Salvar e compartilhar seu trabalho

A qualquer momento do fluxo, é possível salvá-lo, exibir uma visualização dos dados do fluxo no Tableau Desktop ou criar uma extração dos dados que inclui todas as operações aplicadas ao fluxo. Além disso, é possível empacotar seus dados com o fluxo para compartilhar com terceiros ou publicar a extração de dados no Tableau Server ou Tableau Online como uma fonte de dados.

Salvar um fluxo

Salve o fluxo para fazer um backup de seu trabalho antes de executar qualquer operação adicional. Seu fluxo está salvo no formato de arquivo de fluxo (.tfl) do Tableau Prep Builder.

Além disso, é possível empacotar os arquivos locais (Excel, arquivos de texto e extrações do Tableau) junto com o fluxo para compartilhar com terceiros, da mesma forma que se empacota uma pasta de trabalho para compartilhamento no Tableau Desktop. Apenas arquivos locais podem ser empacotados com um fluxo. Os dados de conexões de banco de dados, por exemplo, não são incluídos.

Ao salvar o fluxo empacotado, ele é salvo como um Arquivo de fluxo empacotado do Tableau (.tflx).

  • Para salvar seu fluxo, no menu superior, selecione Arquivo > Salvar.

  • Para empacotar os arquivos de dados com o fluxo, no menu superior, execute uma das ações a seguir:

    • Selecione Arquivo > Exportar fluxo empacotado

    • Selecione Arquivo > Salvar como. Em seguida, na caixa de diálogo Salvar como, selecione Arquivos de fluxo empacotados do Tableau no menu suspenso Salvar como tipo.

Exibir a amostra de dados no Tableau

Às vezes, ao limpar seus dados, você pode querer verificar o andamento olhando no Tableau Desktop. Quando o fluxo é aberto no Tableau Desktop, o Tableau Prep Builder cria uma extração permanente (.tde ou .hyper, dependendo da versão do Tableau) e um arquivo de fonte de dados do Tableau (.tds). Os arquivos são salvos no repositório do Tableau, no arquivo Fontes de dados, para que possa usar os dados a qualquer momento.

Observação: embora você possa experimentar seus dados, o Tableau mostra apenas uma amostra dos dados e você não poderá salvar a pasta de trabalho como uma pasta de trabalho em pacote (.twbx). Quando estiver pronto para trabalhar com seus dados no Tableau, crie uma etapa de saída para seu fluxo e salve a saída em um arquivo ou como uma fonte de dados publicada, então conecte a fonte de dados completa no Tableau.

Ao abrir o fluxo no Tableau Desktop, você pode ver a amostra de dados com a qual está trabalhando no fluxo com as operações aplicadas a ela, até a etapa selecionada.

Para exibir a amostra de dados no Tableau, faça o seguinte:

  1. Clique com o botão direito do mouse na etapa que deseja exibir os dados e selecione Visualizar no Tableau Desktop no menu de contexto.

  2. O Tableau Desktop é aberto na guia Planilha.

Criar e publicar extrações de dados e fontes de dados

Para criar uma extração, execute o fluxo. Ao executar o fluxo, suas alterações são aplicadas a todo o conjunto de dados. Executar o fluxo resulta em uma fonte de dados do Tableau (.tds) e em um arquivo de extração de dados do Tableau (.tde ou .hyper). É possível criar um arquivo de extração da saída do fluxo para usar no Tableau Desktop ou para compartilhar os dados com terceiros.

Observação: é possível publicar extrações de dados ou fontes de dados no Tableau Server versão 10.0 e posteriores, assim como no Tableau Online.

É possível criar um arquivo de extração nos formatos a seguir:

  • Extração de dados do Tableau (.tde): a extração é salva como uma extração do Tableau (.tde) e um arquivo de fonte de dados do Tableau (.tds). Use esse tipo de arquivo se utilizar o Tableau Desktop ou Tableau Server versões de 10.0 a 10.4.

  • Extração Hyper (.hyper): esse é o novo tipo de arquivo de extração do Tableau, mas só pode ser usado pelo Tableau Desktop ou Tableau Server versão 10.5 e posteriores.

  • Valor separado por vírgula (.csv): salve a extração em um arquivo .csv para compartilhar os dados com terceiros. A codificação do arquivo CSV exportado será UTF-8 com o BOM.

Além disso, é possível publicar a saída como uma fonte de dados no Tableau Server ou Tableau Online para compartilhar os dados e fornecer acesso centralizado aos dados limpos, formatados e agrupados.

Observação: para publicar a saída no Tableau Server, a REST API do Tableau Server deve estar habilitada. Para obter mais informações consulte Requisitos da REST API na Ajuda da REST API do Tableau . Para publicar em um servidor que usa certificados de criptografia Secure Socket Layer (SSL), são necessárias etapas de configuração adicionais no computador que executa o Tableau Prep Builder. Para obter mais informações, consulte Antes da instalação no Guia de implantação do Tableau Desktop e Tableau Prep Builder.

Criar um arquivo de extração

  1. Clique no ícone de adição em uma etapa e selecione Adicionar saída.

    Se já tiver executado o fluxo anteriormente, clique no botão de executar fluxo na etapa de saída. Isso substitui a saída anterior.

    O painel de Saída é aberto e mostra um instantâneo de seus dados.

  2. No painel à esquerda, selecione Salvar no arquivo.

  3. Clique no botão Procurar, depois, na caixa de diálogo Salvar extração como, insira um nome para o arquivo e clique em Aceitar.

  4. No campo Tipo de saída, selecione o tipo de saída. Dependendo da versão do Tableau Desktop em uso, é possível escolher das opções a seguir:

    • Extração de dados do Tableau (.hyper) do Tableau Desktop versão 10.5 e posteriores.

    • Extração de dados do Tableau (.tde) do Tableau Desktop versão 10.0 até 10.4.

    • Valores separados por vírgula (.csv) se quiser compartilhar a extração com terceiros.

    Dica: você tem escolhas ao gerar uma saída do fluxo. Você pode gerar um arquivo de extração ou publicar os dados como uma fonte de dados no Tableau Server ou no Tableau Online. para obter mais informações sobre como gerar arquivos de saída, consulte Criar e publicar extrações de dados e fontes de dados.

  5. Clique em Executar fluxo para executar o fluxo e gerar o arquivo de extração.

Publicar como uma fonte de dados

  1. Clique no ícone de adição em uma etapa e selecione Adicionar saída.

    Se já tiver executado o fluxo anteriormente, clique no botão de executar fluxo na etapa de saída. Isso substitui a saída anterior.

  2. O painel de saída é aberto e mostra um instantâneo de seus dados.

  3. Selecione o botão de opção Salvar como fonte de dados e conclua as etapas a seguir:

    • Servidor: selecione o servidor do Tableau onde deseja publicar a fonte de dados e extração de dados. Se não estiver logado a um servidor você será solicitado a entrar.

      No Mac, você pode ser solicitado a fornecer acesso às chaves do Mac para que o Tableau Prep Builder possa usar certificados SSL com segurança para conectar-se ao ambiente do Tableau Server ou do Tableau Online.

    • Projeto: selecione o projeto onde deseja carregar a fonte de dados e a extração.

    • Nome: insira o nome de arquivo

    • Descrição: insira uma descrição para a fonte de dados.

  4. Clique em Executar fluxo para executar o fluxo e publicar a fonte de dados.

Atualizar arquivos de saída a partir da linha de comando

Observação: a execução de fluxos na linha de comando que incluem conexões usando os conectores JDBC ou ODBC não é suportada a partir da versão 2019.2.3.

Se você quiser atualizar os arquivos de saída do seu fluxo, é possível executar o fluxo na linha de comando, em vez de abri-lo no Tableau Prep Builder e executá-lo de lá. Você pode executar um fluxo de cada vez usando esse método.

Você também pode agendar seu fluxo para ser executado automaticamente no Tableau Server usando o condutor do Tableau Prep. Para obter mais informações sobre o condutor do Tableau Prep, consulte Manter dados de fluxo atualizados.

Essa opção está disponível em computadores com Windows ou Mac onde o Tableau Prep Builder está instalado. Para computadores Windows, também é possível agendar esse processo usando o Agendador de tarefas do Windows. Para obter mais informações sobre o uso do Agendador de tarefas do Windows, consulte Agendador de tarefas na ajuda on-line da Microsoft.

Ao executar os fluxos da linha de comando, o Tableau Prep Builder atualiza todas as saídas do fluxo.

Observação: o local de saída dos arquivos é especificado na etapa de saída do fluxo no Tableau Prep Builder ao executar o fluxo. Ao atualizar os arquivos a partir da linha de comando, esse processo utilizará o mesmo local e substituirá arquivos de saída anteriores do fluxo com a versão atualizada.

Para obter mais informações sobre como especificar um local de saída para os arquivos de fluxo, consulte Criar e publicar extrações de dados e fontes de dados.

Para executar um fluxo a partir da linha de comando, você precisará do seguinte:

  • Direitos de administrador no computador onde estiver executando o fluxo.

  • O caminho onde o Tableau Prep Builder está instalado.

  • Se você estiver conectando a bancos de dados e publicando arquivos de saída em um servidor, um arquivo .json de credenciais que inclui todas as credenciais necessárias.

  • O caminho onde o arquivo de fluxo do Tableau (.tfl) está localizado.

Antes de executar o fluxo

Se você estiver executando um fluxo que se conecta a arquivos do banco de dados ou publica arquivos de saída em um servidor, será necessário criar um arquivo .json que inclui as credenciais necessárias para se conectar a esses locais.

Ao executar o processo, o nome de host, a porta e o nome de usuário fornecidos no arquivo .json de credenciais serão usados para encontrar a conexão correspondente no arquivo de fluxo do Tableau (tfl) e atualizados antes de executar o processo.

Observação: pule essa etapa se o fluxo se conectar a ou resultar em arquivos de saída, arquivos armazenados em um compartilhamento de rede ou arquivos de entrada que usam a Autenticação do Windows (SSPI). Para obter mais informações sobre a Autenticação do Windows, consulte Modelo SSPI na ajuda on-line da Microsoft.

Caso planeje reusar o arquivo, coloque-o em uma pasta onde ele não seja substituído pelo processo de instalação do Tableau Prep Builder.

A tabela a seguir lista as credenciais que devem ser incluídas no arquivo .json. A ID da porta e a ID do site são opcionais se suas conexões não solicitarem essas informações.

Conexões de entrada Local de saída
  • Nome de usuário
  • Nome do host (nome do servidor)
  • ID da porta
  • Senha
  • URL do servidor
  • URL do conteúdo (ID do site. Isso aparece depois de /site/ na URL ao fazer logon no Tableau Server ou no Tableau Online)
  • Nome de usuário
  • Senha

O exemplo a seguir mostra a sintaxe a ser usada para o arquivo .json de credenciais.

Nesse exemplo o fluxo se conecta a dois bancos de dados (Microsoft SQL Server e Oracle) e seus arquivos de saída são enviados a um servidor que inclui uma ID de site.

{
"inputConnections":[
  {
    "username": "jsmith",
    "hostname":"mssql.example.lan",
    "port":1234,
    "password": "passw0rd"
  },
  {
    "username": "jsmith",
    "hostname":"Oracle.example.lan",
    "port":5678,
    "password": "passw0rd" 
  }
],
"outputConnections":[
  {
    "serverUrl":"http://MyServer",
    "contentUrl":"FinanceTeam",
    "username":"jsmith",
    "password":"passw0rd$"
  }
]
}

Dicas para criar seu arquivo de credenciais

O Tableau Prep Builder usa informações do arquivo de fluxo e do arquivo .json de credenciais para executar o fluxo quando você tiver conexões remotas. Por exemplo, o nome do banco de dados das conexões remotas e o nome do projeto dos arquivos de saída original do fluxo, e o nome o servidor e as credenciais de logon originam do arquivo .json.

Para evitar erros ao executar o fluxo, certifique-se de que seu arquivo de credenciais siga as diretrizes a seguir:

  • Se você usar o Tableau Prep Builder versão 2018.2.2 à 2018.3.1, sempre inclua as matrizes "inputConnections" e "outputConnections", mesmo se o fluxo não tiver conexões remotas para entradas e saídas. Deixe essas matrizes em branco. Se estiver usando o Tableau Prep Builder versão 2018.3.2 e posteriores, não é necessário incluir a matriz em branco.

    • Nenhuma conexão de entrada remota? Inclua esta sintaxe no início do arquivo .json

      {
      "inputConnections":[
        ],
    • Nenhuma conexão de saída remota? Inclua esta sintaxe no fim do arquivo .json

    • "outputConnections":[
        ]
      }
  • Nenhuma ID de porta para sua conexão de entrada? Não inclua a referência "port":xxxx, no arquivo .json, nem mesmo "port": "".

  • Ao fazer referência ao "serverUrl": não inclua uma "/" no fim do endereço. Por exemplo, use este "serverUrl": "http://server", não este "serverUrl": "http://server/".

  • Se você tiver várias conexões de entrada e saída, inclua as credenciais de cada uma no arquivo.

Executar o fluxo

Importante: os exemplos abaixo incluem a alteração do nome de "Tableau Prep" versão 2019.1.2 para "Tableau Prep Builder". Se estiver usando uma versão anterior do produto, use o "Tableau Prep".

  1. Abra o prompt de comando ou o prompt de comando Terminal (Mac) como um Administrador.

  2. Execute um dos comandos a seguir:

    • O fluxo se conecta a arquivos locais ou arquivos armazenados em um compartilhamento de rede e publica a arquivos locais, arquivos armazenados em um compartilhamento de rede ou usa a autenticação do Windows:

      Observação: se você estiver se conectando a ou gerando arquivos armazenados em um compartilhamento de rede, use o formato UNC para o caminho: \\server\path\file name. Ele não pode ser protegido por senha.

      Windows

       "\[Tableau Prep Builder install location]\Tableau Prep Builder <version>\scripts"\tableau-prep-cli.bat -t "path\to\[your flow file name].tfl"

      Mac

      /Applications/Tableau\ Prep\ Builder\ [Tableau Prep Builder version].app/Contents/scripts/./tableau-prep-cli -t path/to/[your flow file name].tfl
    • O fluxo se conecta a bancos de dados ou publica em um servidor:

      Windows

      "\[Tableau Prep Builder install location]\Tableau Prep Builder <version>\scripts"\tableau-prep-cli.bat -c "path\to\[your credential file name].json" -t "path\to\[your flow file name].tfl"

      Mac

      /Applications/Tableau\ Prep\ Builder\ [Tableau Prep Builder version].app/Contents/scripts/./tableau-prep-cli -c path/to/[your credential file name].json -t path/to/[your flow file name].tfl
    • O arquivo de fluxo ou arquivo de credenciais estão armazenados em um compartilhamento de rede (use o formato UNC para o caminho: \\server\path\file name):

      Windows

      "\[Tableau Prep Builder install location]\Tableau Prep Builder <version>\scripts"\tableau-prep-cli.bat -c "\server\path\[your credential file name].json" -t "\server\path\[your flow file name].tfl"

      Mac: mapeie o compartilhamento de rede para /Volumes no Finder para que seja persistente, em seguida use /Volumes/.../[your file] para especificar o caminho:

      /Applications/Tableau\ Prep\ Builder\ [Tableau Prep Builder version].app/Contents/scripts/./tableau-prep-cli -c /Volumes/.../[your credential file name].json -t path/to/[your flow file name].tfl

    Para obter exemplos dos comandos de amostra, consulte Exemplos de sintaxe. Para erros e soluções comuns, consulte Erros comuns ao usar a linha de comando para executar fluxos.

Opções de comando

Caso deseje exibir as opções de ajuda, inclua -h na linha de comando.

Opções de comando Descrição Observações
-c O caminho da conexão para o arquivo de credenciais. Requer o caminho onde o arquivo de credenciais está localizado.
-d Depure o processo do fluxo. Inclua essa opção para visualizar mais informações para ajudar a solucionar um problema com a atualização do fluxo. Os arquivos de registro estão armazenados em: My Tableau Prep Builder Repository\Command Line Repository\Logs
-h Exiba a ajuda para as opções de sintaxe

A opção de ajuda ou um erro de sintaxe mostra as seguintes informações:

usage: tableau-prep-cli [-c <arg>] [-d] [-h] [-t <arg>]
-c,--connections <arg>   path to a file with all connection information
-d,--debug               This option is for debugging
-h,--help                print usage message
-t,--tflFile <arg>       The tableau prep builder flow file	
-t O arquivo de fluxo .tfl Requer o caminho onde o arquivo de fluxo .tfl está localizado.

Exemplos de sintaxe

As linhas de comando abaixo mostram três exemplos diferentes para executar um fluxo usando o critério a seguir:

  • Tableau Prep Builder versão: 2019.2.2

    Importante: os exemplos abaixo incluem a alteração do nome de Tableau Prep versão 2019.1.2 para Tableau Prep Builder. Se estiver usando uma versão anterior do produto, use o "Tableau Prep".

  • Nome do fluxo: Flow1.tfl

  • Local do fluxo: C:\Users\jsmith\Documents\My Tableau Prep Builder Repository\Flows

  • Nome do arquivo de credenciais: Flow 1.json

  • Local do arquivo de credenciais: C:\Users\jsmith\Desktop\Flow credentials

  • Local do arquivo de credenciais armazenados em um compartilhamento de rede: \tsi.lan\files\Flow credentials

O fluxo se conecta a e publica em arquivos locais

Windows

"\Program Files\Tableau\Tableau Prep Builder 2019.2.2\scripts"\tableau-prep-cli.bat   -t "\C:\Users\jsmith\Documents\My Tableau Prep Builder Repository\Flows\Flow1.tfl"

Mac

/Applications/Tableau\ Prep\ Builder\ 2019.2.2.app/Contents/scripts/./tableau-prep-cli  -t /Users/jsmith/Documents/My\ Tableau\ Prep\ Builder\ Repository/Flows.Flow1.tfl

O fluxo se conecta a bancos de dados e publica em um servidor

Windows

"\Program Files\Tableau\Tableau Prep Builder 2019.2.2\scripts"\tableau-prep-cli.bat -c "\C:\Users\jsmith\Desktop\Flow credentials\Flow1.json" -t "\C:\Users\jsmith\Documents\My Tableau Prep Builder Repository\Flows\Flow1.tfl"

Mac

/Applications/Tableau\ Prep\ Builder\ 2019.2.2.app/Contents/scripts/./tableau-prep-cli -c /Users/jsmith/Desktop/Flow\ credentials/Flow1.json -t /Users/jsmith/Documents/My\ Tableau\ Prep\ Builder\ Repository/Flows.Flow1.tfl

O fluxo publica em um servidor e o arquivo de credenciais é armazenado em um compartilhamento de rede

Windows

"\Program Files\Tableau\Tableau Prep Builder 2019.2.2\scripts"\tableau-prep-cli.bat -c "\\tsi.lan\files\Flow credentials\Flow1.json" -t "\C:\Users\jsmith\Documents\My Tableau Prep Builder Repository\Flows\Flow1.tfl"
Mac/Applications/Tableau\ Prep\ Builder\ 2019.2.2.app/Contents/scripts/./tableau-prep-cli -c /Volumes/files/Flow\ credentials/Flow1.json -t /Users/jsmith/Documents/My\ Tableau\ Prep\ Builder\ Repository/Flows.Flow1.tfl

Outros artigos nesta seção

Obrigado pelo feedback! Ocorreu um erro ao enviar seu feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem..