Otimização do desempenho do Tableau Server na AWS

Este é um conteúdo arquivado

As implantações em nuvens públicas continuam a ter suporte, mas o conteúdo para implantações de nuvens públicas de terceiros não é mais atualizado.

Para obter o conteúdo de implantação mais recente do Tableau Server, consulte o Guia de implantação empresarial(O link abre em nova janela) e a seção Implantar(O link abre em nova janela) do Tableau Server.

Para os clientes que têm acesso, recomendamos Tableau Cloud. Para obter mais detalhes, consulte:

Introdução

Otimizar o desempenho do Tableau Server, quando ele está instalado na instância do Amazon EC2 na nuvem da AWS, adiciona outra dimensão ao ajuste da sua solução Tableau Server. Esta seção aborda o ajuste do Tableau Server para a nuvem. Para obter informações sobre o ajuste de desempenho, consulte Visão geral do desempenho do Tableau Server. Para obter informações sobre as ferramentas que podem ser usadas para ajudar a otimizar o desempenho, consulte Recursos de desempenho.

É importante ter em mente que cada implementação do Tableau Server na AWS é diferente, porque a carga de trabalho de cada pessoa é única. Os funcionários da sua empresa são diferentes, utilizam dados diferentes, fazem perguntas diferentes e têm necessidades de negócios diferentes que os de outra empresa. Por este motivo, recomendamos testar as suas cargas de trabalho no Tableau Server em tipos de instância do Amazon EC2 diferentes, antes de colocá-las em produção. As demandas da sua carga de trabalho provavelmente serão influenciadas pelos seguintes fatores:

  • Uso pesado, leve ou moderado da Extração de Dados do Tableau

  • A proporção de pessoas que visualizam em relação àquelas que interagem com as exibições e painéis

  • As atualizações de extração de dados do Tableau que ocorrem durante ou após o horário comercial

  • O número de indivíduos simultâneos durante um determinado período

  • A complexidade da exibição e do painel

  • O tamanho da comunidade que utiliza a Criação na Web do Tableau

Há algumas diretrizes gerais que, se seguidas, aumentam suas chances de escolher o tipo correto de instância. Ao usar o TabJolt, uma ferramenta gratuita de teste de escalonabilidade criada pelo Tableau,é possível executar testes de carga nas instâncias do Amazon EC2. Os testes foram relacionados a desempenho e a escalonabilidade e usaram as seguintes métricas:

  • Número de usuários virtuais em execução

  • Média de transações por segundo

  • Média de tempo de resposta bem-sucedido

  • Média de taxa de erro (o teste considera qualquer visualização que leva mais de 60 segundos para gerar um erro)

Práticas recomendadas de desempenho

As práticas recomendadas a seguir podem ser úteis para consulta durante a implementação do Tableau na AWS:

  • Sempre execute, no mínimo, 8 núcleos por instância do Amazon EC2

    Mesmo com um número relativamente baixo de usuários, as instâncias do EC2 com menos de 16 vCPUs (o equivalente a 8 núcleos) não apresentam um desempenho bom e consistente. Por exemplo, uma instância r4.4xlarge, com 16 vCPUs, pode lidar com mais usuários em um tempo de resposta e taxa de erro menores, do que duas instâncias r4.2xlarge, que têm 8vCPUs cada. Esse padrão é consistente à medida que você faz o escalonamento, com quatro instâncias de 16vCPU e duas instâncias de 32vCPU superando bastante o desempenho de oito instâncias de 8vCPU.

  • A carga de trabalho é um fator determinante dos resultados

    A robustez da sua carga de trabalho tem um papel fundamental na determinação do desempenho dela em diferentes tipos de instância do EC2. Por exemplo, ao usar um conjunto diferente de painéis, você perceberá diferenças óbvias no desempenho das mesmas instâncias de máquina virtual subjacentes. Não é muito útil tentar comparar o desempenho usando qualquer outra carga de trabalho que não seja a sua.

  • Quando mais CPU, melhor

    A CPU é o obstáculo principal para o desempenho do Tableau Server. Em geral, quando há mais necessidade de trabalho com o Tableau, recomendamos que usar CPUs maiores e melhores.

  • Certifique-se de que a sua instância do Amazon EC2 tenha RAM suficiente

    Quando executamos as mesmas cargas de trabalho em instâncias com menos CPU e mais RAM, temos mais transações por segundo (TPS), tempo de resposta mais curto e menor taxa de erro. As instâncias do EC2 com pouca RAM podem anular o benefício de uma CPU de ponta. Na produção, execute com, no mínimo, 30 GB de RAM, mas o ideal é 8 GB de RAM por núcleo. Embora seja importante escolher uma instância com muita CPU, a execução do Tableau Server em instâncias com pouca RAM levará a um desempenho baixo — independentemente de quanta CPU tiver.

  • Você pode querer usar volumes baseados em SSD, mas pode não precisar de Provisioned IOPS

    O Tableau Server tem vários processos e componentes, incluindo um banco de dados de capacidade industrial (PostgreSQL) que armazena os metadados do sistema. O Tableau Server precisa de um nível razoável de rendimento de disco para um bom desempenho, por isso aconselhamos o uso somente dos volumes baseados em SSD do Elastic Block Store (EBS). Os discos magnéticos não têm o rendimento necessário para lidar de forma eficaz com as solicitações do banco de dados. No nosso teste, executamos os volumes General Purpose SSD (gp2) e os de Provisioned IOPS do EBS, com dois discos de EBS usados para a maioria dos testes. A maior parte dos volumes de EBS tem 1.500 Provisioned IOPS. Após executar os testes novamente com General Purpose SSDs, nossos resultados foram quase idênticos, com cargas de trabalho moderadamente exigentes. Embora haja casos em que certamente o Provisioned IOPS fará uma diferença óbvia no desempenho das cargas de trabalho do seu Tableau Server no AWS, você não deve pressupor que precisa de Provisioned IOPS como padrão. A melhor maneira de descobrir é testar você mesmo as cargas de trabalho do seu Tableau Server.

  • Faça o seu próprio teste com o TabJolt

    A sua carga de trabalho e a configuração das suas instâncias Amazon EC2 podem fazer uma grande diferença no desempenho do Tableau Server. A flexibilidade do EC2 facilita a determinação da combinação de configurações e tipos de instância, de acordo com as suas necessidades. Por exemplo, isolar poucos processos que demandam muita RAM e CPU em várias máquinas, em vez de executá-los em todas as máquinas no seu cluster, faz uma grande diferença nas transações por segundo (TPS). Ignore a tentação de comparar as características de desempenho de diferentes cargas de trabalho. Embora isso seja realmente divertido, não é muito útil. Em vez disso, use a mesma carga de trabalho e reformule a sua configuração de hardware e software para obter o melhor efeito. A AWS torna isso muito simples.

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!