Essa página foi útil?
Sim Não

Atualizar do Tableau Server 2018.1 ou versão anterior para o Tableau Server com TSM

O Tableau Server no Windows agora inclui o Tableau Services Manager (TSM), que substitui o Utilitário de configuração e a ferramenta de linha de comando. Se precisar de ajuda para uma versão anterior do Tableau Server, consulte a página Ajuda do Tableau.

A partir da versão 2018.2, o Tableau Server no Windows está disponível com o Tableau Services Manager (TSM). O TSM é o utilitário de configuração e gerenciamento do servidor baseado na Web que substitui o utilitário de configuração do servidor e o utilitário de linha de comando tabadmin. O processo de atualização do Tableau Server mudou com a introdução do TSM. Para obter informações sobre as alterações na atualização, consulte Alterações no processo de atualização.

Ao atualizar de uma versão pré-TSM do Tableau Server (2018.1 ou anterior) para uma versão em execução com o TSM, é necessário realizar algumas etapas especiais de atualização. Essas são exigidas apenas para a atualização da versão anterior ao TSM para o TSM. As versões pré-TSM do Tableau Server no Windows são anteriores à versão 2018.2. Exemplos de versões pré-TSM são 9.3, 10.5 e 2018.1.

Observação: com o TSM, alteramos o idioma usado para descrever os nós do Tableau Server em uma instalação distribuída. Antes do lançamento do TSM, o primeiro nó era denominado como o nó "principal" e quaisquer nós adicionais como nós de "trabalho". Com o TSM, os nós são mais próximos, por isso o primeiro nó é denominado como nó "inicial" e os outros nós como nós "adicionais".

Antes de atualizar

Atualizar um produto baseado em servidor requer planejamento e preparação. Atualizar o Tableau Server da versão 2018.1 ou anterior para a versão 2018.2 ou posterior não é diferente. Antes de atualizar o ambiente de produção, certifique-se de que leu e concluiu as seções a seguir: Pesquisar a atualização, Preparar para a atualização e Testar a atualização.

Como prática recomendada, você deve sempre fazer um backup dos dados do Tableau Server antes da atualização e salvá-lo em um local seguro que não faça parte da instalação do Tableau. Esse backup preserva os dados do Tableau caso aconteça algo inesperado durante a atualização ou se você precisar voltar para a versão anterior do Tableau Server. Para obter mais informações, consulte Fazer backup dos dados do Tableau Server.

Compreender os aspectos principais da atualização do TSM

Abaixo encontram-se os principais aspectos da atualização do Tableau Server, da versão 2018.1 ou anterior para a 2018.2, dos quais você precisa estar ciente.

Todas as atualizações:

  • Administrador local—Faça logon como administrador local. É necessário fazer logon no computador com o Tableau Server como "administrador local” para executar o programa de instalação do Tableau Server e para executar scripts relacionados à atualização. Um “administrador local” é um usuário membro do grupo dos Administradores no console de gerenciamento de Usuários e grupos locais no Windows.

  • Licenciamento

    • Chaves do produto de avaliação— não é possível atualizar diretamente um servidor que está executando uma chave do produto de avaliação de uma versão principal para outra (por exemplo, da versão 10.5.x para a 2018.x). Para atualizar de uma versão principal para a outra com uma chave do produto de avaliação, instale a nova versão do Tableau Server em outro computador, ative uma chave de avaliação nele e restaure um backup da versão existente. Para obter mais informações, consulte Confirmar requisitos da licença.

    • Manutenção expirada— não é possível atualizar um servidor com uma chave do produto com manutenção expirada ou que expirará em uma data anterior à data de lançamento da versão para a qual esta atualizando. Se tentar atualizar um servidor nesse estado, seu servidor será não licenciado e a atualização poderá falhar. Se sua manutenção expirou ou for muito antiga, use o aplicativo Gerenciar chaves do produto para atualizar sua chave do produto antes de desinstalar a versão original. Se atualizar a chave não atualizar a manutenção para uma data válida, verifique no Portal do cliente do Tableau para uma chave do Tableau Server com manutenção atual.

  • Desinstalação—Use o Painel de controle do Windows para desinstalar a versão anterior ao TSM existente do Tableau Server antes de atualizar. Essa atualização de caso especial é diferente de atualizações em versões anteriores, que desinstala automaticamente a versão anterior o Tableau Server. Ao atualizar da versão 2018.1 ou anteriores para a versão 2018.2 ou posteriores, desinstale a versão anterior por conta própria. Se você não tiver desinstalado a versão anterior, será solicitado a fazê-lo ao tentar instalar a nova versão. Isso é específico das atualizações 2018.1, anteriores a 20182 ou posteriores.

  • Backup—Salve um backup da versão anterior em um local seguro em um computador diferente. Desinstalar a versão anterior do Tableau Server criará um backup no diretório de dados do Tableau (por padrão: C:\ProgramData\Tableau\Tableau Server). Recomendamos fortemente que você copie esse backup para um computador que não faça parte da instalação do Tableau Server antes de atualizar. Isso fornece uma versão atualizada dos dados que você poderá usar caso precise voltar para a versão anterior do Tableau Server. Para obter mais informações sobre a preparação adequada para uma atualização, consulte Preparar para a atualização.

  • Gerenciamento de firewall—O gerenciamento de firewall é manual. Diferente das versões anteriores do Tableau Server, você deve gerenciar o firewall local em qualquer computador que execute o Tableau Server. Para obter mais informações, consulte Configuração do firewall local.

  • Script de atualização—Após instalar a nova versão, conclua a atualização e troque para a nova versão ao executar o script upgrade-tsm.cmd.

Atualizações em vários nós:

  • Desinstalação—Use o Painel de controle do Windows para desinstalar a versão anterior ao TSM existente do Tableau Server em todos os nós antes de atualizar. Se você não tiver desinstalado a versão anterior, será solicitado a fazê-lo ao tentar instalar a nova versão.

  • Instalação dos nós—Execute o programa de instalação em todos os nós de um cluster. Diferente de algumas atualizações de instalação em versões anteriores à 2018.2, não há a atualização automática de nós adicionais.

  • Instalador único—Use o mesmo programa de instalação em todos os nós. A partir da versão 2018.2, você usa o mesmo instalador em todos os nós e especifica, quando solicitado, se está atualizando o nó inicial (primário) ou um nó adicional (de trabalho). Não há um outro instalador para os nós adicionais.

  • Script de atualização—Após instalar a nova versão em todos os nós do cluster, conclua a atualização e troque para a nova versão ao executar o script upgrade-tsm.cmd.

ClosedConfirme se o formato do usuário Run As inclui o domínio Confirme se o formato do usuário Run As inclui o domínio

O padrão das instalações do Tableau Server para usar a conta do serviço de rede local (NT Authority\Network Service) para o usuário Run As. Se estiver usando esta conta padrão, pule esta seção. Caso tenha alterado a conta padrão ou não tenha certeza se está usando um usuário Run As personalizado, siga as etapas abaixo.

Antes de atualizar para a versão 2018.2 ou posterior, certifique-se de que o usuário Run As esteja no formato correto. O formato deve incluir o domínio, desta forma: <domain>\<runasuser>

  1. Interrompa o servidor selecionando Todos os Programas > Tableau Server <version> > Interromper o Tableau Server no menu Inicial do Windows.

  2. Selecione Configurar o Tableau Server no menu Iniciar do Windows.

  3. Se você estiver usando uma conta do Active Directory para a conta de usuário Run As do servidor, digite sua senha na guia Geral.

  4. Confirme o formato da conta de usuário Run As:

    • Se o usuário Run As for "NT AUTHORITY\NetworkService" você está usando a conta padrão e não precisa fazer alterações. Cancele o utilitário de configuração.

    • Se o nome de usuário incluir o domínio, não será necessário fazer alterações. Cancele o utilitário de configuração.

    • Se o nome de usuário não incluir o domínio, adicione o domínio ao início do nome de usuário e separe os dois com uma barra (\).

      Por exemplo, se o usuário Run As do servidor for "TableauServer" no domínio "MYCO", atualize o campo Usuário para isto: MYCO\TableauServer.

  5. Clique em OK.

  6. Reinicie o servidor.

ClosedReunir arquivos existentes Reunir arquivos existentes

Você precisará reunir os seguintes arquivos da implantação existente do Tableau Server. Posteriormente, no final do processo de atualização, você precisará fazer o upload desses arquivos para concluir a atualização.

Alguns desses arquivos contém segredos que devem ser protegidos. Use um processo seguro para copiar, armazenar e transportar esses arquivos.

  • Logotipos personalizados. Se tiver personalizado o portal do Tableau Server com imagens personalizadas, você precisará das cópias desses arquivos para a atualização.

    Para obter mais informações, consulte o tópico Alterar o nome ou o logotipo na ajuda on-line do Tableau Server 2018.1.

  • Arquivos SAML. Você precisará dos arquivos de certificado SAML, de chave e de metadados IdP. O local padrão desses arquivos é C:\Program Files\Tableau\Tableau Server\SAML.

    Para obter mais informações, consulte o tópico Configurar SAML na ajuda on-line do Tableau Server 2018.1.

  • Arquivo keytab do Kerberos. Se tiver habilitado o SSO (Single Sign-On) do Kerberos para o Tableau Server, você precisará do arquivo keytab que foi gerado como parte dessa configuração.

    Para obter mais informações, consulte o tópico Script de configuração do Kerberos na ajuda on-line do Tableau Server 2018.1.

  • SSL

    • CA cert file. Se o Tableau Server existente estiver configurado para SSL mútuo, você precisará enviar novamente o CA cert file. O local padrão desses arquivos é C:\Program Files\Tableau\Tableau Server\SSL..

    • Arquivos de chave de certificado. Não faça nadas com esses arquivos. Eles são atualizados automaticamente.

  • Arquivo do Open ID. Se a sua organização usar um arquivo de descoberta estático (em vez de um arquivo de descoberta on-line), você precisará de uma cópia desse arquivo para a atualização.

    Para obter mais informações, consulte o tópico Configurar o Tableau Server para o OpenID Connect na ajuda on-line do Tableau Server 2018.1.

ClosedAtualizar um único nó do Tableau Server Atualizar um único nó do Tableau Server
  1. Após confirmar que o aplicativo Gerenciar chaves do produto não foi aberto, use o Painel de controle do Windows para desinstalar o Tableau Server. Diferente das versões anteriores do Programa de instalação, a versão de 2018.2 e posteriores não desinstalarão a versão anterior.

    A desinstalação criará um backup dos dados e interromperá o Tableau. Os diretórios de dados serão mantidos no local adequado.

    O arquivo de backup criado pela desinstalação será usado posteriormente, para a atualização, e será salvo como "uninstall-<version>.tsbak" no diretório de dados do Tableau, por padrão: C:\ProgramData\Tableau\Tableau Server.

    Importante: salve uma cópia do backup em outro computador. Isso garante que você tenha o backup caso algo dê errado no computado do Tableau Server. Criar e salvar um backup em um local diferente do Tableau é a etapa das práticas recomendadas que você deve sempre seguir.

  2. Execute o programa de instalação da nova versão do Tableau Server com o TSM no nó inicial (antigo primário).

    Se você não tiver desinstalado a versão anterior do Tableau, será exibida uma mensagem informando que a versão atual não pode ser atualizada automaticamente. Caso você veja essa mensagem, desinstale a versão anterior usando o Painel de controle.

  3. Ao ser solicitado por um local de instalação, selecione o mesmo local que a instalação anterior usava. Se você não selecionar a localização correta, o programa de instalação assumirá que essa é uma instalação nova e não incluirá os seus dados.

    Se você estiver atualizando uma instalação em um local não padrão, consulte Atualizar o Tableau Server em um local não padrão.

  4. Quando o "Tipo de instalação” for solicitado, confirme Atualizar o Tableau Server. Se tiver vários nós, atualizar o nó primário do cluster existente. está selecionado (esse é o padrão):

    Importante: se não for solicitada uma opção de atualização e, em vez disso, aparecer uma opção para Criar uma nova instalação do Tableau Server, talvez você não tenha acessado o local correto da instalação anterior. Se continuar, a instalação não incluirá seus dados nem as informações de configuração da instalação anterior.

  5. Clique em Próximo para continuar.

    Se o prompt do Windows Defender Firewall for exibido, clique em Permitir acesso. Pode ser necessário fazer isso várias vezes para que a instalação seja concluída.

  6. Quando a instalação for concluída, a última página do programa de instalação o informa que a atualização não foi terminada. Será preciso executar um script de atualização para concluir a atualização. É possível executar o script a partir do Programa de instalação ou execute você mesmo a partir da linha de comando.

  7. Execute o script de atualização de uma das seguintes formas.

    • No programa de instalação:

      1. Selecione Iniciar o script de atualização automaticamente e clique em OK.

      2. Uma janela de comando será aberta para o script. Como você está conectado como um usuário com direitos de administrador local, o script será executado usando suas credenciais e solicitará solicitada a senha do administrador do TSM. Se a sua instalação antiga do Tableau Server usava um usuário Run As não padrão, a senha do usuário Run As também será solicitada.

        O script de atualização procurará o arquivo de backup criado pela desinstalação da versão anterior na pasta de dados do Tableau (C:\ProgramData\Tableau\Tableau Server). É possível especificar um arquivo de backup em outro local usando uma opção --backup-path, mas para isso será necessário executar o script a partir da linha de comando.

    • Na linha de comando:

      1. No nó inicial, abra um prompt de comando como um administrador.

      2. Navegue até a pasta de scripts da nova instalação.

        Como padrão:

        C:\Program Files\Tableau\Tableau Server\packages\scripts.<version>\

      3. Execute o script de atualização.

        upgrade-tsm

        O script assumirá um local para um arquivo de backup de sua instalação anterior e solicitará suas senhas:

        • Por padrão, o script de atualização procurará o arquivo de backup criado pela desinstalação da versão anterior na pasta de dados do Tableau (C:\ProgramData\Tableau\Tableau Server). Você pode especificar outro local usando uma opção --backup-path. Por exemplo:

          upgrade-tsm --backup-path "C:\path\to\backup\file\uninstall-10.5.tsbak"

        • Como você está conectado como um usuário com direitos de administrador local, o script será executado usando suas credenciais e solicitará solicitada a senha do administrador do TSM. É possível especificar um usuário e senha diferentes ao executar o script usando as opções --username e --password.

        • Se a sua instalação antiga do Tableau Server usava um usuário Run As não padrão, a senha do usuário Run As também será solicitada. Forneça essas informações ao executar o script usando uma opção --service-runas-password.

        Para ver todas as opções para o script upgrade-tsm, use a opção -h.
        upgrade-tsm -h

  8. Quando a atualização for concluída, uma janela do navegador abrirá com a página de logon do TSM. Faça logon no TSM. Você será solicitado a ativar ou registrar o Tableau Server, se essas etapas forem necessárias.

    Se a janela não abrir automaticamente, abra uma janela do navegador e vá até:

    https://<tsm-computer-name>:8850

  9. Inicie o Tableau Server.

    • Na interface do usuário da Web:

      • Clique em Tableau Server está parado e em Iniciar Tableau Server.

    • Na linha de comando:

      1. No nó inicial, abra um prompt de comando como um administrador.

      2. Navegue até o diretório de compartimentos da nova instalação. Por padrão, ele é:

        C:\Program Files\Tableau\Tableau Server\packages\bin.<version>

      3. Inicie o Tableau Server:

        tsm start

  10. Faça o upload de arquivos. Use os seguintes comandos do TSM para fazer o upload de arquivos do Tableau Server anterior. Os arquivos devem ser carregados com o TSM. Não os copie para destinos na hierarquia de pastas do Tableau Server. Em vez disso, copie-os para um diretório temporário (por exemplo, C:\temp) e execute os comandos do TSM para copiá-los no sistema.

    • Arquivos de logotipos personalizados. Se tiver personalizado o portal do Tableau Server com imagens personalizadas, execute o seguinte comando:

      tsm customize --header-logo <file> --signin-logo <file> --logo <file>

    • Arquivos SAML. Execute o seguinte comando para o SSO do SAML:

      tsm authentication saml configure --cert-file <file> --key-file <file> --idp-metadata <file>

      Se estiver usando SAML para delegação de fonte de dados, execute o seguinte comando:

      tsm data-access set-saml-delegation --cert-file <file> --key-file <file>

    • Arquivo keytab do Kerberos. Execute o seguinte comando:

      tsm authentication kerberos configure --keytab-file <file>

    • Arquivos do SSL mútuo. Siga estas instruções:

      Configurar autenticação do SSL mútuo

    • Arquivo do Open ID. Execute o seguinte comando:

      tsm authentication openid configure --metadata-file <file>

    Se executar algum dos comando acima, também será necessário aplicar as alterações pendentes:

    tsm pending-changes apply

ClosedAtualizar um Tableau Server de vários nós Atualizar um Tableau Server de vários nós
  1. Após confirmar que o aplicativo Gerenciar chaves do produto não foi aberto, use o Painel de controle do Windows para desinstalar o Tableau Server. Diferente das versões anteriores do Programa de instalação, a versão de 2018.2 e posteriores não desinstalarão a versão anterior.

    A desinstalação criará um backup dos dados e interromperá o Tableau. Os diretórios de dados serão mantidos no local adequado.

    O arquivo de backup criado pela desinstalação será usado posteriormente, para a atualização, e será salvo como "uninstall-<version>.tsbak" no diretório de dados do Tableau, por padrão: C:\ProgramData\Tableau\Tableau Server.

    Importante: salve uma cópia do backup em outro computador. Isso garante que você tenha o backup caso algo dê errado no computado do Tableau Server. Criar e salvar um backup em um local diferente do Tableau é a etapa das práticas recomendadas que você deve sempre seguir.

  2. Quando o Tableau Server for desinstalado no nó primário, use o Painel de controle para desinstalar o Tableau em todos os nós de trabalho antes de prosseguir.

  3. Execute o programa de instalação da nova versão do Tableau Server com o TSM no nó inicial (antigo primário).

    Se você não tiver desinstalado a versão anterior do Tableau, será exibida uma mensagem informando que a versão atual não pode ser atualizada automaticamente. Caso você veja essa mensagem, desinstale a versão anterior usando o Painel de controle.

  4. Ao ser solicitado por um local de instalação, selecione o mesmo local que a instalação anterior usava. Se você não selecionar a localização correta, o programa de instalação assumirá que essa é uma instalação nova e não incluirá os seus dados.

    Se você estiver atualizando uma instalação em um local não padrão, consulte Atualizar o Tableau Server em um local não padrão.

  5. Quando o "Tipo de instalação” for solicitado, confirme Atualizar o Tableau Server. Se tiver vários nós, atualizar o nó primário do cluster existente. está selecionada (esse é o padrão).

    Importante: se não for solicitada uma opção de atualização e, em vez disso, aparecer uma opção para Criar uma nova instalação do Tableau Server, talvez você não tenha acessado o local correto da instalação anterior. Se continuar, a instalação não incluirá seus dados nem as informações de configuração da instalação anterior.

  6. Clique em Próximo para continuar.

    Se o prompt do Windows Defender Firewall for exibido, clique em Permitir acesso. Pode ser necessário fazer isso várias vezes para que a instalação seja concluída.

    Ao concluir a instalação, não execute o script de atualização. Será necessário gerar um arquivo bootstrap e instalar os outros nós antes de executar o script.

  7. Gere um arquivo bootstrap no nó inicial:

    1. No nó inicial, abra um prompt de comando como um administrador.

    2. Navegue até o diretório de compartimentos da nova instalação. Por padrão, ele é:

      C:\Program Files\Tableau\Tableau Server\packages\bin.<version>

    3. Gere o arquivo bootstrap:

      tsm topology nodes get-bootstrap-file -f <path_to_save_file>

  8. Copie o arquivo bootstrap para cada nó adicional (de trabalho) ou para um local de rede acessível aos nós.

  9. Em cada nó adicional, execute a Configuração para instalar a nova versão do Tableau Server. Diferentemente das versões anteriores do Tableau Server, a versão 2018.2 e posteriores usam apenas um programa de instalação no nó inicial e em todos os nós adicionais.

    Se você não tiver desinstalado a versão anterior do Tableau, será exibida uma mensagem informando que a versão atual não pode ser atualizada automaticamente. Caso você veja essa mensagem, desinstale a versão anterior usando o Painel de controle.

  10. Ao ser solicitado por um local de instalação, selecione o mesmo local que a instalação anterior usava. Se você não selecionar a localização correta, o programa de instalação assumirá que essa é uma instalação nova e não incluirá os seus dados.

    Se você estiver atualizando uma instalação em um local não padrão, consulte Atualizar o Tableau Server em um local não padrão.

  11. Quando o "Tipo de instalação" for solicitado, selecione a opção para Atualizar o nó de trabalho do cluster existente do Tableau Server (aplica-se apenas ao cluster de vários nós):

    Importante: se não for solicitada uma opção de atualização e, em vez disso, aparecer uma opção para Criar uma nova instalação do Tableau Server, talvez você não tenha acessado o local correto da instalação anterior. Se continuar, a instalação não incluirá seus dados nem as informações de configuração da instalação anterior.

  12. Clique em Próximo para continuar.

    Se o prompt do Windows Defender Firewall for exibido, clique em Permitir acesso. Pode ser necessário fazer isso várias vezes para que a instalação seja concluída.

  13. Quando solicitado:

    1. Navegue até o local do arquivo bootstrap copiado.

    2. Insira o nome de usuário e senha do usuário com direitos administrativos no computador onde o arquivo bootstrap foi criado (por exemplo, o administrador do TSM que criou o arquivo bootstrap).

    3. Clique em Próximo para continuar.

  14. Quando a instalação do nó é concluída, uma caixa de diálogo informa que a atualização ainda não foi concluída:

    Clique em OK para fechar a caixa de diálogo.

  15. Depois de instalar a nova versão em todos os nós, execute o script de atualização no nó inicial:

    1. Navegue até o diretório de scripts da nova versão.

      Como padrão:

      C:\Program Files\Tableau\Tableau Server\packages\scripts.<version>\

    2. Execute o script de atualização.

      upgrade-tsm

      Como você está conectado como um usuário com direitos de administrador local, o script será executado usando suas credenciais e solicitará solicitada a senha do administrador do TSM.

      Por padrão, o script de atualização procurará o arquivo de backup criado pela desinstalação da versão anterior na pasta de dados do Tableau (C:\ProgramData\Tableau\Tableau Server).

      Observação: se a instalação antiga do Tableau Server usava um usuário Run As não padrão, a senha do usuário Run As será solicitada. Se souber que este é o caso, você pode incluir a opção --service-runas-password. Para ver todas as opções para o script upgrade-tsm, use a opção -h.
      upgrade-tsm -h

  16. Quando a atualização for concluída, uma janela do navegador abrirá com a página de logon do TSM. Faça logon no TSM. Você será solicitado a ativar ou registrar o Tableau Server, se essas etapas forem necessárias.

    Observação: se a janela não abrir automaticamente, abra uma janela do navegador e vá até:

    https://<tsm-computer-name>:8850

  17. Inicie o Tableau Server:

    Na interface do usuário da Web

    • Clique em Tableau Server está parado e em Iniciar Tableau Server:

    • Na linha de comando:

      1. No nó inicial, abra um prompt de comando como um administrador.

      2. Inicie o Tableau Server:

        tsm start

        Se receber um erro de que o comando não foi reconhecido, feche todas as janelas de comando e abra um prompt de comando como administrador.

  18. Faça o upload de arquivos. Use os seguintes comandos do TSM para fazer o upload de arquivos do Tableau Server anterior. Os arquivos devem ser carregados com o TSM. Não os copie para destinos na hierarquia de pastas do Tableau Server. Em vez disso, copie-os para um diretório temporário (por exemplo, C:\temp) e execute os comandos do TSM para copiá-los no sistema.

    Depois do upload dos arquivos, o processo do Serviço de arquivo do cliente (Client File Service) distribuirá os arquivos para os nós adequados na instalação.

    • Arquivos de logotipos personalizados. Se tiver personalizado o portal do Tableau Server com imagens personalizadas, execute o seguinte comando:

      tsm customize --header-logo <file> --signin-logo <file> --logo <file>

    • Arquivos SAML. Execute o seguinte comando para o SSO do SAML:

      tsm authentication saml configure --cert-file <file> --key-file <file> --idp-metadata <file>

      Se estiver usando SAML para delegação de fonte de dados, execute o seguinte comando:

      tsm data-access set-saml-delegation --cert-file <file> --key-file <file>

    • Arquivo keytab do Kerberos. Execute o seguinte comando:

      tsm authentication kerberos configure --keytab-file <file>

    • Arquivos do SSL mútuo. Siga estas instruções:

      Configurar autenticação do SSL mútuo

    • Arquivo do Open ID. Execute o seguinte comando:

      tsm authentication openid configure --metadata-file <file>

    Se executar algum dos comando acima também será necessário aplicar alterações pendentes:

    tsm pending-changes apply