Publicar um fluxo no Tableau Server

Publique fluxos no Tableau Server para executá-los automaticamente em uma agenda e atualize a saída do fluxo usando o Tableau Prep Conductor.

Quem pode fazer isso?

Administrador do servidor, Creator (administrador de site) e Creator (Criador) têm acesso total de conexão e publicação.

Explorer (pode publicar) e o Explorer administrador de site têm recursos de publicação limitados, conforme descrito nos seguintes tópicos:

Tableau Server:

Antes de publicar

Para garantir que você pode executar seu fluxo no Tableau Server, verifique o seguinte:

  1. Verifique se não há erros no fluxo.

    Haverá falhas nos fluxos que contêm erros ao tentar executá-los no Tableau Server. Os erros no fluxo são identificados por um ponto de exclamação vermelho e um ponto vermelho com um indicador de Erros no canto superior direito da tela.

  2. Verifique se o fluxo não inclui conectores de entrada ou recursos que não são compatíveis com a sua versão do Tableau Server.

    Os fluxos que incluem conectores ou recursos que ainda não são compatíveis com sua versão do Tableau Server podem ser publicados, mas não podem ser agendados para serem executados no Tableau Server. Para publicar e agendar fluxos para serem executados no Tableau Server, você deve usar o Tableau Server versão 2019.1 ou posteriores e ter o Tableau Prep Conductor habilitado.

    Por exemplo, o conector SAP HANA foi introduzido na versão 2019.1.4 do Tableau Prep Builder, mas esse conector não é suportado na versão 2019.1 do Tableau Server para o Tableau Prep Conductor. Ao publicar o fluxo, você verá uma mensagem como o exemplo abaixo.

    Para poder executar seu fluxo no Tableau Server, é necessário tomar as medidas apropriadas para tornar o fluxo compatível. Para obter mais informações sobre como trabalhar com fluxos incompatíveis, consulte Compatibilidade de versão com o Tableau Prep.

  3. Os fluxos que incluem etapas de entrada ou saída com conexões a um compartilhamento de rede exigem uma lista de permissões.

    As etapas de entrada e saída do fluxo que apontam para os arquivos armazenados em um compartilhamento de rede (caminho UNC) não são permitidas, a menos que o arquivo e o caminho estejam acessíveis pelo servidor e incluídos na lista de permissões da sua organização. Se você publicar o fluxo sem adicionar o local do arquivo à sua lista de permissões, o fluxo será publicado, mas você receberá um erro ao tentar e agendar ou executar o fluxo no Tableau Server.

    Se os arquivos não estiverem armazenados em um local da lista de permissões, você verá uma mensagem de aviso ao publicar o fluxo.

    Clique no link "lista" na mensagem para ver uma lista de locais permitidos. Mova seus arquivos para um dos locais na lista e verifique se o fluxo aponta para esses novos locais. Em seguida, tente publicar o fluxo novamente.

    Para configurar os caminhos de rede permitidos, use as opções de comando tsm descritas na Etapa 4 - Lista de permissões para locais de entrada e saída.

    Se não quiser mover seus arquivos para um local da lista de permissões, será necessário empacotar os arquivos de entrada com o fluxo e publicar a saída do fluxo no Tableau Server como uma fonte de dados publicada. Para obter mais informações sobre como definir essas opções, consulte Publicar um fluxo neste tópico.

  4. Se publicar a saída do fluxo no Tableau Server, defina cada etapa de saída de fluxo como uma fonte de dados. Todas as etapas de saída de fluxo devem apontar para o mesmo servidor ou site em que o fluxo está publicado. Somente um servidor ou site pode ser selecionado.

    Para definir o local de publicação para todas as etapas, faça o seguinte:

    1. No painel Fluxo, selecione uma etapa de saída.

    2. No painel Publicação, selecione Publicar como fonte de dados.

    3. Selecione o servidor ou site e o projeto no qual deseja publicar o fluxo. Entre no servidor ou site, se necessário.

    4. Insira um nome e uma descrição para cada saída.

      O nome do arquivo de saída deve ser distinto o suficiente para que a pessoa que está executando o fluxo possa identificar facilmente quais arquivos de saída serão atualizados. O nome do arquivo é mostrado na página Visão geral e Conexões do fluxo no Tableau Server.

    5. Salve seu fluxo.

      Para obter mais informações sobre como configurar as etapas de saída para publicação, consulte Criar e publicar extrações de dados e fontes de dados.

Publicar um fluxo

  1. Abra seu fluxo no Tableau Prep Builder.

  2. No menu superior, selecione Servidor > Publicar fluxo.

  3. Na caixa de diálogo Publicar fluxo no Tableau Server preencha os seguintes campos:

    • Projeto: clique na opção suspensa para selecionar o projeto na hierarquia. Esse deve ser o mesmo projeto no qual os arquivos de saída estão publicados.

    • Nome: digite um nome para o fluxo. Esse nome é exibido no servidor, nas páginas de Fluxo. Se quiser substituir um fluxo existente, clique na opção suspensa para selecionar um nome na lista.

    • Descrição (opcional): insira uma descrição para o fluxo.

    • Marcas (opcional): clique em Adicionar para digitar em uma ou mais marcas, a fim de identificar seu fluxo para que os usuários possam localizá-lo facilmente. As marcas também podem ser adicionadas após a publicação nas páginas de Fluxo no Tableau Server.
    • Autenticação: se o fluxo se conectar a um ou mais bancos de dados, selecione o tipo de autenticação que deseja usar para se conectar às fontes de dados de entrada de fluxo. Clique em Editar para alterar o tipo de autenticação.

      Os seguintes tipos de autenticação são suportados:

      • Prompt de usuário: você deve editar a conexão e inserir as credenciais do banco de dados antes de executar o fluxo.

      • Senha inserida: as credenciais usadas para se conectar aos dados serão salvas com a conexão e usadas por todos que acessarem o fluxo publicado.

      • Conta Run As do servidor: a conta de usuário Run As do servidor autenticará todos os usuários.

    • Arquivos: se o fluxo se conectar a arquivos locais, clique em Editar para selecionar se deseja fazer upload ou se conectar diretamente aos arquivos de entrada.

      • Os arquivos de upload são empacotados com seu fluxo e não são atualizados se os dados forem alterados.

      • Para recuperar os dados mais atuais ao atualizar os arquivos de saída, use a Conexão direta se o Tableau Server puder se conectar ao local do arquivo e a localização estiver incluída na lista de permissões da organização.

        Se as etapas de entrada ou saída apontarem para arquivos armazenados em um compartilhamento de rede (caminho UNC) e o local não estiver incluído na lista de permissões da sua organização, você verá uma mensagem de aviso. Clique no link da mensagem para ver uma lista de locais confiáveis, mova os arquivos e aponte as etapas de entrada e saída para o novo local de arquivo. Para obter mais informações, consulte Etapa 3 em Antes de publicar

        Para obter informações sobre como adicionar locais à lista de permissões da sua organização, consulte Etapa 4 - Lista de permissões para locais de entrada e saída.

        Observação: todos os arquivos devem ter a mesma configuração, Upload ou Conexão direta.

         

  4. Clique em Publicar. Em seguida, clique em Concluído para fechar a caixa de diálogo Status de publicação. O Tableau Server abre automaticamente na página Visão geral do fluxo no seu navegador padrão.

Obrigado pelo feedback! Ocorreu um erro ao enviar seu feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem..