Definir funções dos usuários no site

Ao adicionar usuários a um site no Tableau Server ou Tableau Online, independente do tipo de licença deles, é necessário designá-lo uma função no site. A função no site significa o nível máximo de acesso que um usuário pode ter no site. Junto com as permissões de conteúdo, a função no site determina quem pode publicar, interagir ou apenas exibir o conteúdo publicado, ou quem pode gerenciar os usuários e administrar o próprio site.

Como as licenças de usuário, funções de site e permissões de conteúdo funcionam juntas

A interseção de um tipo de licença do usuário, função no site e permissões de conteúdo determinam o nível de acesso que um usuário dispõe no site do Tableau.

  1. O tipo de licença está associado ao usuário. A função que deseja atribuir ao usuário no site determina o tipo de licença que ele exigirá.

    Em um ambiente de vários sites no Tableau Server, uma licença de usuário se aplica a todos os sites que o usuário for membro.

  2. A função no site também está definida no nível de usuário. Em um ambiente de vários sites, você atribui funções de site em cada um deles. Por exemplo, o mesmo usuário pode ter a função “Criador de administrador de site” em um site e a função Viewer (Visualizador) em outro.

    A função do usuário no site define os recursos máximos que ele dispõe para trabalhar com o conteúdo do site ou para gerenciar usuários ou o próprio site.

  3. A disponibilidade dos recursos máximos da função no site para usuários depende do conjunto de permissões nos recursos de conteúdo (projetos, fontes de dados, pastas de trabalho).

Por exemplo, digamos que o usuário A dispõe do seguinte acesso em um site:

  • Licença de Creator (Criador) (devido ao acesso em outro site)
  • Função no site de Explorer (Explorador) (neste site)
  • Permissões de Publisher (Publicador) em um projeto (neste site)

Nesse cenário, mesmo que a licença permita conectar a e criar novas fontes de dados no ambiente de edição na Web do Tableau Desktop, e os recursos de conteúdo permitam a publicação, a função nega a publicação de novos conteúdos nesse site.

Do mesmo modo, se a função e a licença do usuário A no site forem ambas Creator, o usuário pode se conectar a e salvar (publicar) novas fontes de dados apenas em projeto nos quais as configurações de permissões concedam esses recursos.

Para obter mais informações, consulte Permissões e propriedade de conteúdo.

Alterar a função de site de um usuário

  1. Entre no site como um administrador de site ou servidor e vá até a área Usuários.

    Se você for um administrador de site e não visualizar a área Usuários, verifique com o administrador de servidor se ele negou os recursos de gerenciamento de usuários para os administradores de site.

  2. Selecione os usuários e, em seguida, selecione Ações > Função de site.

  3. Selecione a nova função de site e clique em Alterar função de site.

    Select the new site role.

    Você pode passar o ponteiro do mouse sobre o ícone de informações para exibir uma matriz, que mostra o nível máximo de recursos gerais que cada função de site permite. Para obter mais informações, vá até Recursos gerais permitidos com cada função de site.

Recursos gerais permitidos com cada função de site

A tabela a seguir lista os tipos de licença a partir da versão 2018.1, o nível mais alto de função no site permitido em cada tipo, como cada função se correlaciona com sua equivalente pré-2018.1, além de resumir os recursos máximos que cada função no site permite.

O que este artigo abrange e onde encontrar o que não apresentamos aqui

Funções no site do Tableau a partir da versão 2018.1

Nome da função no site a partir da versão 2018.1 Nome anterior da função no site Recursos máximos que esta função no site permite

Funções no site que usam uma licença de Creator

—Os usuários com essas funções no site têm acesso aos clientes do Tableau, como Tableau Prep, Tableau Desktop, Tableau Bridge e Tableau Mobile.

Administrador do servidor

Administrador do servidor

Disponível apenas no Tableau Server; não se aplica ao Tableau Online.

Esta função no site sempre ocupa a licença mais alta ativada no servidor entre o Creator e o Explorer. Ela permite acesso irrestrito às definições de configuração do ambiente do navegador do Tableau Server, a todos os sites no servidor, a usuários e grupos, além de todos os ativos de conteúdo, como fluxos, projetos, fontes de dados (incluindo informações de conexão) e pastas de trabalho.

Conecte-se às fontes de dados publicadas ou dados externos do Tableau por meio do navegador, Tableau Desktop ou Tableau Prep; crie e publique novas fontes de dados; crie e publique pastas de trabalho.

Criador do administrador de site

--

Este é o mais alto nível de acesso do Tableau Online.

Acesso irrestrito ao conteúdo, conforme descrito acima, mas no nível do site. Conecte-se ao Tableau ou dados externos no navegador, Tableau Desktop ou Tableau Prep; crie novas fontes de dados; crie e publique conteúdo.

No Tableau Server, os administradores de servidor podem ou não permitir que os administradores de site gerenciem usuários e atribuam funções de site e associação ao site. Por padrão, no Tableau Server e sempre no Tableau Online, esses recursos são permitidos aos administradores de site.

Creator

--

Isso é semelhante à antiga função Publicador, mas permite novos recursos. Essa função do usuário no site oferece a não administradores o nível máximo de acesso ao conteúdo.

Conecte-se ao Tableau ou a dados externos no navegador, crie e publique fluxos,, fontes de dados e pastas de trabalho, tenha acesso aos Dashboard Starters e use recursos de interação nas exibições publicadas. Também pode se conectar aos dados do Tableau Prep ou do Tableau Desktop, publicar (fazer upload/salvar) e baixar fluxos,, pastas de trabalho e fontes de dados.

Funções no site que usam uma licença de Explorer

—Os usuários com essas funções no site podem acessar o servidor no navegador ou no Tableau Mobile.

Administrador do servidor

N/A

Apenas no Tableau Server; não se aplica ao Tableau Online.

Se Explorer for o mais alto tipo de licença ativada no servidor quando um novo usuário administrador do servidor for criado, a função no site do usuário será Administrador do servidor. No entanto, o usuário não terá os recursos de conexão e de publicação que estão incluídos apenas na licença Creator.

Com a licença de Explorer (Explorador), um administrador de servidor tem acesso irrestrito às definições de configuração do ambiente do navegador do Tableau Server, a todos os sites no servidor, a usuários e grupos, além de todos os ativos de conteúdo, como projetos, fluxos, fontes de dados (incluindo informações de conexão) e pastas de trabalho.

No entanto, com a licença de Explorer, um administrador de servidor não pode ser conectar às fontes de dados publicadas ou dados externos do Tableau por meio do navegador, Tableau Desktop ou Tableau Prep; crie e publique novas fontes de dados; crie e publique pastas de trabalho.

Explorador do administrador de site

Administrador de site

Mesmo acesso ao site e à configuração de usuário que o Criador do administrador de site, mas não pode se conectar a dados externos a partir do ambiente de edição na Web.

Pode se conectar às fontes de dados do Tableau para criar novas pastas de trabalho, assim como editar e salvar pastas de trabalho existente.

Explorer (pode publicar)

Publicador

Pode publicar novos conteúdos do Tableau Desktop, navegar e interagir com exibições publicadas, usar todos os recursos de interação.

No ambiente de edição na Web, pode editar e salvar pastas de trabalho existente e salvar novas fontes de dados independentes de conexões de dados inseridas nas pastas de trabalho, mas não pode se conectar a dados externos e criar novas fontes de dados.

Explorer

Interagente

Pode navegar e interagir com exibições publicadas. Pode assinar conteúdo, criar alertas orientados por dados, se conectar às fontes de dados publicadas do Tableau e abrir pastas de trabalho no ambiente de criação na Web para consultas de ad hoc, mas não pode salvar o trabalho.

Apenas leitura

Viewer (Visualizador)

Esta função no site está disponível apenas na versão 2018.1 para fazer a transição de usuários para a função no site e a licença de Viewer (Visualizador), ou outras, baseada no usuário. Os usuários com essa função no site ficarão sem licença ao atualizar para a versão 2018.2 ou posterior.

Nas versões 2018.1, usuários Somente leitura podem ver e assinar exibições publicadas criadas por terceiros. Não pode usar outros recursos de interação nem salvar exibições personalizadas.

Funções no site que usam uma licença de Viewer (Visualizador)

Viewer (Visualizador)

N/A

Pode visualizar exibições publicadas e personalizadas criadas por outros; pode usar a maioria dos recursos de interação, como assinar exibições, baixar como imagens e baixar os dados de resumo. Não pode se conectar a dados; criar, editar ou publicar conteúdo; ou definir alerta de dados.

Para obter uma lista de recursos específicos, consulte a coluna Viewer (Visualizador) na matriz, na página de preços do Tableau.

Observação: embora a função Viewer (Visualizador) já existisse em versões anteriores, a nova função de site Viewer possui recursos adicionais.

Outras funções de site

Não licenciado

Não licenciado

Usuários não licenciados não podem fazer logon no Tableau Server ou Tableau Online. Os usuários recebem a função de Não licenciado nas seguintes circunstâncias:

  • você importa usuários de um arquivo CSV e seu nível de licença é definido como não licenciado.

  • O número de licenças disponíveis é atingindo no momento que você adiciona ou importa os usuários.

  • Você remove um usuário que é proprietário do conteúdo no site. O usuário continuará como proprietário do conteúdo, mas não poderá fazer nada com ele.

Quem pode publicar conteúdo

As funções de site a seguir permitem o nível especificado de acesso de publicação.

  • Administrador de servidor (apenas no Tableau Server); Criador do administrador de site; e Creator permitem acesso completo de conexão e publicação.

    Isso inclui a conexão a dados e à publicação de novos fluxos,, novas pastas de trabalho e novas fontes de dados do Tableau Desktop e do ambiente de edição na Web. Além disso, as funções de site permitem editar e salvar pastas de trabalho publicadas existentes, ou publicação de atualizações em fontes de dados existentes.

  • O Explorer (pode publicar) e o Explorador do administrador de site possuem recursos de publicação limitados, conforme descrito em Recursos gerais permitidos com cada função de site.

  • Explorer, Viewer (Visualizador), Apenas leitura e Não licenciado não permitem publicação.

Funções de site, importação e sincronização do Active Directory

Ao importar usuários do Active Directory para um site, é possível especificar a função de site. Se um usuário não for ainda um membro de qualquer site no servidor, ele será adicionado ao site com a função atribuída. Ao sincronizar grupos do Active Directory, a função de site será aplicada através da configuração Função mínima do site na página Grupos - Detalhes.

Se um usuário já existir no site do Tableau Server, a função de site atribuída durante o processo de importação ou sincronização será aplicada, se conceder ao usuário mais acesso ao site. A importação ou a sincronização de grupos e usuários AD pode promover a função no site de um usuário, mas não rebaixa essa função.

Se o usuário já tem a capacidade de publicar, essa capacidade será mantida.

A matriz abaixo mostra as regras aplicadas a funções de site na importação.

Observação: os cabeçalhos abreviados da linha Importar função de site indicam a função de site especificada para importação. Os cabeçalhos da coluna Função de site atual representam a função de site do usuário atual. Os valores da tabela representam a função de site resultante abreviada.

  • Administrador de site:SA
  • Criador do administrador de site : CS
  • Explorador do administrador de site: ES
  • Creator: C
  • Explorer: E
  • Explorer (pode publicar): EP
  • Viewer (Visualizador): V
  • Não licenciado:U

  Função de site atual
Importar a função do site

CS

C

ES

EP

E

V

U

Criador do administrador de site

(CS)

CS CS CS CS CS CS CS

Explorador do administrador de site

(ES)

ES ES ES ES ES ES ES

Creator

(C)

CS C ES C C C C

Explorer (pode publicar)

(EP)

CS C ES EP EP EP EP

Explorer

(E)

ES C ES EP E E E

Viewer (Visualizador)

(V)

ES C ES EP E V V

Não licenciado

(U)

ES C ES EP E V U
Obrigado pelo feedback! Ocorreu um erro ao enviar seu feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem..