Essa página foi útil?
Sim Não

Solucionar problemas de instalação e atualização do Tableau Server

O Tableau Server no Windows agora inclui o Tableau Services Manager (TSM), que substitui o Utilitário de configuração e a ferramenta de linha comando tabadmin. Caso precise de ajuda para uma versão anterior do Tableau Server, consulte a página Ajuda do Tableau.

Siga as sugestões neste tópico para solucionar os problemas comuns com o Tableau Server. Para obter as etapas de solução de problemas adicionais baseadas em status do processo exibido na página Status, consulte Solucionar problemas dos processos do servidor.

Etapas de solução de problemas gerais

Muitos problemas do Tableau Server podem ser abordados com as mesmas etapas básicas:

  1. Certifique-se de que haja espaço em disco suficiente em cada computador executando o Tableau Server. O espaço em disco limitado pode causar uma falha na instalação, uma falha na atualização ou em problemas na execução do Tableau Server.

  2. Reinicie o Tableau Server. Os problemas relacionados à indexação e aos processos não completamente iniciados podem ser resolvidos ao reiniciar o Tableau Server de maneira controlada. Para reiniciar o Tableau Server, use o comando tsm restart. Isso irá parar todos os processos associados com o Tableau Server e, em seguida, reiniciá-los.

Problemas comuns de instalação do Tableau Server

Local dos registros de instalação

Os registros de instalação são gravados no diretório \Temp da conta de usuário que executa a Configuração. Na maioria dos casos, está localizado em C:\Users\<user>\AppData\Local\Temp.

Para determinar onde o diretório \Temp encontra-se para o usuário conectado, execute o comando a seguir no Prompt de comando do Windows: ECHO %Temp%.

O programa de instalação não solicita o local onde instalar

Ao instalar o Tableau Server pela primeira vez, será solicitada a localização na qual deseja instalá-lo. Caso não veja esse prompt, pode haver arquivos ou diretórios restantes de uma instalação anterior, mesmo se tiver desinstalado o Tableau. Para remover completamente todos os trações do Tableau versão 2018.2 ou posteriores, execute o script tableau-server-obliterate e tente instalar novamente. Se a instalação anterior foi uma versão anterior a 2018.2, exclua manualmente todas as pasta relacionadas ao Tableau antes de executar o programa de instalação novamente.

Importante: caso tenha criado um backup do Tableau (<file>.tsbak) que deseja manter (por exemplo, para restaurar para a nova instalação), copie esse arquivo em um local seguro em outro computador para garantir que não seja removido ao limpar o computador com o Tableau.

Falha na instalação do TSM com o erro "initialization failed"

Se tentar instalar o Tableau Server e houver falha na instalação com este erro:

Tableau server initialization failed
See install log at C:\ProgramData\Tableau\Tableau Server\logs

Isso pode estar relacionado a um problema de permissões em seu computador. O usuário será logado no Windows e a instalação do Tableau deverá ter permissões de administrador no drive C, nas pastas C:\Windows e C:\Windows\System32 e no arquivo cmd.exe. Isso é válido mesmo se não estiver instalando o Tableau no drive C.

Para obter mais informações, consulte Base de dados de conhecimento do Tableau.

A tela Inicializar TSM não é exibida

Ao instalar ou atualizar o Tableau Server, se o navegador for aberto mas não exibir nada, pode ser necessário adicionar o nome de host à lista de sites confiáveis. Alternativamente, limpe o cache do navegador ou utilize um navegador diferente. Para obter mais informações, consulte Base de dados de conhecimento do Tableau.

Não é possível fazer logon no TSM ou no Tableau Server (a tela de logon é exibida novamente depois de inserir as credenciais)

Ao usar o Internet Explorer ou o Edge, se você inserir suas credenciais na tela de logon do TSM ou do Tableau Server e a página for exibida novamente sem concluir o logon, verifique se o nome de host ou o domínio em sua URL não inclui um underscore (_). Se o nome de host ou o domínio do computador do Tableau Server incluir um underscore (_), os navegadores Internet Explorer e Edge não definirão um cookie, portanto a página será exibida novamente sem concluir o logon. Para solucionar o problema, use "localhost" ou o endereço IP do computador na URL. Por exemplo: https://localhost:8850.

Observação: se estiver usando o AD para seu armazenamento de identidades do Tableau Server, você poderá ser trancado para fora do Active Directory caso tente fazer logon muitas vezes.

Para obter mais informações, consulte Base de dados de conhecimento do Tableau.

Falha em várias tentativas de instalação

Se tentar instalar o Tableau Server e houver falha, todas as tentativas de instalação subsequentes também poderão falhar, a menos que execute o script tableau-server-obliterate para limpar o Tableau do computador. Uma tentativa de instalação falha pode deixar o computador em um estado que fará com que todas as tentativas subsequentes também falhem com erros que não parecem diretamente relacionados a uma tentativa de instalação anterior.

Para corrigir esse problema, execute o script tableau-server-obliterate para limpar quaisquer vestígios restantes da tentativa de instalação anterior. Para obter mais informações, consulte Executar o script tableau-server-obliterate.

Importante: caso tenha criado um backup do Tableau (<file>.tsbak) que deseja manter (por exemplo, para restaurar para a nova instalação), copie esse arquivo em um local seguro em outro computador para garantir que não seja removido ao limpar o computador com o Tableau.

O script obliterate gera o erro: "refresh-environment-variables.cmd' is not recognized as an internal or external command

Se você usar o Painel de controle para desinstalar o Tableau Server e, em seguida, executar o script tableau-server-obliterate para remover completamente o Tableau Server do computador, o script pode gerar um erro sobre o refresh-environment-variables. Isso ocorre porque um segundo script chamado pelo script obliterate não foi movido para o diretório temp. Você pode ignorar esse erro.

Falha na instalação devido a requisitos de hardware

Não será possível instalar o Tableau Server se o computador no qual estiver instalando não atender aos requisitos mínimos de hardware. Os requisitos se aplicam a todos os computadores nos quais o Tableau Server está sendo instalado. Para obter detalhes sobre os requisitos mínimos de hardware, consulte Requisitos mínimos de hardware e recomendações para o Tableau Server.

Problemas comuns de atualização do Tableau Server

Local dos registros de atualização

Por padrão, o registro de atualização app-upgrade.log é gravado no C:\ProgramData\Tableau\Tableau Server\logs.

Atualizar vários nós, falha na inicialização do nó adicional com o erro "Insira suas credenciais novamente"

Se tentar inicializar um nó adicional ao atualizar o Tableau Server e encontrar este erro:

Enter your credentials again. The credentials you enter must provide administrative access to the computer where you generated the configuration file.

pode ser uma indicação de que o nó não consegue se conectar a ou se comunicar com o nó inicial. Isso pode acontecer por diversos motivos:

  • As credenciais inseridas não são válidas ou foram digitadas incorretamente. As credenciais devem ser de um usuário com permissões de administração no computador onde o Tableau Server foi instalado pela primeira vez. Não é necessário usar as credenciais do usuário que criou o arquivo bootstrap, mas fazendo isso você garante que está usando credenciais válidas.

  • O firewall local do computador onde que está tentando adicionar não está permitindo a comunicação com o nó inicial. Para obter mais informações, consulte Configuração do firewall local.

  • Os nós estão localizados em sub-redes diferentes. Em instalações distribuídas, todos os nós devem ser instalados na mesma sub-rede. Para obter mais informações, consulte Requisitos distribuídos.

A atualização para ou falha em 12%, 78% ou 92%

Em determinadas instâncias, o script upgrade-tsm.cmd pode paralisar ou falhar no meio do processo. A causa disso depende do ponto em que o script para.

  • Se o script para em 12% ou 78% pode ser devido a um problema conhecido (corrigido na versão 2018.2.1) relacionado à atualização enquanto o SSL estiver habilitado. Para obter mais informações, consulte Base de dados de conhecimento do Tableau.

  • Se o script para em 92%, ao executar a etapa "Habilitar os serviços exigidos para indexação", pode ser devido a problemas ao iniciar o Tableau Services. Você pode reiniciar o Gerenciador de serviço do Tableau Server manualmente para resolver esse problema. Para obter detalhes, consulte Comunidade do Tableau

A atualização falhou devido à falta de espaço em disco

Se não houver espaço em disco suficiente disponível para que o programa de Configuração do Tableau Server seja executado e faça a atualização, a instalação irá falhar. A quantidade necessária de espaço em disco dependerá do tamanho do banco de dados do seu repositório e do número e do tamanho das suas extrações. Como parte da atualização para a versão 9.0, o programa de configuração migra as extrações para o novo Armazenamento de arquivo e isso ocupa espaço.

Para liberar espaço em disco:

  1. Crie um instantâneo do arquivo de registro usando o comando tsm maintenance ziplogs.

    Após criar o arquivo de ziplogs, salve-o em um local seguro que não seja parte da sua instalação do Tableau Server.

  2. Limpe os arquivos desnecessários usando o comando tsm maintenance cleanup. Para obter mais informações, consulte Remover arquivos desnecessários.

Solução de problemas de conexão com o TSM

Não é possível se conectar ao TSM

Caso consiga conectar-se ao TSM a partir do computador em que o Tableau foi instalado (usando https://localhost:8850, por exemplo), mas não conseguir conectar-se de outro computador (usando https://<server-name>:8850), pode ser necessário configurar o firewall local no computador do Tableau Server.

A partir da versão 2018.2 será necessário configurar o firewall manualmente. Para obter mais informações, consulte Configuração do firewall local.

Inicialização do Tableau Server

O Tableau Server não pode determinar se iniciou completamente

Em alguns casos, o Tableau Server pode relatar que não seria possível determinar se todos os componentes foram iniciados corretamente. Uma mensagem exibe: "Não foi possível determinar se todos os componentes do serviço iniciaram de maneira correta."

Se você visualizar essa mensagem após a inicialização, verifique se o Tableau Server está sendo executado conforme esperado usando um comando tsm status -v

Se o status mostra como em execução ("Status: RUNNING"), em seguida, o servidor é inicializado com êxito e você pode ignorar a mensagem. Se o status for DEGRADED or STOPPED, consulte "O Tableau Server não inicia" na próxima seção.

O Tableau Server não inicia

Se o Tableau Server não iniciar ou estiver sendo executado em um estado degradado, execute o comando tsm restart de um prompt de comando. Isso irá interromper qualquer processo em execução e iniciar novamente o Tableau Server.

Reindexação de Pesquisar e Navegar no Tableau Server

Problemas que podem ser resolvidos ao reindexar Pesquisar e navegar

Os sintomas de um índice que precisa ser recriado incluem:

  • Uma lista em branco de sites quando um usuário tenta efetuar logon
  • Uma lista em branco de projetos quando um usuário tenta selecionar um projeto
  • Conteúdo ausente (pastas de trabalho, exibições, painéis)
  • Alertas inesperados ou imprecisos (por exemplo, um alerta "atualização falhou" em uma pasta de trabalho que não inclua uma extração)

Se você vir qualquer um destes comportamentos, recrie o índice Pesquisa e navegação usando o comando tsm maintenance reindex-search.

Ativação do Tableau Server

Falha na ativação da licença do Tableau Server

A ativação da licença pode falhar em algumas instâncias do Tableau Server. As mensagem de erro podem originar de uma bem genérica:

  • An error has occurred

Para mensagens mais detalhadas:

  • Function flxActCommonLicSpcPopulateFromTS returned error 50030, 71521,
  • No license found for 'Tableau Server'

Para resolver esse problema, experimente estas soluções na ordem listada:

Confirme que pode acessar o servidor de licenciamento

O serviço de licenciamento do Tableau foi movido para um novo Data center em 6 de outubro de 2018. Isso significa que os ambientes que exigem configuração especial (lista segura de IP estático, por exemplo) para acessar o licensing.tableau.com ou o licensing.tableausoftware.com precisarão ser atualizados antes que possa ativar, atualizar ou desativar uma chaves do produto.do Tableau.

O Tableau Server precisa se conectar aos seguintes locais na Internet para fins de licenciamento:

  • licensing.tableau.com:443

  • atr.licensing.tableau.com:443

  • o.ss2.us

  • ocsp.rootg2.amazontrust.com

  • ocsp.rootca1.amazontrust.com

  • ocsp.sca1b.amazontrust.com

  • crt.sca1b.amazontrust.com

  • crt.rootca1.amazontrust.com

  • ocsp.sca0a.amazontrust.com

  • crt.sca0a.amazontrust.com

  • ocsp.sca1a.amazontrust.com

  • crt.sca1a.amazontrust.com

  • ocsp.sca2a.amazontrust.com

  • crt.sca2a.amazontrust.com

  • ocsp.sca3a.amazontrust.com

  • crt.sca3a.amazontrust.com

  • ocsp.sca4a.amazontrust.com

  • crt.sca4a.amazontrust.com

As solicitações para os domínios acima podem ser feitas na porta 80 ou 443.

Verificar data e hora

Verifique se a data e a hora no computador do Tableau Server inicial estão corretas. Se o relógio estiver definido com a hora e a data anteriores à data atual, o Tableau Server não poderá ser ativado.

Verificar se o serviço de licenciamento FlexNet foi iniciado

Se a data e a hora no computador do Tableau Server estiverem corretas, verifique se o serviço de licenciamento FlexNet está em execução no computador inicial do Tableau Server.

  1. No computador inicial, no menu Iniciar do Windows, abra services.msc.

  2. Na caixa de diálogo Serviços, verifique se o status do Serviço de licenciamento FlexNet 64 (64 bits) ou Serviço de licenciamento FlexNet (32 bits) está Iniciado.

    Se o FLEXnet não estiver listado como Iniciado, clique com o botão direito do mouse no Serviço de licenciamento FlexNet e selecione Iniciar.

    Se a opção Iniciar estiver esmaecida, talvez o serviço esteja definido como Desabilitado. Para habilitar o serviço:

    1. Clique com o botão direito do mouse em Serviço de licenciamento FlexNet e selecione Propriedades.

    2. Na lista suspensa Tipo de inicialização, selecione Automática.

    3. Clique no botão Iniciar e clique em OK.

Forçar uma nova leitura da chave do produto

  1. No computador inicial do Tableau Server, faça logon como administrador e abra um prompt de comando.

  2. Altere para o diretório bin do Tableau Server. Por padrão, ele é:

    C:\Program Files\Tableau\Tableau Server\packages\bin.<version_code>

  3. Digite os seguintes comandos:

    tsm stop
    lmreread
    tsm start

Enviar o conteúdo do armazenamento confiável para o suporte do Tableau

Se os serviços de licenciamento FlexNet estiver instalado e em execução, mas você ainda estiver vendo um erro, poderá haver um problema com as informações de chave de produto do Tableau. Para solucionar isso, conclua as etapas a seguir para criar um arquivo das informações importantes no armazenamento confiável.

  1. No computador inicial do Tableau Server, faça logon como administrador e abra um prompt de comando.

  2. Altere para o diretório bin do Tableau Server. Por padrão, ele é:

    C:\Program Files\Tableau\Tableau Server\packages\bin.<version_code>

  3. Digite os seguintes comandos:

    tsm stop
    lmreread
    tsm start