Escalonamento do Tableau Server na AWS

Este é um conteúdo arquivado

As implantações em nuvens públicas continuam a ter suporte, mas o conteúdo para implantações de nuvens públicas de terceiros não é mais atualizado.

Para obter o conteúdo de implantação mais recente do Tableau Server, consulte o Guia de implantação empresarial(O link abre em nova janela) e a seção Implantar(O link abre em nova janela) do Tableau Server.

Para os clientes que têm acesso, recomendamos Tableau Cloud. Para obter mais detalhes, consulte:

Introdução

O Tableau Server foi projetado para escalonamento vertical com mais núcleos e memória da CPU e horizontal com a adição de servidores. Esta arquitetura permite maximizar o uso dos recursos de computação e fornecer uma capacidade de escalonamento em massa.

Para criar redundância, é necessário adicionar mais servidores, que hospedam cópias dos processos do repositório, do armazenamento de arquivos e outros. Nesse cenário, é necessário isolar o servidor inicial em seu próprio nó e, idealmente, executar o mínimo de processos de servidor possível.

Observação: embora seja possível dividir uma licença de 8 núcleos em duas máquinas de 4 núcleos, recomendamos o escalonamento em incrementos e apenas em máquinas de 8 núcleos.

Balanceamento de carga

Na AWS, o ELB (Elastic Load Balancing, Balanceamento de carga elástico) distribui automaticamente o tráfego de aplicativos recebido em várias instâncias do Amazon EC2 na nuvem. Ele permite atingir níveis maiores de tolerância a falhas nos aplicativos e fornece facilmente a quantidade exigida de capacidade de balanceamento de carga, necessária para distribuir o tráfego do aplicativo.

Use o ELB para distribuir solicitações em vários gateways em um cluster do Tableau Server. Na imagem abaixo, todos os três nós têm gateways, usados para encaminhar solicitações para processos de servidor disponíveis. Ao contrário do processo de repositório, não há nenhum processo de gateway passivo ou em espera, todos estão ativos. Ao adicionar um balanceador de carga a um cluster do Tableau Server, a URL acessada pelos usuários do Tableau Server pertencerá ao balanceador de carga e não ao Tableau Server inicial.

Alta disponibilidade

Agora que você forneceu redundância para o armazenamento de arquivos, o repositório e o gateway ao adicionar vários nós, também é possível criar redundância para o Tableau Server inicial. É possível fazer isso ao criar um backup do Tableau Server inicial. Embora o backup deva ser licenciado durante a instalação, ele não conta como um dos três ambientes permitidos no Contrato de licença do usuário final (EULA) do Tableau.

Para configurar para alta disponibilidade, é necessário executar um cluster de failover. Neste caso, o Tableau Server inicial pode estar executando menos ou nenhum processo do Tableau Server. Para obter mais informações, consulte Alta disponibilidade na Ajuda do Tableau Server.

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!