Conectar a dados

O Tableau Prep ajuda você a limpar e moldar seus dados para análise. A primeira etapa neste processo é identificar os dados com os quais você trabalhará.

Observação: a partir da versão 2020.4.1, é possível criar e editar fluxos no Tableau Server e Tableau Cloud. As informações deste tópico se aplicam a todas as plataformas, salvo observação específica. Para obter mais informações sobre os fluxos de criação na Web, consulte Tableau Prep na Web(O link abre em nova janela) na ajuda do Tableau Server.

Você pode se conectar aos seus dados usando qualquer um dos seguintes:

Conectar-se por meio de conectores inseridos para tipos de dados populares

A maneira mais comum de se conectar aos dados é usar os conectores inseridos no Tableau Prep Builder. Eles estão disponíveis para os tipos de dados mais populares e novos conectores são adicionados frequentemente com novas versões do Tableau Prep Builder. Para ver a lista de conectores disponíveis, abra o Tableau Prep Builder ou inicie um fluxo na Web e clique no botão Adicionar conexão para ver os conectores disponíveis listados em Conectar no painel esquerdo.

A maioria dos conectores inseridos funcionam da mesma forma em todas as nossas plataformas e são descritos no tópico Conectores com suporte(O link abre em nova janela) na Ajuda do Tableau Desktop.

Observação: ao conectar-se a uma fonte de dados, não use o nome reservado “Número de registros” para um nome de campo ou campo calculado. Usar esse nome reservado resultará em um erro relacionado à permissão.

Considerações ao usar conectores integrados

  • Se você abrir um fluxo em uma versão cujo conector não é compatível, ele poderá abrir com erros ou não executar a menos que as conexões de dados sejam removidas.

  • Ao usar um conector baseado em MySQL, o comportamento padrão é ter uma conexão segura quando o SSL está ativado. No entanto, o Tableau Prep Builder não oferece suporte a conexões SSL baseadas em certificado personalizadas para conectores baseados em MySQL.
  • Alguns conectores, detalhados nas seções abaixo, têm requisitos diferentes ao usá-los com o Tableau Prep Builder.

Conectar-se às fontes de dados de nuvem via Tableau Server ou Tableau Cloud
Conectar aos seus dados do Salesforce
Conectar-se o ao Salesforce Data Cloud
Conectar-se aos dados do Google BigQuery
Conexão com os dados do SAP HANA
Conectar-se a arquivos espaciais e bancos de dados
Conectar-se usando ODBC
Conectar-se aos dados do Microsoft Excel e limpe com o Interpretador de dados

Conectar-se usando conectores personalizados

Quando o Tableau Prep não fornece um conector inserido para seus dados baseados em ODBC e JDBC, você pode usar um conector personalizado. É possível:

Os conectores personalizados para dados baseados em ODBC e JDBC são compatíveis com o Tableau Prep Builder versão 2020.4.1 e posterior.

Para desenvolvedores de conectores, consulte Executar seu conector para obter mais informações.

Alguns conectores personalizados exigem a instalação de um driver adicional. Se solicitado durante o processo de conexão, siga as instruções para baixar e instalar o driver necessário. No momento, conector personalizado não pode ser usados com o Tableau Cloud.

Use conectores desenvolvidos por parceiros

Os conectores criados por parceiros ou outros conectores personalizados estão disponíveis no painel Conectar. Esses conectores estão listados em Conexões adicionais e também estão disponíveis na página Conectores do Tableau Exchange.

  1. Clique em Conexões no painel esquerdo.
  2. Na seção Conectores adicionais, no painel Conectar, clique no conector que deseja usar.
  3. Clique em Instalar e reiniciar o Tableau.

    Depois que o conector é instalado, ele aparece na seção Para um servidor do painel Conectar.

Observação: se você receber um aviso de que os conectores não podem ser carregados, instale o arquivo .taco necessário na página Conectores do Tableau Exchange. Se você for solicitado a instalar os drivers, vá para Tableau Exchange para obter instruções e locais de download do driver.

Conecte-se a fontes de dados publicadas

As fontes de dados publicadas são aquelas que você pode compartilhar com outras pessoas. Quando quiser disponibilizar uma fonte de dados para outros usuários, você pode publicá-la no Tableau Prep Builder (versão 2019.3.1 e posterior) para Tableau Server ou Tableau Cloud, ou como saída do fluxo.

Você pode usar uma fonte de dados publicada como fonte de dados de entrada para o fluxo, caso esteja trabalhando no Tableau Prep Builder ou na Web.

Observação: quando você publica um fluxo que inclui uma fonte de dados publicada como uma entrada, o editor é atribuído como o proprietário padrão do fluxo. Quando o fluxo é executado, ele usa o proprietário do fluxo da conta Run As . Para obter mais informações sobre a conta Run As, consulte Conta de serviço Run As(O link abre em nova janela). Somente o administrador do Site ou do Servidor pode alterar o proprietário do fluxo no Tableau Server ou Tableau Cloud e somente para ele próprio.

O Tableau Prep Builder é compatível com:

  • Fontes de dados publicadas com filtros de usuário ou funções a partir do Tableau Prep Builder versão 2021.1.3.
  • Conexões a um único servidor e site. O login em um servidor diferente ou no mesmo servidor e site diferente não é suportado. Você deve usar o mesmo servidor ou conexão de site para fazer o seguinte:
    • Conectar-se à fonte de dados publicada.
    • Publicar saída de fluxo para Tableau Server ou Tableau Cloud.
    • Programar a execução do fluxo no Tableau Server ou Tableau Cloud.

    Se seu fluxo usar fontes de dados publicadas e você sair do servidor, isso interromperá a conexão do fluxo. O fluxo estará em um estado de erro e você não poderá ver os dados da fonte de dados publicada no painel de perfil ou na grade de dados.

Observação: o Tableau Prep Builder não oferece suporte a fontes de dados publicadas que incluem dados multidimensionais (cubo), conexões de vários servidores ou fontes de dados publicadas com tabelas relacionadas.

Tableau Server e Tableau Cloud são compatíveis com:

  • Fontes de dados publicadas com filtros de usuário ou funções a partir do Tableau Server e Tableau Cloud versão 2021.2.
  • Criação ou edição de um fluxo na Web usando uma fonte de dados publicada (Tableau Server ou Tableau Cloud versão 2020.4 e posterior)
  • Conexão a fontes de dados publicadas (Tableau Server e Tableau Cloud versão 2019.3 e posterior)

    Observação: as versões anteriores do Tableau Server podem não oferecer suporte a todos os recursos da fonte de dados publicada.

Sobre credenciais e permissões:

  • Você deve receber uma função do Explorer ou superior no site do servidor que você está conectado, para se conectar a fontes de dados publicadas. Apenas os Creators podem criar ou editar fluxos na Web. Para obter mais informações sobre funções de site, consulte Definir funções dos usuários no site(O link abre em nova janela) na ajuda do Tableau Server.
  • No Tableau Prep Builder, o acesso à fonte de dados é autorizado com base na identidade do usuário conectado ao servidor. Você verá apenas os dados aos quais tem acesso.
  • Em criação na Web do Prep (Tableau Server e Tableau Cloud), o acesso à fonte de dados também é autorizado com base na identidade do usuário conectado ao servidor. Você verá apenas os dados aos quais tem acesso.

    No entanto, quando você executa o fluxo manualmente ou usando um planejamento, o acesso à fonte de dados é autorizado com base na identidade do proprietário do fluxo. O último usuário a publicar um fluxo se torna o novo proprietário do fluxo.

  • Os administradores do site e do servidor podem alterar o proprietário do fluxo, mas apenas para eles próprios.
  • As credenciais devem ser inseridas para se conectar à fonte de dados publicada.

    Dica: se as credenciais não forem inseridas à fonte de dados, atualize a fonte de dados para incluir as credenciais inseridas.

Utilização de fontes de dados publicadas em seu fluxo

Para se conectar a uma fonte de dados publicada e usá-la no fluxo, siga as instruções da versão do Tableau Prep:

Tableau Prep Builder versão 2020.2.2 e posterior e na Web
Tableau Prep Builder versão 2020.2.1 e posteriores

Conectar-se a conexões virtuais

Compatível com o Tableau Prep Builder versão 2021.4.1 e posterior e o Tableau Server e Tableau Cloud versão 2021.4 e posterior. O Data Management é necessário para usar este recurso.

Você pode se conectar aos dados usando conexões virtuais para seus fluxos. As conexões virtuais são um recurso compartilhável que fornece um ponto de acesso central aos dados.

Considerações ao se conectar a conexões virtuais:

  • As credenciais do banco de dados são inseridas à conexão virtual. Você só precisa entrar em seu servidor para acessar as tabelas na conexão virtual.
  • As políticas de dados que aplicam a segurança em nível de linha podem ser incluídas na conexão virtual. Apenas tabelas, campos e valores aos quais você tem acesso são mostrados ao trabalhar e executar seus fluxos.
  • A segurança em nível de linha em conexões virtuais não se aplica à saída de fluxo. Todos os usuários com acesso à saída do fluxo veem os mesmos dados.
  • SQL personalizado e SQL inicial não são compatíveis.
  • Parâmetros não são compatíveis. Para obter mais informações sobre como usar parâmetros em seu fluxo, consulte Criar e usar parâmetros em fluxos .

Para obter mais informações sobre as conexões virtuais e as políticas de dados, consulte a ajuda do Tableau Server(O link abre em nova janela) ou Tableau Cloud(O link abre em nova janela).

  1. Abra o Tableau Prep Builder e clique no botão Adicionar conexão .

    Em criação na Web, na página Início, clique em Criar > Fluxo ou na página Explorar, clique em Novo > Fluxo. Em seguida, clique em Conectar a dados.

  2. No painel Conectar, em Pesquisar dados, selecione Tableau Server.

  3. Entre para conectar-se ao seu servidor ou site.

    Na autoria da Web, a caixa de diálogo Pesquisar dados é aberta para o servidor em que você está conectado.

  4. Clique Digitar tudo.

  5. Selecione Conexão virtual.

  6. Selecione a fonte de dados que deseja usar e clique em Conectar.

  7. A fonte de dados é adicionada ao painel Fluxo. No painel Conexões, você pode selecionar na lista de tabelas incluídas na conexão virtual e arrastá-las para a área de janela de fluxo para iniciar o fluxo.

Observação: se você vir as operações Renomear no painel Alterações ao conectar-se a uma conexão virtual, não as remova. O Tableau Prep gera automaticamente essas operações para mapear e exibir o nome amigável do campo.

Conectar-se às extrações de dados do Tableau

Você pode se conectar a uma extração de dados como entrada para seu fluxo de dados. Extrações são subconjuntos de dados salvos que você pode criar usando filtros e configurando outros limites. As extrações são salvas como arquivos .hyper.

Para obter mais informações sobre como usar extrações com Tableau Prep Builder, consulte Salvar e compartilhar seu trabalho.

Conectar-se aos dados por meio do Tableau Catalog

Se você tiver o Data Management(O link abre em nova janela) com o Tableau Catalog ativado, também poderá procurar e se conectar a bancos de dados, arquivos e tabelas armazenados no Tableau Server ou Tableau Cloud.

Para obter mais informações sobre o Tableau Catalog, consulte "Sobre o Tableau Catalog”, na Ajuda do Tableau Server(O link abre em nova janela) ou do Tableau Cloud(O link abre em nova janela).

Outras opções de conexão

Ao se conectar, você também verá as seguintes opções, dependendo da conexão escolhida.

Usar SQL personalizado para conectar-se aos dados.

Se você sabe exatamente as informações que precisa de um banco de dados e entende como escrever consultas SQL, você pode usar consultas SQL personalizadas para se conectar aos dados da forma que puder no Tableau Desktop. É possível usar o SQL personalizado para unir linhas de dados em tabelas, reformular campos para realizar uniões de colunas cruzadas entre bancos de dados, reestruturar ou reduzir o tamanho dos dados para análise e assim em diante.

  1. Conecte-se à sua fonte de dados e, no painel Conexões, no campo Banco de dados, selecione um banco de dados.

  2. Clique no link SQL personalizado para abrir a guia SQL personalizado.

  3. Digite ou cole a consulta na caixa de texto e, em seguida, clique em Executar para executar sua consulta.

  4. Adicione uma etapa de limpeza no painel de fluxo para ver se apenas campos relevantes da consulta SQL personalizada são adicionados ao seu fluxo.

Usar SQL inicial para consultar suas conexões

Com suporte na versão Tableau Prep Builder 2019.2.2 e posteriores, e quando os fluxos de criação são na Web, a partir da versão 2020.4.1.

Você pode especificar um comando SQL inicial que será executado quando for feita uma conexão no banco de dados compatível. Por exemplo, ao se conectar ao Amazon Redshift, você pode inserir uma instrução SQL para aplicar um filtro ao se conectar ao banco de dados como na adição de filtros na etapa de entrada. O comando SQL será aplicado antes que os dados sejam amostrados e carregados no Tableau Prep.

A partir do Tableau Prep Builder (versão 2020.1.3) e na Web, você também pode incluir parâmetros para passar dados de nome, versão e nome de fluxo do aplicativo e incluir dados de rastreamento ao consultar sua fonte de dados.

Executar o SQL inicial

Para atualizar os dados e executar o comando SQL inicial, siga um dos seguintes procedimentos:

  • Altere o comando SQL inicial e atualize a etapa de entrada para restabelecer a conexão.
  • Execute o fluxo. O comando SQL inicial é executado antes do processamento de todos os dados.
  • Execute o fluxo no Tableau Server ou Tableau Cloud. O SQL inicial é executado sempre que o fluxo é executado como parte da experiência de carregamento de dados

Observação: Data Management(O link abre em nova janela) é necessário para executar o seu fluxo no Tableau Server ou Tableau Cloud. Para obter mais informações sobre o Data Management, consulte Sobre o Data Management(O link abre em nova janela).

  1. No painel Conexões, selecione um conector na lista que suporta o SQL inicial.
  2. Clique no link Mostrar SQL inicial para expandir a caixa de diálogo e insira suas instruções SQL.

Incluir parâmetros em uma instrução de SQL inicial

Com suporte na versão Tableau Prep Builder 2020.1.3 e posteriores, e quando os fluxos de criação são na Web, a partir da versão 2020.4.1.

Você pode passar os seguintes parâmetros para sua fonte de dados com o objetivo de adicionar detalhes adicionais sobre o aplicativo Tableau Prep, versão e nome de fluxo. Os parâmetros TableauServerUser e TableauServerUserFull não são suportados atualmente.

ParâmetroDescriçãoValor retornado
TableauAppO aplicativo que está sendo usado para acessar sua fonte de dados.

Prep Builder

Prep Conductor

TableauVersionO número da versão do aplicativo.

Tableau Prep Builder: retorna a versão exata. Por exemplo, 2020.4.1

Tableau Prep Conductor, retorna a versão principal do servidor onde o Tableau Prep Conductor está habilitado. Por exemplo, 2020.4

FlowNameO nome do arquivo .tfl em Tableau Prep BuilderExemplo: Entertainment Data_Cleaned