como configurar os usuários em um site, como estruturar um site para publicadores e outros usuários de conteúdo, como conceder permissões a usuários para compartilhar e gerenciar o conteúdo e assim em diante, consulte a seção Gerenciar sites.

Para obter informações sobre como os usuários podem obter conteúdo para o Tableau Server, consulte Publicar fontes de dados e pastas de trabalho na ajuda do usuário do Tableau.

Credenciais de autenticação e entrada

Todos os sites em um servidor usam a mesma conta de usuário Run As. Como padrão, eles usam o mesmo tipo de autenticação do usuário. Você configura ambas as configurações quando instala o Tableau Server. Para obter informações, consulte Configurar as definições do nó inicial.

Os usuários com acesso a mais de um site na mesma instância do Tableau Server usam as mesmas credenciais para cada site. Por exemplo, se Jane Smith tiver um nome de usuário jsmith e uma senha MyPassword no Site A, ela usará essas mesmas credenciais no Site B. Quando entrar no Tableau Server, ela poderá escolher qual site deseja acessar.

O site Padrão

O Tableau Server instala com um site denominado Padrão. Se você mantém um ambiente de site único no Tableau Server, isso torna-se o site no qual você trabalha, e no qual os usuários compartilham a análise do Tableau. Caso você adicione sites, o Padrão se torna um dos sites nos quais pode selecionar quando faz logon no Tableau Server. O Padrão é diferente dos sites que você adiciona ao sistema nos seguintes aspectos:

  • Ele nunca pode ser excluído, mas, assim como os sites adicionados, ele pode ser renomeado.

  • Ele armazena os exemplos e conexões de dados que são enviados com o Tableau Server.

  • A URL usada em Padrão não especifica um site. Por exemplo, a URL de uma exibição denominada Profits em um site chamado Sales é http://localhost/#/site/sales/views/profits. A URL para essa mesma exibição no site Padrão seria http://localhost/#/views/profits.

Por que adicionar ou não sites

No Tableau Server, usuários, projetos, grupos, fontes de dados e pastas de trabalho são gerenciados por site. Você pode adicionar usuários a vários sites.

Cada ambiente e suas necessidades são únicos. No entanto, como referência, os Mestres Zens do Tableau e os Gerentes de produtos tendem a recomendar o uso de sites para necessidades reais de multilocatários. Em outras palavras, crie um novo site somente quando for preciso gerenciar um conjunto exclusivo de usuários e seu conteúdo completamente separado de outros usuários e conteúdo do Tableau.

Para obter as recomendações de administrador de site sobre como configurar os usuários em um site, como estruturar um site para publicadores e outros usuários de conteúdo, como conceder permissões a usuários para compartilhar e gerenciar o conteúdo e assim em diante, consulte a seção Gerenciar sites.

Exemplos em que faz sentido usar sites

  • Você é um consultor que gerencia a análise do Tableau para vários clientes e deseja criar um site para cada cliente, para garantir que os dados de um cliente não sejam expostos para os outros.

  • Você deseja permitir o acesso de usuário Convidado a uma área pequena e restrita do servidor.

Exemplos de quais projetos podem ter mais eficiência que os sites

  • Um processo de desenvolvimento de conteúdo no qual as fontes de dados e os relatórios evoluem da área de teste para fases de produção.

    Migrar usuários e conteúdo de um site para outro é um processo trabalhoso. Embora você possa ter boas razões para usar sites para este processo e similares, ao criar sites, você, como administrador do site, cria sua carga de manutenção contínua. Para cada atualização de configuração feita para um site (por exemplo, criando novos projetos e definindo permissões), você geralmente precisaria duplicar o mesmo trabalho em cada site adicional.

  • Você quer separar áreas do servidor por área funcional.

    Dentre um grupo de usuários do Tableau, é comum alguns usuários precisarem acessar o conteúdo em várias áreas. O uso de sites encorajaria a publicação das mesmas fontes de dados e relatórios em vários sites. Isso leva à proliferação da fonte de dados e pode prejudicar o desempenho do servidor. O uso de projetos é uma maneira mais simples de trabalhar com este cenário.

Para obter ideias adicionais, consulte os recursos a seguir:

  • Por que usar projetos no tópico Projetos de usuário para gerenciar o acesso de conteúdo.

  • Discussões sobre os sites nos fóruns da Comunidade do Tableau. Aqui está o link para você iniciar.

Acesso de nível de administrador aos sites

O Tableau Server inclui três funções de administrador: administrador do servidor, criador do administrador do servidor e explorador do administrador de site.

A função no site Administrador do servidor sempre obtém a disponibilidade de licença mais alta e permite acesso total ao Tableau Server, incluindo acesso a todo o conteúdo. Você pode encontrar mais informações sobre esta função na Visão geral do administrador de servidor. Os administradores de servidor também criam sites, conforme necessário. (Os administradores de site não têm permissões para fazer isso).

Um administrador do servidor pode atribuir uma das funções do site de Administrador de site a usuários, para delegar a criação e a manutenção de um usuário de site específico e da estrutura da rede. A estrutura do conteúdo habilita aos usuários do Tableau compartilhar, gerenciar e conectar as fontes de dados e as pastas de trabalho.

  • Atribua o Criador do administrador de site aos administradores que também conectam-se aos dados e crie e publique as fontes de dados ou pastas de trabalho. Esta função no site assume uma licença de Creator.

  • Atribua o Explorador do administrador de site se o usuário gerenciar a estrutura de conteúdo, mas não precisar editar o conteúdo propriamente dito. Esta função no site assume uma licença Explorer e permite o acesso para visualização e interação.

Como padrão, as funções de administrador de site permitem a criação e o gerenciamento de usuários e grupos, a criação de projetos para organizar o conteúdo do site, a atribuição de permissões para permitir o acesso de usuários (grupos) ao conteúdo necessário, o agendamento de atualizações de extração etc.

Um administrador do servidor pode negar as tarefas de gerenciamento de usuários dos administradores. Por exemplo, você pode fazer isso se usar a função de Criador de administrador de site para os especialistas de dados. Em outras palavras, você deseja permitir que esses usuários gerenciem conexões aos dados completos, criem e publiquem fontes de dados de “uma única fonte de verdade”, criarem projetos de alto nível e organizarem o conteúdo entre projetos sem restrições; mas não necessariamente adicionarem ou removerem usuários do site.

Para cada site, o administrador do servidor pode limitar também o acesso ao administrador, de modo que os administradores do site possam gerenciar grupos e conteúdos, mas não adicionar ou remover usuários ou definir funções de site dos usuários.

Em algumas empresas, a mesma pessoa pode ser tanto o administrador de servidor como o administrador de site de um ou mais sites. Mesmo assim, as tarefas realizadas por um administrador de site e um administrador de servidor são distintas.

Licenciamento e limites do usuário

Você pode adicionar usuários do servidor a vários sites e definir suas funções no site e permissões definidas em cada site. Um usuário que pertence a vários sites não precisa de uma licença para cada site. Cada usuário do servidor precisa de somente uma licença.

Os administradores de servidor podem usar a configuração Limitar número de usuários (selecione Site <nome> > Ajustes) para especificar um limite de usuários para o site. Somente usuários licenciados são contados. Por exemplo, se um site tiver 90 usuários licenciados (incluindo administradores), 20 usuários não licenciados, a contagem de usuários será 90.

Obrigado pelo feedback! Ocorreu um erro ao enviar seu feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem..