Encontrar e resolver problemas de compatibilidade

O ideal é que, em uma empresa, todos possam executar a mesma versão do Tableau Desktop ou Tableau Server, mas isso não é possível. Em uma grande empresa, os indivíduos ou grupos diferentes podem precisar usar versões diferentes dos produtos do Tableau.

Este artigo descreve as considerações de compatibilidade e como o Tableau Desktop, Tableau Prep Builder e o Tableau Server podem funcionar juntos.

Observação: Este artigo discute somente os produtos do Tableau que ainda são elegíveis para suporte técnico. O Tableau oferece suporte técnico sobre cada versão do produto por 24 meses após o lançamento. Para obter uma lista de versões e suas agendas de suporte, consulte a página da Web Serviços de suporte(O link abre em nova janela) no site da Web do Tableau.

Compatibilidade entre o Tableau Desktop e o Tableau Server

Os problemas de compatibilidade geralmente surgem entre as versões de upgrade de lançamento do produto do Tableau em vez de lançamentos de manutenção. Por exemplo, se você usa o Tableau Desktop 2022.1 e outras pessoas usam o Tableau Desktop 2021.4, ou se você precisa publicar no Tableau Server e ele ainda executa a versão 2021.1, é possível que encontre problemas de compatibilidade.

Importante Os produtos do Tableau nem sempre são lançados ao mesmo tempo. Por exemplo, uma nova versão de upgrade do Tableau Desktop pode estar disponível, mas uma versão compatível do Tableau Server pode não estar disponível por vários meses. Ao instalar uma nova versão do Tableau Desktop, verifique se ela é compatível com o Tableau Server.

Um pasta de trabalho criada com qualquer versão do Tableau Desktop pode se conectar a qualquer versão compatível com o Tableau Server. Mas depois de conectado, a compatibilidade pode ser um problema, dependendo da versão usada e da ação que deseja realizar.

Publicação do Tableau Desktop no Tableau Server

Você somente pode publicar as pastas de trabalho e as fontes de dados no Tableau Server, se a versão do Tableau Server for a mesma ou mais recente que a versão do Tableau Desktop. Por exemplo, é possível publicar pastas de trabalho e fontes de dados do Tableau Desktop 2021.2 no Tableau Server 2021.2, no Tableau Server 2021..3 ou no Tableau Server 2021.4.

É possível fazer downgrade de uma pasta de trabalho criada na versão 2022.1 do Tableau Desktop para publicá-la na versão 2021.3 do Tableau Server. Para obter mais informações sobre o downgrade da sua pasta de trabalho, consulte Downgrade da sua pasta de trabalho neste artigo.

Download de pastas de trabalho do Tableau Server

Uma pasta de trabalho baixada do Tableau Server terá a mesma versão do Tableau em que foi editada pela última vez. Por exemplo, suponha que a Amanda use o Tableau Desktop 2021.2 e publique uma pasta de trabalho no Tableau Server 2021.3. Se Zachary também estiver com o Tableau Desktop 2021.2, ele poderá se conectar ao Tableau Server, baixar a pasta de trabalho e abri-la.

No entanto, há algumas situações em que poderá haver problemas de compatibilidade:

  • Se alguém editar e salvar a pasta de trabalho no servidor, ela será atualizada para a versão do Tableau Server usada na edição.

  • Se alguém baixar a pasta de trabalho do Tableau Server para uma versão mais recente do Tableau Desktop e editá-la, salvá-la e publicá-la, a pasta de trabalho será atualizada para a versão mais recente do Tableau Desktop.

Por exemplo, suponha que a Elizabeth publique uma pasta de trabalho do Tableau Desktop 2021.2 no Tableau Server 2021.3. O Ted baixa a pasta de trabalho do Tableau Server no Tableau Desktop 2021.3. Ele edita e republica a pasta de trabalho de volta para o servidor. A pasta de trabalho agora está atualizada para a versão mais recente. Zachary e Elizabeth, que estão usando o Tableau Desktop 2021.2, podem baixar a pasta de trabalho, mas não podem abri-la, pois ela foi atualizada para a versão 2021.3 do Tableau.

Conexão com extrações publicadas

As extrações que usam um formato de arquivo .tde são atualizadas automaticamente para o formato .hyper quando são atualizadas (completas ou incrementais) ou anexadas. Para obter mais informações sobre o formato da extração .hyper, consulte Atualização de extrações para o formato .hyper(O link abre em nova janela).

Nas versões anteriores do Tableau Server, qualquer pasta de trabalho ou fonte de dados publicadas com uma extração criada no Tableau Desktop mantém a sua versão original ao ser atualizada ou anexada no Tableau Server.

Conexão com fontes de dados baseadas no Tableau Server

As pastas de trabalho do Tableau Desktop podem usar fontes de dados que foram publicadas em versões posteriores do Tableau Server. No entanto, se você se conectar a uma fonte de dados que usa recursos não disponíveis em versões anteriores do Tableau Desktop, esses campos não estarão disponíveis.

As pastas de trabalho criadas no Tableau Desktop sempre podem usar as fontes de dados de uma versão mais recente do Tableau Server. Por exemplo, uma pasta de trabalho do Tableau Desktop 2022.1 pode usar as fontes de dados do Tableau Server 2021.1.

Compatibilidade entre versões do Tableau Desktop

Os usuários do Tableau Desktop podem compartilhar pastas de trabalho — por exemplo, ao enviá-las por e-mail ou copiá-las para um local na rede da empresa. Mas se dois usuários estiverem usando versões diferentes do Tableau Desktop, o compartilhamento nem sempre será possível. A regra é fácil:

  • Uma versão mais recente do Tableau Desktop pode abrir uma pasta de trabalho criada com uma versão mais antiga.

  • Uma versão mais antiga do Tableau Desktop não pode abrir uma pasta de trabalho criada com uma versão mais recente.

Por exemplo, suponha que a Amanda crie uma pasta de trabalho do Tableau com a versão 2021.3 do Tableau Desktop e a envie ao Zachary, que usa a versão 2022.1 do Tableau Desktop. Zachary conseguirá abrir aquela pasta de trabalho, mas ele verá esta mensagem de advertência:

The workbook will be upgraded when it is saved. The upgraded file can't be read by earlier versions of the application.

Se o Zachary editar a pasta de trabalho e enviá-la de volta para a Amanda, ele precisará fazer downgrade da pasta de trabalho para que ela possa abri-la. Caso contrário, o carregamento vai falhar quando a Amanda tentar abri-la no Tableau Desktop versão 2021.4, pois a pasta de trabalho agora está na versão 2022.2.

Para obter mais informações sobre como fazer o downgrade da sua pasta de trabalho entre as versões do Tableau Desktop, consulte Downgrade da sua pasta de trabalho neste artigo.

Trabalhar com extrações do Tableau

Uma versão mais recente do Tableau Desktop pode abrir uma extração criada com uma versão mais antiga, porém versões mais antigas do Tableau Desktop não podem abrir uma extração criada com uma versão mais recente.

No entanto, se você criar uma extração .tde em uma versão mais antiga, abrir a pasta de trabalho no Tableau Desktop 10.5 e posterior e atualizá-la (totalmente ou em incrementos) ou anexá-la à extração, ela será convertida ao formato .hyper e a pasta de trabalho se tornará incompatível com as versões mais antigas do Tableau.

Observação: a partir da versão 2020.3, os arquivos de dados do Tableau (.tde) não são mais compatíveis e devem ser convertidos em um formato .hyper.

Para obter mais informações sobre o formato da extração .hyper, consulte Atualização de extrações para o formato .hyper(O link abre em nova janela).

Downgrade da sua pasta de trabalho

Caso seja necessário publicar sua pasta de trabalho em uma versão anterior do Tableau Server ou compartilhá-la com alguém usando uma versão anterior do Tableau Desktop, há a opção de fazer downgrade da pasta de trabalho para uma versão anterior. A pasta de trabalho que sofreu downgrade pode ser aberta na versão selecionada ou posterior.

O Tableau só oferece suporte para download de versões do produto por 24 meses após o lançamento. As versões com mais de 24 meses chegaram ao fim da vida útil e não são mais fornecidas.

Exportar pasta de trabalho para uma versão anterior

Você pode exportar sua pasta de trabalho para uma versão diferente do Tableau usando Arquivo > Exportar como versão no Tableau Desktop ou selecionar Download > Pasta de trabalho do Tableau na barra de ferramentas de uma pasta de trabalho no Tableau Cloud ou no Tableau Server. Para obter mais informações, consulte Exportar exibições e pastas de trabalho.

Fazer downgrade de pastas de trabalho do Tableau Server

Caso esteja utilizando uma versão mais recente do Tableau Desktop e uma versão mais antiga do Tableau Server, é possível fazer o downgrade da pasta de trabalho para uma versão do Tableau Server mais antiga durante a publicação.

Ao publicar a pasta de trabalho, você verá uma mensagem de aviso informando que a ela sofrerá um downgrade.

Se você seguir em frente com a publicação, todos os recursos ou funcionalidades que não estiverem disponíveis na versão anterior serão removidos para fins de compatibilidade. Talvez seja necessário adicionar novamente os recursos que foram removidos no processo de downgrade da pasta de trabalho.

Observação: esta opção não se aplica às fontes de dados.

Compatibilidade do Tableau Prep Builder

Para obter detalhes sobre a compatibilidade do Tableau Prep Builder, consulte Compatibilidade de versão com o Tableau Prep na ajuda do Tableau Prep Builder.

Tableau Prep Conductor

O Tableau Prep Conductor foi introduzido como parte do Data Management no Tableau Server versão 2019.1.

  • Para agendar fluxos para serem executados no Tableau Server, você deve usar o Tableau Server versão 2019.1 ou posteriores e ter o Tableau Prep Conductor habilitado.
  • Para agendar fluxos a serem executados no Tableau Cloud, você deve usar o Tableau Cloud versão 2019.3 ou posterior e ter o Tableau Prep Conductor habilitado.

Compatibilidade entre diferentes versões do Tableau Prep Builder e do Tableau Server

A publicação de uma versão mais recente do Tableau Prep Builder em uma mais antiga o Tableau Server pode resultar em problemas de compatibilidade. Por exemplo, novos recursos adicionados no Tableau Prep Builder versão 2021.3.1 podem não ser compatíveis com o Tableau Server versão 2021.2, mas seriam compatíveis com o Tableau Server versão 2021.4 e quaisquer versões principais posteriores do Tableau Server, como a versão 2022.2.

No Tableau Server, o Tableau Prep Conductor detecta os recursos incluídos em um fluxo quando ele é publicado. Se encontrar recursos não compatíveis, o fluxo ainda poderá ser publicado no Tableau Server, mas não será executado, agendado ou adicionado a uma tarefa. O Tableau Cloud é atualizado de forma automática regularmente, por isso é compatível com todas as versões do Tableau Prep Builder.

Se você tiver uma versão mais antiga do Tableau Server, ainda poderá executar fluxos incompatíveis manualmente ou usando a linha de comando do Tableau Prep Builder. Para obter mais informações sobre como usar esse processo, consulte Atualizar arquivos de saída de fluxo na linha de comando.

Compatibilidade entre diferentes versões do Tableau Prep Builder

Você pode ter problemas de compatibilidade ao tentar abrir um fluxo entre versões mais recentes e mais antigas do Tableau Prep Builder ou até mesmo ao abrir fluxos na mesma versão do Tableau Prep Builder usando computadores diferentes.

Por exemplo:

  • O fluxo inclui recursos ou conectores de entrada que não são compatíveis com a versão na qual ele é aberto.
  • O computador que você usa para abrir o fluxo não tem os conectores de entrada necessários instalados ou tem uma versão de driver para o conector que não é compatível. O Tableau Prep Builder requer drivers de 64 bits instalados para funcionar com conectores de entrada de fluxo. Caso haja um problema de compatibilidade, ao tentar abrir o fluxo, ele poderá ser aberto com erros ou não será aberto de forma alguma e você receberá uma mensagem de erro.

Compatibilidade do Tableau Cloud

Os servidores do Tableau Cloud são atualizados quando uma nova versão principal do Tableau é lançada. Ao publicar pastas de trabalho e fontes de dados para Tableau Cloud, a versão do Tableau Cloud será a mesma ou posterior à Tableau Desktop e Tableau Prep Builder, como resultado, os problemas de compatibilidade são mitigados. No entanto, considere a compatibilidade com instalações do Tableau Bridge e scripts ou processos existentes que usam os utilitários de linha de comando do Tableau, como tabcmd e o utilitário de extração de dados do Tableau.

Para obter informações sobre uma atualização principal, consulte Atualizar o Tableau Desktop e o Tableau Prep Builder.

Quando atualizar o Tableau Desktop para trabalhar com o Tableau Cloud

Após a atualização do Tableau Cloud para uma nova versão principal, você ainda poderá publicar fontes de dados e pastas de trabalho de versões anteriores do Tableau Desktop. No entanto, será necessário atualizar para a versão principal mais recente do Tableau Desktop para:

  • Baixar e abrir uma pasta de trabalho publicada que foi editada e salva no ambiente de edição da Web do Tableau Cloud.

  • Fazer uma cópia local de uma fonte de dados.

Se você tentar usar essa pasta de trabalho ou fonte de dados em uma versão do Tableau Desktop que é anterior a dos servidores do Tableau Cloud, receberá a seguinte mensagem de erro:

This file was created by a newer version of Tableau. Please upgrade Tableau Desktop to the version (or greater) that the file was saved in.

Quando atualizar o Tableau Bridge para trabalhar com o Tableau Cloud

O Tableau Bridge é um cliente proxy que é executado em uma máquina em sua rede e é usado para conectar seus dados de rede privada ao Tableau Cloud. A Tableau recomenda atualizar o Bridge para a versão mais recente para evitar problemas de compatibilidade, pois alguns novos recursos e correções de bugs exigem atualizações do Tableau Cloud e do Bridge.

Se a autenticação multifator (MFA) estiver habilitada com a autenticação do Tableau, os clientes Bridge devem estar executando o Tableau Bridge versão 2021.1 e posterior. Para obter mais informações sobre o Tableau com MFA, consulte Sobre a autenticação multifator e o Tableau Cloud(O link abre em nova janela).

Quando atualizar o tabcmd para a administração do site

Se você usar o tabcmd para administrar o site do Tableau Cloud — por exemplo, para automatizar as tarefas de carregamento de pastas de trabalho, gerenciamento de usuários e assim por diante — precisará da versão mais recente do tabcmd para executar essas tarefas. Uma versão desatualizada do tabcmd poderá causar erros e resultados imprevisíveis.

Para obter mais informações e a versão atual compatível do tabcmd, consulte Instalar tabcmd(O link abre em nova janela) na ajuda do Tableau Cloud.

Usar o utilitário de extração de dados do Tableau para atualizar as fontes de dados

O utilitário de linha de comando da extração de dados do Tableau é instalado automaticamente com o Tableau Desktop. Se você usar essa ferramenta para fazer a transferência de dados para uma fonte de dados publicada no Tableau Cloud, considere os seguintes requisitos:

  • Será necessário usar a ID do site em vez do nome do site.

    A ID do site faz parte da URL do Tableau Cloud. No seguinte exemplo, a ID do site é WidgetWorks:

    https://online.tableau.com/t/WidgetWorks/view/projects

    Para obter mais informações sobre a opção -t, consulte Automatizar tarefas de atualização de extração(O link abre em nova janela) na ajuda do Tableau Cloud.

  • Após a publicação de uma fonte de dados no Tableau Cloud, atualize os dados nela contidos com o utilitário de extração de dados incluído na versão do Tableau Desktop que corresponde à versão do Tableau Cloud.

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!