Instalar o Tableau Desktop ou Tableau Prep Builder da interface do usuário

Observação: caso esteja procurando informações sobre como instalar o Tableau Server, consulte a seçãoInstalação e configuração na Ajuda do Tableau Server.

Este tópico descreve como instalar e ativar o Tableau Desktop ou o Tableau Prep Builder usando a interface do usuário. Para obter informações sobre como instalar e ativar seu produto com a linha de comando, consulte Instalar o Tableau Desktop ou Tableau Prep usando a linha de comando.

Antes de começar

Para instalar o Tableau Desktop ou o Tableau Prep Builder, você precisará de dois itens: uma chave do produto de Creator (Criador) e o instalador da versão que deseja instalar. Para obter informações sobre quais aplicativos estão incluídos com uma chave do produto de Creator, consulte a página de Preços do Tableau.

Observação: se você for um cliente do Tableau Desktop existente, poderá ter uma chave do produto somente do Tableau Desktop (o número da chave começa com as letras TD). Se também quiser instalar o Tableau Prep Builder, precisará de uma chave do produto separada para ele. Entre em contato com o administrador do Tableau ou com o Suporte do Tableau.

Para descobrir qual tipo de chave você tem, consulte as instruções para usuários existentes em Onde encontrar minha chave do produto?

Onde está o instalador?

Importante: a partir da versão 10.5, o Tableau Desktop, o Tableau Reader e o Tableau Public (desktop) são executados somente em um sistema operacional de 64 bits. O Tableau Prep Builder está disponível somente para um sistema operacional de 64 bits. Para instalar o Tableau Desktop em um sistema operacional de 32 bits, abra a página de Downloads de produtos e Notas de versão e baixe o instalador da versão 10.4 ou anterior e siga as instruções de instalação no guia de Implantação do Tableau Desktop para essa versão.

Para a versão mais recente do Tableau Desktop ou Tableau Prep Builder, acesse a página do Portal do cliente. Na seção Downloads de produtos, clique no link apropriado para baixar o instalador referente a seu produto e o sistema operacional.

Você também pode encontrar os instaladores de todos os produtos e as versões na página de Downloads de produtos e Notas de versão.

  1. Abra a página Downloads de produtos e Notas de versão e selecione Tableau Desktop ou Tableau Prep Builder na lista no lado esquerdo da página.

  2. Clique na versão que deseja instalar.

  3. Na seção Baixar arquivos da página, clique no instalador para o sistema operacional para baixá-lo.

Onde encontrar minha chave do produto?

Essa chave é necessária para ativar Tableau Desktop e o Tableau Prep Builder após concluir o processo de instalação. Você pode sempre visualizar a chave do produto no Portal do cliente.

Observação: se estiver com problemas para fazer logon na página do Portal do cliente ou precisar de ajuda para recuperar sua chave do produto, entre em contato com o Atendimento ao cliente e informe seu nome, empresa, número de telefone e endereço de e-mail.

Como um novo usuário

  1. Faça logon na página do Portal do cliente no site do Tableau usando o endereço de e-mail e senha. As informações que você precisa para entrar no portal pela primeira vez são enviadas em um e-mail de boas-vindas do Tableau após a compra do produto.

  2. Na parte superior da página do Portal do cliente do Tableau, clique em Minhas chaves.

  3. Uma tabela é aberta, listando todas as chaves do produto atribuídas a você. Copie a sua chave de produto da coluna Nome da chave na tabela. Mantenha-a disponível e em segurança.

    Observação: este exemplo não mostra nenhuma chave real. A área destacada mostra onde sua chave estaria listada.

Como um usuário existente

  1. Abra sua versão existente do Tableau Desktop ou do Tableau Prep Builder.

  2. No menu superior, clique em Ajuda > Gerenciar chaves do produto.

  3. Copie a sua chave de produto da coluna Chave do produto para a tabela. Mantenha-a disponível e em segurança.

    Se você não conseguir abrir a caixa de diálogo Gerenciar chaves do produto para ver sua chave, faça logon no Portal do cliente e siga as instruções acima para novos usuários.

Se não tiver uma chave do produto, teste a versão de Avaliação gratuita por 14 dias ou baixe o Tableau Desktop Public Edition. Se for um estudante ou professor, vá para a página Programas acadêmicos para solicitar uma licença e receber instruções sobre como baixar uma cópia do Tableau Desktop ou Tableau Prep Builder.

Instalar o produto

Baixe o instalador usando as instruções em Onde está o instalador? No Mac, o instalador é baixado para a pasta de Downloads.

Se estiver usando uma ferramenta de implantação que requer o instalador do Windows (arquivo .msi) para instalar o Tableau Desktop ou o Tableau Prep Builder, siga as instruções em Extrair e executar o instalador do Windows (MSI) para extrair o arquivo .msi do arquivo .exe do instalador do Tableau.

Clique na guia abaixo do produto que está instalando para exibir as etapas de instalação.

  1. Como Administrador, faça logon no computador em que está instalando o Tableau Desktop.

  2. Siga as seguintes orientações, de acordo com o seu sistema operacional:

    • Para Windows: execute o instalado e siga os prompts.

    • Para Mac: abra o arquivo de Imagem de disco (.DMG) e clique duas vezes no pacote de instalação (.PKG) para iniciar a instalação.

    Os drivers de algumas fontes de dados são instalados automaticamente com o Tableau Desktop. Consulte a seção Drivers de bancos de dados instalados com o Tableau Desktop e o Tableau Prep Builder no tópico Antes da instalação para obter detalhes.

  3. Para habilitar ou desabilitar o relatório de uso, conclua as seguintes etapas do sistema operacional.

    Esta opção permite reunir os dados de uso padrão para melhorar o produto. Para obter mais informações sobre essa opção e como desativá-la após a instalação, consulte Desativar relatórios de uso.

    Windows

    • Selecione ou desmarque a caixa de seleção Aprimore este produto compartilhando dados de uso com o Tableau.

    Mac

    • Na etapa Tipo de instalação, no canto inferior esquerdo do assistente de instalação, clique em Personalizar. Em seguida, selecione ou desmarque a caixa de seleção Enviar dados de uso do produto.

      No Mac, altere as configurações nesta página para personalizar a instalação.

  4. (Opcional) No Windows, para personalizar a instalação, na tela de boas-vindas Instalar, clique em Personalizar e altere qualquer uma das seguintes opções:

    • Local da instalação: especifique um local diferente para instalar o Tableau Desktop.

      Importante: se você especificar um diretório personalizado para o local da instalação e planejar instalar versões futuras para esse mesmo local, especifique uma subpasta da versão para instalar. Caso contrário, será necessário desinstalar a versão anterior primeiro. Instalações lado a lado de várias versões no mesmo subdiretório não são suportadas.

    • Criar um atalho para a área de trabalho: se não quiser criar automaticamente um atalho para a área de trabalho no Tableau, desmarque a caixa de seleção.

    • Criar um atalho para o menu Iniciar: se não quiser adicionar automaticamente um atalho para o menu Iniciar no Tableau, desmarque a caixa de seleção.

    • Selecionar para atualizações de produto do Tableau: desmarque a caixa de seleção se desejar desabilitar o recurso de atualização de produto. Esse recurso verifica por atualizações de manutenção e instala-as automaticamente. Se essa opção for desinstalada durante a instalação, opção de menu também será desabilitada para os usuários. Para obter mais informações sobre o recurso de atualização de produto, consulte Controlar atualizações do produto para o Tableau Desktop.

    • Instalar drivers de banco de dados: se não quiser instalar automaticamente os drivers de banco de dados, desmarque a caixa de seleção. Alternativamente, é possível desabilitar um ou mais drivers por meio da linha de comando. Para obter mais informações sobre essa opção, consulte Propriedades do instalador.

  5. Clique em Instalar para iniciar a instalação. Se encontrar dificuldades, consulte Solucionar problemas na instalação do Tableau Desktop ou do Tableau Prep Builder.

Após concluir a instalação, será necessário ativar e registrar o produto para começar a usá-lo. Para obter mais informações, consulte Ativar e registrar o produto.

Importante: o Tableau Prep Builder foi projetado para funcionar com o Tableau Desktop. É recomendável instalar o Tableau Prep Builder no mesmo computador que tenha o Tableau Desktop.

Não instale o Tableau Prep Builder no mesmo computador que executa o Tableau Server. O Gerenciador de recursos do servidor (SRM) não distingue entre o processo de servidor de protocolo do Tableau Server e o do Tableau Prep Builder. Se os recursos do computador forem esgotados, o SRM poderá terminar o processo de servidor de protocolo que pertence ao Tableau Prep Builder, que não possui mecanismo de recuperação.

  1. Como Administrador, faça logon no computador em que está instalando o Tableau Prep Builder.

  2. Siga as seguintes orientações, de acordo com o seu sistema operacional:

    • Para Windows: execute o instalado e siga os prompts.

    • Para Mac: abra o arquivo de Imagem de disco (.DMG) e clique duas vezes no pacote de instalação (.PKG) para iniciar a instalação.

  3. Quando solicitado, aceite o contrato de licença para continuar a instalação.

  4. Para habilitar ou desabilitar o relatório de uso, conclua as seguintes etapas do sistema operacional.

    Esta opção permite reunir os dados de uso padrão para melhorar o produto. Para obter mais informações sobre essa opção e como desativá-la após a instalação, consulte Desativar relatórios de uso.

    Windows

    • Selecione ou desmarque a caixa de seleção Aprimore este produto compartilhando dados de uso com o Tableau.

    Mac

    • Na etapa Tipo de instalação, no canto inferior esquerdo do assistente de instalação, clique em Personalizar. Em seguida, selecione ou desmarque a caixa de seleção Enviar dados de uso do produto.

  5. (Opcional) Para personalizar a instalação, na tela de boas-vindas Instalar do Windows ou na etapa Tipo de instalação do Mac, clique em Personalizar e altere qualquer uma das seguintes opções:

    • Local da instalação (somente para Windows): especifique um local diferente para instalar o Tableau Prep Builder.

    • Criar um atalho para a área de trabalho: no Windows, se não quiser criar automaticamente um atalho para a área de trabalho no Tableau Prep Builder, desmarque a caixa de seleção. No Mac, marque a caixa de seleção para criar automaticamente um atalho na área de trabalho para o Tableau Prep Builder.

    • Criar um atalho para o menu Iniciar (somente para Windows): se você não quiser adicionar automaticamente um atalho do Tableau Prep Builder no menu Iniciar, desmarque a caixa de seleção.

    • Habilitar relatórios de erros (somente para Windows): se o Tableau Prep Builder enfrentar um problema e fechar inesperadamente, serão gerados arquivos de despejo e registros com falhas, que serão incluídos nos arquivos em Meu repositório do Tableau Prep Builder > Registros e Meu repositório do Tableau Prep Builder > Logs > crashdumps.

      Para desativar esta opção, desmarque essa caixa de seleção durante a instalação. Para desativar esta opção após a instalação, consulte Desativar relatórios de erro.

    • Instalar drivers de banco de dados: se não quiser instalar automaticamente os drivers de banco de dados, desmarque a caixa de seleção (Windows) ou as caixas de seleção (Mac).

  6. Clique em Instalar para iniciar a instalação do produto.

Ativar e registrar o produto

Importante: o serviço de licenciamento do Tableau foi transferido para um novo data center em 6 de outubro de 2018. Portanto, é necessário atualizar qualquer ambiente que precise de configuração especial (por exemplo, lista segura de IP estático) para acessar o site licensing.tableau.com ou licensing.tableausoftware.com. Para obter mais informações, consulte a Comunidade do Tableau.

Depois que o processo de instalação for concluído, a próxima etapa é registrar e ativar o produto. Para ativar o produto, é necessário ter a chave do produto salva anteriormente.

Se o computador em que você estiver instalando o produto tiver acesso à Internet, o processo de instalação vai guiá-lo para a ativação do produto.

Se você estiver instalando o produto em um computador sem acesso à Internet, ou se o firewall ou proxy da sua empresa restringir o acesso ao site licensing.tableau.com, será necessário concluir algumas etapas adicionais para efetuar a ativação off-line do produto. Para ativar o Tableau Prep Builder off-line, você deve usar o Tableau Desktop.

Caso você esteja atualizando versões e tenha pago a manutenção (somente para Tableau Desktop) desde a última vez em que concluiu a ativação off-line, entre em contato com o Atendimento ao cliente do Tableau por e-mail para obter uma chave do produto atualizada antes de continuar com o procedimento abaixo.

Para obter mais informações sobre a ativação off-line, consulte Ativar o produto off-line.

Para obter informações sobre como ativar e registrar o produto usando a linha de comando, consulte Ativar o Tableau Desktop e o Tableau Prep Builder e Registrar o Tableau Desktop e o Tableau Prep Builder.

  1. Após concluir o processo de instalação, abra o Tableau Desktop. Isso abrirá o formulário de Registro do Tableau para que você possa registrar e ativar o produto.

  2. Preencha os campos do formulário e clique em Ativar o Tableau.

  3. Exclua todo o texto existente no campo Inserir chave do produto, copie a chave do produto (do local em que você salvou a partir do procedimento Onde encontrar minha chave do produto?) e cole-a na caixa de texto, em seguida, clique em Ativar.

    Será aberta uma segunda tela para completar o processo de ativação. Clique em Continuar para concluir o processo.

    Caso o Tableau não consiga se conectar ao site que autentica a chave do produto, não será possível concluir o processo, sendo necessário realizar a ativação offline do produto. Siga as instruções em Ativar o produto off-line para concluir o processo de ativação.

  1. Inicialize o Tableau Prep Builder.

  2. Clique em Ativar o Tableau Prep Builder.

  3. Insira a chave do produto e clique em Ativar.

  4. Preencha o formulário de registro e clique em Registrar.

Ao concluir o registro, o Tableau Prep Builder será aberto e você poderá começar a preparar os dados.

Novo no Tableau Prep Builder? Experimente tutorial de Introdução para saber como criar o seu primeiro fluxo.

Ativar o produto off-line

Se você estiver instalando o produto em um computador sem acesso à Internet, ou se o firewall ou proxy da sua empresa restringir o acesso ao site licensing.tableau.com, execute as etapas abaixo para concluir a ativação do produto. Você precisará entrar em outro computador com acesso à Internet para concluir todas as etapas deste procedimento.

Para ativar o Tableau Prep Builder off-line, você precisará da chave do produto e do Tableau Desktop versão 2018.1 ou posteriores instalado no mesmo computador que está off-line.

  1. Na caixa de diálogo Ativar o Tableau, clique em Ativar.

  2. O Tableau solicita que você salve um arquivo que possa ser usado na ativação offline. Clique em Salvar.

    Observação: se você estiver realizando o processo de ativação offline devido a restrições do firewall ou do proxy, talvez não receba uma solicitação para salvar o arquivo de ativação. Neste caso, desconecte manualmente o computador da rede e, em seguida, reinicie este procedimento de modo que você possa ser solicitado a salvar o arquivo de ativação.

  3. Salve o arquivo em um local que você possa alcançar usando um computador com acesso à Internet. Use o nome de arquivo padrão (offline.tlq).

  4. Clique em Sair.

  5. De um computador com acesso à Internet, abra o navegador e vá até a página Ativação no site do Tableau.

  6. Complete as instruções da Ativação offline para enviar o arquivo offline.tlq e criar um arquivo activation.tlf.

  7. Salve o arquivo activation.tlf e copie-o para o computador no qual você instalou o Tableau Desktop.

  8. No computador offline, clique duas vezes no arquivo activation.tlf para realizar a ativação offline.

  1. Inicie o Tableau Desktop.

  2. No menu superior, selecione Ajuda > Gerenciar chaves do produto.

  3. Na caixa de diálogo Gerenciar chaves do produto, clique em Ativar.

  4. Insira a chave do produto do Tableau Prep Builder e clique em Ativar.

  5. O Tableau Desktop detecta que você está off-line e mostra a seguinte mensagem. Clique em Salvar para criar um arquivo de ativação.

  6. Salve o arquivo em um local que você possa acessar no computador off-line. Use o nome de arquivo padrão (offline.tlq).

  7. De um computador com acesso à Internet, abra o navegador e vá até a página Ativação no site do Tableau.
  8. Siga as instruções, selecione o arquivo (offline.tlq) recém-criado e carregue-o para criar um arquivo activation.tlf. Esse arquivo será necessário para ativar o Tableau Prep Builder.

  9. Clique em Carregar arquivo de ativação. Você deve receber uma caixa de diálogo de confirmação de que o envio foi bem-sucedido.

  10. Na caixa de diálogo de confirmação, clique no link para baixar o arquivo de ativação para concluir o processo de ativação.

  11. Feche o Tableau Desktop.

  12. Inicialize o Tableau Prep Builder. Você será solicitado a preencher o formulário do processo de registro para registrar o produto. Se você registrou um produto do Tableau anteriormente, os campos poderão ser preenchidos automaticamente.

Alterar configurações padrão

Durante a instalação, o Tableau define as configurações padrão para o idioma de exibição e o local do repositório. Se quiser alterar essas configurações, é possível fazer isso após concluir a instalação.

Por padrão, o Tableau também habilita determinados recursos, como relatórios de uso ou atualizações automáticas de produtos (somente no Tableau Desktop). Para obter informações sobre como desativar esses recursos e mais, consulte Alterar as configurações de instalação após a instalação.

Definir o idioma de exibição (opcional)

Ao executar o Tableau Desktop ou Tableau Prep Builder pela primeira vez, ele reconhece a localidade do computador com a configuração Localidade do usuário e usa o idioma adequado caso haja suporte. Caso esteja usando um idioma não suportado, o aplicativo seleciona o inglês como idioma padrão.

É possível configurar o Tableau Desktop ou o Tableau Prep Builder para exibir a interface do usuário (menus, mensagens, entre outros) em um idioma diferente ao selecionar Ajuda > Escolher idioma no menu superior. Reinicie o aplicativo para aplicar a alteração.

No Tableau Prep Builder, o formato de exibição de números e datas se baseia na localidade do sistema operacional da máquina na qual o aplicativo está instalado. No Tableau Desktop, você pode configurar a formatação de data e número para as pastas de trabalho. Para obter mais informações consulte Idioma e localidade na ajuda do usuário do Tableau.

Alterar o local do Meu repositório do Tableau (opcional)

Durante a instalação, o Tableau Desktop e o Tableau Prep Builder criam automaticamente uma estrutura de pasta do Meu repositório do Tableau <application> na pasta de documentos do seu computador. Caso precise mover esse repositório para outro local, por exemplo, porque foi solicitado a ter os dados em um servidor de rede, em vez de no computador, é possível especificar um novo local e direcionar o Tableau Desktop e o Tableau Prep Builder para a nova pasta.

Ao definir uma nova localização para seu repositório, as seguintes regras são aplicadas:

  • A nova pasta deve ser um diretório.

  • É necessário ter permissões para gravar na nova pasta.

  • A nova pasta não pode estar localizada na estrutura de pasta Meu repositório do Tableau existente.

Observação: alterar o local do repositório não move os arquivos contidos no repositório original. Em vez disso, o Tableau cria um novo repositório onde os arquivos podem ser armazenados.

  1. Abra o Tableau Desktop ou o Tableau Prep Builder.

  2. No menu superior, selecione Arquivo >Local do repositório.

  3. Na caixa de diálogo Selecionar a pasta do repositório , selecione uma nova pasta que agirá como o novo local do repositório.

  4. Reinicie o aplicativo para usar o novo repositório.

Agradecemos o seu feedback. Ocorreu um erro ao enviar seu feedback.