Essa página foi útil?
Sim Não

Instalar o Tableau Desktop

Observação: caso esteja procurando informações sobre como instalar o Tableau Server, consulte a seçãoInstalação e configuração na Ajuda do Tableau Server.

Este tópico descreve como instalar e ativar o Tableau Desktop usando a interface do usuário. Para obter informações sobre como instalar ou ativar o Tableau Desktop da linha de comando, consulte Implantar o Tableau Desktop.

Para instalar o Tableau Desktop, você precisa do seguinte:

  • O instalador da versão que deseja instalar.

  • A chave do produto. Essa cadeia de caracteres o identifica como um cliente Tableau e é necessária na ativação do produto. Para obter mais informações, consulte Localizar a chave do produto.

Não possui uma chave do produto? Teste a versão de Avaliação gratuita por 14 dias ou baixe a Versão pública do Tableau Desktop.

Você é estudante ou professor? Vá para a página Programas acadêmicos para solicitar uma licença e receber instruções sobre como baixar uma cópia do Tableau Desktop

Interessado em participar no programa Beta do Tableau? Vá para a página Programa Beta do Tableau e diga que é um cliente antigo que quer testar e fornecer comentários sobre os novos recursos.

Caso esteja instalando o Tableau Desktop em uma máquina virtual, consulte Tableau Desktop e máquinas virtuais não persistentes e Ativar o Tableau Desktop no Citrix.

Neste artigo

Localizar a chave do produto

Depois de adquirir o Tableau Desktop, o Tableau enviará um e-mail de boas-vindas com as informações necessárias para fazer o logon no Portal do cliente. Sua chave do produto está localizada nesse portal. Ela é necessária para ativar o Tableau Desktop depois de concluído o processo de instalação.

Se estiver com problemas para acessar a página do Portal ou se precisar de ajuda para recuperar sua chave do produto, entre em contato com o Serviço de atendimento ao cliente e informe seu nome, empresa, número de telefone e endereço de e-mail.

Siga as etapas abaixo para localizar sua chave do produto para tê-la disponível quando alcançar a etapa de ativação.

  1. Faça logon na página do Portal do cliente no site do Tableau usando o endereço de e-mail e senha.

  2. Clique em Minhas chaves.

  3. Copie a sua chave de produto da coluna Nome da chave na tabela. Mantenha-a disponível e em segurança.

    Depois que o Tableau Desktopestiver instalado e ativado, é possível visualizar as chaves de produto usadas no computador no menu da barra de ferramentas em Ajuda > Gerenciar chaves de produto.

Baixar e instalar o Tableau Desktop

Para instalar o Tableau Desktop, conclua as etapas abaixo.

  1. Baixe o instalador de um dos seguintes locais:

    • Para a versão mais atual do Tableau Desktop, vá até a página do Portal do cliente. Na seção Downloads de produtos, clique para baixar o instalador do Tableau Desktop para a versão desejada (Windows de 64 bits ou Mac).

    • Para todas as versões suportadas do Tableau Desktop, acesse a página Downloads de produtos e notas de versão. Selecione a versão do produto que deseja e depois clique no link do instalador (Windows de 64 bits ou Mac) para baixar os arquivos.

      No Mac, o instalador do Tableau Desktop é baixado para a pasta Downloads.

  2. Como Administrador, faça logon no computador em que Tableau Desktop será instalado.

  3. Dependendo do seu sistema operacional, faça o seguinte:

    • Para Windows: execute o instalado e siga os prompts.

    • Para Mac: monte e abra o arquivo de Imagem de disco (.DMG) e clique duas vezes no pacote de instalação (.PKG) para iniciar a instalação.

      Se estiver instalando a versão 10.1 ou anterior do Tableau Desktop no Mac, você deverá arrastar o ícone do Tableau Desktop para a pasta Aplicações.

    Os drivers de algumas fontes de dados são instalados automaticamente com o Tableau Desktop. Consulte a seção Drivers de bancos de dados instalados com o Tableau Desktop no tópico Antes da instalação para obter detalhes.

  4. Para habilitar ou desabilitar o relatório de uso, conclua as seguintes etapas do sistema operacional.

    Esta opção permite reunir os dados de uso padrão para melhorar o produto. Para obter mais informações sobre essa opção e como desativá-la após a instalação, consulte Desativar relatórios de uso.

    Windows

    • Selecione ou desmarque a caixa de seleção Aprimore este produto compartilhando dados de uso com o Tableau.

    Mac

    • Na etapa Tipo de instalação, no canto inferior esquerdo do assistente de instalação, clique em Personalizar. Em seguida, selecione ou desmarque a caixa de seleção Enviar dados de uso do produto.

      No Mac, altere as configurações nesta página para personalizar a instalação.

  5. (Opcional) No Windows, para personalizar a instalação, na tela de boas-vindas Instalar, clique em Personalizar e altere qualquer uma das seguintes opções:

    • Local da instalação: especifique um local diferente para instalar o Tableau Desktop.

      Importante: se você especificar um diretório personalizado para o local da instalação e planejar instalar versões futuras para esse mesmo local, especifique uma subpasta da versão para instalar. Caso contrário, será necessário desinstalar a versão anterior primeiro. Instalações lado a lado de várias versões no mesmo subdiretório não são suportadas.

    • Criar um atalho para a área de trabalho: se não quiser criar automaticamente um atalho para a área de trabalho no Tableau, desmarque a caixa de seleção.

    • Criar um atalho para o menu Iniciar: se não quiser adicionar automaticamente um atalho para o menu Iniciar no Tableau, desmarque a caixa de seleção.

    • Selecionar para atualizações de produto do Tableau: desmarque a caixa de seleção se desejar desabilitar o recurso de atualização de produto. Esse recurso verifica por atualizações de manutenção e instala-as automaticamente. Se essa opção for desinstalada durante a instalação, opção de menu também será desabilitada para os usuários. Para obter mais informações sobre o recurso de atualização de produto, consulte Controlar as atualizações de produtos.

    • Instalar drivers de banco de dados: se não quiser instalar automaticamente os drivers de banco de dados, desmarque a caixa de seleção. Alternativamente, é possível desabilitar um ou mais drivers por meio da linha de comando. Para obter mais informações sobre esta opção, consulte a seção "Propriedades do instalador" em Implantar o Tableau Desktop.

  6. Durante o processo de configuração, quando solicitado, ative o Tableau Desktop usando a chave de produto que havia salvado. Para obter informações sobre como fazer isso automaticamente na linha de comando, consulte a seção "Propriedades do instalador" em Implantar o Tableau Desktop.

    Observação: se o computador no qual você instalou o produto não tiver acesso à Internet ou o firewall ou proxy da rede restringir acesso ao site licensing.tableau.com, use a ativação offline. Consulte Ativar o Tableau Desktop na seção abaixo.

Se encontrar dificuldades, consulte Solucionar problemas de instalação do Tableau Desktop.

Ativar o Tableau Desktop

Depois que o processo de instalação for concluído, a próxima etapa é registrar e ativar o produto. Se o computador em que você estiver instalando o Tableau Desktop tiver acesso à Internet, o processo de instalação o guia pela ativação do produto.

Se estiver instalando o Tableau Desktop em um computador sem acesso à Internet, ou se o firewall ou proxy da sua empresa restringir o acesso ao site licensing.tableau.com, será necessário concluir algumas etapas adicionais para efetuar a ativação off-line do Tableau Desktop.

Para concluir a ativação on-line ou off-line, você precisará da chave do produto, que pode ser obtida no Portal do cliente do Tableau, conforme descrito anteriormente neste artigo. Caso você esteja atualizando versões e tenha pago a manutenção desde a última vez em que concluiu a ativação off-line, entre em contato com o Serviço de atendimento ao cliente do Tableau por e-mail para obter uma chave de produto atualizada antes de continuar com o procedimento abaixo.

Após receber uma chave de produto do Tableau, faça o seguinte:

  1. Depois que o processo de instalação do Tableau Desktop for concluído, abra o Tableau. Isso abrirá o formulário de registro do Tableau para que você possa registrar e ativar o produto.

  2. Preencha os campos do formulário e clique em Ativar o Tableau.

  3. Exclua todo o texto existente no painel de Ativação, copie a chave do produto (do local onde a salvou no processo Localizar a chave do produto), cole-a na caixa de texto e clique em Ativar. Será aberta uma segunda tela para completar o processo de ativação. Clique em Continuar para concluir o processo.

    Caso o Tableau não consiga se conectar ao site que autentica a chave do produto, não será possível concluir o processo, sendo necessário realizar a ativação offline do produto. Complete as etapas restantes deste procedimento para efetuar a ativação offline.

    O Tableau solicita que você salve um arquivo que possa ser usado na ativação offline.

    g

  4. Clique em Salvar.

    Observação: se você estiver realizando o processo de ativação offline devido a restrições do firewall ou do proxy, talvez não receba uma solicitação para salvar o arquivo de ativação. Neste caso, desconecte manualmente o computador da rede e, em seguida, reinicie este procedimento de modo que você possa ser solicitado a salvar o arquivo de ativação.

  5. Salve o arquivo em um local que você possa alcançar usando um computador com acesso à Internet. Use o nome de arquivo padrão (offline.tlq).

  6. Clique em Sair.

  7. De um computador com acesso à Internet, abra o navegador e vá até a página Ativação no site do Tableau.

  8. Complete as instruções da Ativação offline para enviar o arquivo offline.tlq e criar um arquivo activation.tlf.

  9. Salve o arquivo activation.tlf e copie-o para o computador no qual você instalou o Tableau Desktop.

  10. No computador offline, clique duas vezes no arquivo activation.tlf para realizar a ativação offline.

(Voltar ao início)