Outros bancos de dados (JDBC)

Ao iniciar o Tableau, em Conectar, é possível visualizar o arquivo e os tipos de bancos de dados compatíveis com o Tableau Desktop. Selecione Mais para ver a lista completa. Para bancos de dados e arquivos compatíveis, o Tableau fornece conectores integrados, criados e otimizados para essas fontes de dados.

Important: se o tipo de arquivo ou banco de dados estiver listado em Conectar, use o conector nomeado para conectar-se ao dados.

Se o tipo de arquivo ou banco de dados não estiver listado em Conectar, talvez seja possível se conectar a ele usando o conector Outros bancos de dados (JDBC). A JDBC (Java Database Connectivity, Conectividade de banco de dados Java) é uma maneira padrão de se conectar a um banco de dados. Se o driver do banco de dados em que deseja se conectar implementa a JDBC padrão, é possível conectar o Tableau aos dados usando o driver JDBC para o seu banco de dados e o conector Outros bancos de dados (JDBC) do Tableau.

Ao usar o conector Outros bancos de dados (JDBC), você poderá observar diferenças significativas de desempenho entre este conector "genérico” e um conector do Tableau nomeado, porque a conexão JDBC genérica não aproveita os muitos recursos específicos da conexão usados em um conector nomeado para otimizar o desempenho.

Antes de começar

Especificar o driver JDBC correto

Os drivers JDBC são arquivos .jar autossuficientes. Coloque os arquivos .jar na pasta para o seu sistema operacional. (Você precisa criar a pasta caso ainda não exista.)

  • Windows: C:\Program Files\Tableau\Drivers
  • Mac: ~/Library/Tableau/Drivers
  • Linux: /opt/tableau/tableau_driver/jdbc

Observe essas exigências:

  • É necessário ter permissão de leitura no arquivo .jar file.
  • O Tableau exige um driver JDBC 4.0 ou posterior.
  • O Tableau exige um driver JDBC Tipo 4.
  • Instale a versão de 64 bits mais recente do Java.

Suporte ao dialeto

O conector Outros bancos de dados (JDBC) oferece suporte aos seguintes dialetos, que são usado para determinar como o Tableau traduz das consultas SQL enviadas ao banco de dados:

  • MySQL
  • PostgreSQL
  • Generic SQL-92

Reunir informações de conexão

Reúna as seguintes informações de conexão:

  • A cadeia de caracteres de conexão JDBC a ser inserida no campo da URL ao se conectar. Consulte a documentação do driver para garantir que use o formato correto para o driver JDBC. Vejamos este exemplo:

    jdbc:postgresql://www.exampledatabase.com:5432/databasename

    • jdbc - sempre use o prefixo jdbc, caso contrário vai desabilitar o botão de logon.
    • postgresql - define a classe do driver JDBC em uso. O Tableau verifica por um driver correspondente na pasta do driver do Tableau. O driver JDBC tem um subprotocolo associado a ele, como postgresql para PostgreSQL ou mysql para MySQL.
    • www.exampledatabase.com - o endereço de rede para o servidor do banco de dados. Você pode usar um nome de host ou um endereço IP.
    • 5432 – a porta a qual o banco de dados está respondendo no endereço de rede especificado.
    • databasename - o nome do banco de dados ou esquema no servidor do banco de dados.
  • Dialeto em uso: MySQL, PostgreSQL ou SQL-92.
  • Credenciais para entrar no servidor: nome de usuário e senha.
  • (Opcional) o arquivo de propriedades JDBC para personalizar o comportamento do driver. Para obter mais informações, consulte Personalizar conexões JDBC usando um arquivo de propriedades na Comunidade do Tableau.

Criar a conexão

Para conectar-se a seus dados usando o driver JDBC, faça o seguinte:

  1. Inicie o Tableau e, em Conectar, selecione Outros bancos de dados (JDBC). Para obter uma lista completa de conexões de dados, selecione Mais em A um servidor.
  2. Insira a cadeia de caracteres de conexão de JDBC no campo URL.
  3. Selecione o Dialeto na lista suspensa.
  4. Insira o nome de usuário e senha para entrar no servidor.
  5. (Opcional) Navegue até o arquivo de propriedades JDBC. Note que, ao usar um arquivo de propriedades, ele substitui as propriedades a nível de classe.
  6. Selecione Fazer logon.

Importante: ao usar Outros bancos de dados (JDBC) para se conectar a um banco de dados, o resultado pode variar e a compatibilidade com os recursos do Tableau Desktop não é garantida.

Se a conexão funcionar corretamente, você pode dar início a sua análise. No entanto, se você precisar personalizar sua conexão de JDBC para melhorar a funcionalidade e o desempenho, consulte os artigos em Consulte também.

Configurar para publicação e portabilidade entre plataformas

Ao trabalhar com uma conexão de JDBC genérica, é necessária uma configuração adicional para garantir que as pastas de trabalho e as fontes de dados criadas possam ser usadas em diferentes computadores e plataformas.

Para publicação e portabilidade entre plataformas, o driver deve estar instalado para corresponder à conexão da pasta de trabalho ou da fonte de dados.

Por exemplo, Ashley Garcia cria uma fonte de dados de Outros bancos de dados (JDBC) que se conecta usando um driver JDBC associado, instalado no seu computador com Windows.

Ashley pode realizar alguns procedimentos com esta fonte de dados para disponibilizá-la para o uso de outros usuários.

  • Ela pode publicá-la no Tableau Server. Ao fazer isso, é necessário solicitar que o administrador do Tableau Server instale o driver JDBC correspondente no computador do Tableau Server. Assim, a fonte de dados poderá ser acessada por Ashley e por outros usuários.
  • Ela pode enviar a fonte de dados para os colegas de trabalho por e-mail. A Ashley precisa informar aos colegas de trabalho que devem instalar o driver JDBC associado em seus computadores para que, então, possam abrir a fonte de dados no Tableau Desktop.

Ao tentar abrir uma pasta de trabalho ou fonte de dados criada usando o conector Outros bancos de dados (JDBC) sem ter o driver JDBC instalado, você verá um erro que inclui a mensagem No suitable driver. Para resolver esse erro, entre em contato com o publicador da pasta de trabalho ou fonte de dados, ou um administrador do Tableau Server, para obter o driver JDBC que corresponde à pasta de trabalho ou fonte de dados. Em seguida, instale o driver em seu computador:

Revisar os dados

É provável que o Tableau não tenha testado o banco de dados ao qual está se conectando usando o conector Outros bancos de dados (JDBC), então é importante reservar um tempo para revisar seus dados e garantir que reflitam o esperado.

Para verificar o metadados, revise a guia e a grade de dados na página da fonte de dados para garantir que as tabelas e colunas corretas estão sendo exibidas e que os tipos de dados estão corretos.

Alterar o banco de dados

Ao se conectar aos dados utilizando Outros bancos de dados (JDBC), você especifica o banco de dados ao qual está se conectando na cadeia de conexão JDBC no campo URL. Depois de se conectar, se quiser alterar para outro banco de dados, será necessário editar a cadeia de caracteres de conexão ou adicionar uma nova conexão com a nova cadeia de caracteres. Caso contrário, você receberá um erro e terá resultados como os seguintes:

Tableau Desktop Tableau Prep Builder

Suporte do Tableau para outras conexões de banco de dados (JDBC)

O Tableau fornece um suporte limitado ao cliente para conexões usando Outros bancos de dados (JDBC). O Tableau é compatível com a funcionalidade do conector Outros bancos de dados (JDBC). Por exemplo, o suporte vai ajudá-lo caso a sua conexão funcione no Tableau Desktop, mas não no Tableau Server. No entanto, o Tableau não oferece suporte para a criação ou depuração de arquivos de propriedades JDBC. Para obter ajuda, você pode analisar a documentação listada em Consulte também, enviar perguntas e solicitar ajuda nos Fóruns da comunidade de desenvolvedores do Tableau.

 

Consulte também

Personalizar conexões JDBC usando um arquivo de propriedades na Comunidade do Tableau

Personalizar conexões JDBC na Base de dados de conhecimento do Tableau

 

Obrigado pelo feedback! Ocorreu um erro ao enviar seu feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem..