Processos do Tableau Server

Este tópico descreve as opções para definir a configuração do processo. Para configurar os processos do Tableau Server é necessário especificar quais processos e quantas instâncias devem ser executados em cada nó. Para isso, use o comando tsm topology set-process. Para obter mais informações, consulte Alteração do número de processos em um nó.

Exceto quando explicitamente indicado na tabela abaixo, aplicar as alterações nos processos cessarão o Tableau Server, se o mesmo estiver em execução ao aplicar essas alterações. Depois que as alterações são aplicadas, o Tableau Server retorna ao estado anterior à configuração do processo, dessa forma, se o servidor estava em execução, ele será restaurado.

Importante: a topologia do seu processo dependerá das suas necessidades organizacionais.

Processos licenciados

Alguns dos processos que são instalados como parte do Tableau Server são processos "licenciados". Os processos licenciados precisam de uma licença válida do Tableau Server para serem executados. Outros processos que são instalados como parte do Tableau Server não estão vinculados a uma licença válida. Isso têm o seguinte impacto:

  • Cada processo licenciado precisa entrar em contato regularmente com o Tableau Server serviço de Gerenciador de licença executado no Tableau Server computador inicial para verificar se está licenciado. Se não for possível confirmar a presença de uma licença válida, por exemplo, se o nó inicial não estiver disponível, o processo não será executado e o Tableau Server pode não funcionar de modo correto ou confiável.

  • Se você tiver uma licença do Tableau Server baseada em núcleo, os núcleos em qualquer nó que contenha um processo licenciado não estarão na contagem total de núcleos licenciados.

    Observação: se você tiver o Complemento de gerenciamento de dados e uma licença baseada em núcleo, será necessário entender como os processos licenciados serão somados à contagem total de núcleos licenciados que acompanham cada licença. Para obter mais informações, consulte Licenciamento do Tableau Prep Conductor para Tableau Server.

A coluna "Licenciados" na tabela abaixo identifica os processos que exigem uma licença válida e que impactam a contagem de núcleos em licenças baseadas em núcleos.

Processos do Tableau Server - Esses processos têm um status de running ao executar o Tableau Server e de stopped ao interrompê-lo.
Nome mostrado em tsm status -v Nome usado com tsm topology set-process Finalidade Observações Licenciado
Servidor de aplicativos vizportal O servidor de aplicativos (VizPortal) opera o aplicativo Web e as chamadas à REST API, e oferece suporte a navegação e pesquisa. Ao instalar o Servidor de aplicativos, a menos que o nó já tenha uma instância do Processador de dados, ele também será instalado. Sim
Pergunte aos dados Não pode ser configurado manualmente. O serviço Pergunte aos dados é usado pelo recurso Pergunte aos dados. Ele é executado automaticamente em todos os nós que executam o Servidor de dados. Não
Processador em segundo plano backgrounder O Processador em segundo plano executa tarefas de servidor, incluindo atualizações de extrações, inscrições, tarefas "Executar agora" e tarefas iniciadas por tabcmd. Ao instalar o Processador em segundo plano, a menos que o nó já tenha uma instância do processador de dados, ele também será instalado.

Na maioria das situações, é possível alterar o número de instâncias de processadores em segundo plano em um nó de um servidor que está em execução, sem cessar ou reiniciar o servidor. Há uma exceção ao adicionar o processador em segundo plano a um nó existente que não tenha esse recurso ou não tenha passado por nenhum outro processo que o instale. Para obter mais informações, consulte Alterações de topologia dinâmica do Tableau Server.

Sim
Servidor de cache cacheserver O Servidor de cache é um cache de consulta distribuído e compartilhado no cluster do servidor. Esse cache na memória acelera a experiência do usuário em vários cenários. O servidor VizQL, o processador em segundo plano e o servidor de dados (e servidor de aplicativos em menor grau) fazem solicitações ao servidor de cache em nome de usuários ou trabalhos. O cache é de único encadeamento, então se você precisa de um desempenho melhor, deve executar instâncias adicionais do servidor do cache. Não
Controlador do cluster clustercontroller O Controlador do cluster é responsável por monitorar vários componentes, detectando falhas e executando failover quando necessário. Exigido em cada nó. Não é instalado automaticamente. Não
Processador de Dados Não pode ser configurado manualmente. O processador de dados cria extrações de dados e consultas de processos. É instalado automaticamente com o armazenamento de arquivos, o Vizportal, o VizQL Server, o servidor de dados (VizPortal), o servidor de dados ou o processador em segundo plano. Sim
Servidor de dados dataserver O servidor de dados gerencia conexões com as fontes de dados do Tableau Server. Ao instalar o Servidor de dados, a menos que o nó em questão já tenha uma instância do processador de dados, este é instalado. Sim
Elastic Server elasticserver O Elastic Server é usado pelo Pergunte aos dados para indexar e colocar os dados em cache. Os processos do Elastic Server podem ser executados em mais de um nó em um agrupamento. Como alternativa, eles podem ser movidos para qualquer nó. É recomendado ter um número ímpar de processos do Elastic Server em execução.

O tamanho da pilha do Elastic Server pode ser configurado usando a opção de configuração do TSM elasticserver.vmopts. Para obter mais informações, consulte Opções do tsm configuration set.

Não
Armazenamento de arquivo filestore O Armazenamento de arquivos replica automaticamente as extrações pelos nós do Processador de dados. Ao instalar o Armazenamento de arquivos, a menos que o nó em questão já tenha uma instância do processador de dados, este é instalado. Não
Gateway gateway O gateway é um servidor Web que controla todas as solicitações dos navegadores para o Tableau Server, o Tableau Desktop e outros clientes. Exigido em qualquer nó com uma instância de VizQL Server ou Vizportal. Não
Repositório pgsql O repositório PostgreSQL é o banco de dados principal do Tableau Server. Ele armazena metadados da pasta de trabalho e do usuário. Você está limitado a um máximo de duas instâncias do repositório em um cluster e deve ter pelo menos três nós no cluster para adicionar uma segunda instância do repositório.

 

Não
Serviço SAML Não pode ser configurado manualmente. O Serviço SAML age como um proxy entre o Tableau Server e os Provedores de identidade (IdPs) SAML. Instalado automaticamente em cada nó em que você instala o Tableau Server.

Mostra um status de stopped na saída do tsm status -v, a não ser que o SAML do site esteja habilitado.

Não é possível configurar o Serviço SAML manualmente.

Não
Procurar e navegar searchserver O Serviço de pesquisa lida com pesquisa rápida, filtro, recuperação e exibição de metadados de conteúdo no servidor.   Não
Tableau Prep Conductor flowprocessor

O Tableau Prep Conductor executa um fluxo, verifica as credenciais de conexão e envia alertas se houver falha em um fluxo.

Ele usa a funcionalidade de agendamento e monitoramento do Tableau Server para que você possa automatizar os fluxos em execução para atualizar a saída de fluxo.

Requer o Data Management Add-on para que seja habilitado no Tableau Server. Por padrão, ele é habilitado automaticamente em um nó que tenha o processador em segundo plano habilitado.

Se a função de nó estiver definida para excluir fluxos, o Tableau Prep Conductor não será instalado nesse nó. Para obter mais informações, consulte Funções de nó no Tableau Server.

Sim
VizQL Server vizqlserver O servidor VizQL carrega e renderiza exibições e calcula e executa consultas. Ao instalar o VizQL Server, a menos que o nó em questão já tenha uma instância do processador de dados, este é instalado.

Na maioria das situações, é possível alterar o número de instâncias de VizQL em um nó de um servidor que está em execução, sem cessar ou reiniciar o servidor. Há uma exceção ao adicionar um VizQL a um nó existente que não tenha esse recurso ou não tenha passado por nenhum outro processo que também instale o Processador de dados. Para obter mais informações, consulte Alterações de topologia dinâmica do Tableau Server.

Sim
Processos do Contêiner de microsserviço esses processos são adicionados automaticamente quando um dos microsserviços contidos nele é adicionado a um nó. O status do contêiner depende o status dos microsserviços dentro dele. Se todos os microsserviços estiverem em execução, o processo de contêiner apresentam um status running. Se todos os microsserviços estiverem interrompidos, o status do processo de contêiner é error. Se um ou mais microsserviços estiver em execução enquanto outros não estão, o serviço do contêiner apresenta um status degraded. Para obter mais informações, consulte Contêiners de microsserviço do Tableau Server.
Contêiner de microserviço interativo        
Contêiner de microserviço não interativo        
Processos do Tableau Services Manager (TSM) - Esses processos têm um status de running depois da inicialização do TSM e permanecem em execução mesmo quando o Tableau Server é interrompido.
Agente de administração Não pode ser configurado manualmente. O agente TSM monitora o Serviço de coordenação para alterações na configuração ou topologia e fornece novas configurações a cada serviço (configuração) ou implanta novos serviços e remove os antigos (topologia) Instalado automaticamente em cada nó em que você instala o Tableau Server.

Não é possível configurar o Agente de administração manualmente.

Não
Controlador de administração Não pode ser configurado manualmente, a não ser para movê-lo para outro nó. Para obter mais informações, consulte Recuperação de falha no nó inicial. O controlador TSM lida com as solicitações do TSM e orquestra as alterações de configuração e topologia, assim como o fluxo de trabalho pelos processo de servidor. O controlador também serve como o endpoint da REST API (HTTPS). Instalado automaticamente ao instalar o TSM no nó inicial.

Não é possível configurar o Controlador de administração manualmente, a não ser movê-lo para outro nó. Para obter mais informações, consulte Recuperação de falha no nó inicial.

Não
Serviço de arquivo do cliente (Client File Service) clientfileservice O serviço de arquivos do cliente (CFS) gerencia a maioria dos arquivos compartilhados em um cluster com vários nós. Por exemplo, certificados, chaves e arquivos relacionados à autenticação (OpenID, SSL mútuo, SAML e Kerberos) e arquivos de personalização são gerenciados pelo CFS. Instalado automaticamente no nó primário. Nenhuma outra instância está instalada, a menos que você as configure explicitamente. Consulte Configurar Serviço de arquivo do cliente.

Em implantações com vários nós, recomenda-se a configuração de uma instância do CFS (Serviço de arquivo do cliente) em cada um dos nós em que o Serviço de coordenação está implantado. A reimplantação do Serviço de coordenação não tem impacto no CFS.

O CFS não é exibido na página de Status ou de Configuração, mas fica visível na saída do comando tsm status -v.

Para exibir ou configurar as instâncias do CFS, use o comando tsm topology.

Não
Serviço de coordenação Não é possível ser definido com o tsm topology set-process. O Serviço de coordenação serve como a fonte única de confiança. Instalado automaticamente no nó primário. Nenhuma outra instância é instalada a não ser que você implante explicitamente um novo ensemble de Serviço de coordenação. Para obter detalhes, consulte Implantar um ensemble do Serviço de coordenação. Não
Gerenciador de serviço Não pode ser configurado manualmente. O Gerenciador de serviço Instalado automaticamente em todos os nós.

Não é possível configurar o Gerenciador de serviço manualmente.

Não
Gerenciador de licença Não pode ser configurado manualmente. O Gerenciador de licença opera o licenciamento. Instalado automaticamente no nó inicial ao instalar o TSM.

Uma licença única do mesmo é instalada em um cluster do Tableau Server. O processo do Gerenciador de licença só deve ser configurado manualmente se o nó inicial falhar. Para obter mais informações, consulte Recuperação de falha no nó inicial.

Não
Processos de manutenção do Tableau Server - Esses processos têm um status de stopped , a menos que estejam ativamente em execução para concluir uma tarefa.
Manutenção do banco de dados Não pode ser configurado manualmente. O serviço de Manutenção do banco de dados é responsável por executar a manutenção de operações no repositório do Tableau Server. Instalado automaticamente em cada nó em que você instala o Tableau Server.

Mostra um status de stopped na saída do tsm status -v, a não ser que esteja executando ativamente uma manutenção do banco de dados. A manutenção pode incluir atualizações relacionadas a ativar o acesso remoto do repositório e a alterar senhas usadas para acessar o repositório.

Não é possível configurar o serviço de Manutenção do banco de dados manualmente.

Não
Back-up/Restaurar Não pode ser configurado manualmente. O serviço de Backup e restauração é responsável por executar operações de backup e restauração nos dados armazenados no repositório do Tableau Server, assim como o repositório de arquivos. Instalado automaticamente em cada nó em que você instala o Tableau Server.

Mostra um status de stopped na saída do tsm status -v, a não ser que esteja executando um backup ou uma restauração.

Não é possível configurar o serviço de Backup e restauração manualmente.

Não
Importação/exportação do site Não pode ser configurado manualmente. O serviço de Importação e exportação é responsável por migrar sites do Tableau Server entres os clusters do servidor. Instalado automaticamente em cada nó em que você instala o Tableau Server.

Mostra um status de stopped na saída do tsm status -v, a não ser que esteja executando uma importação ou exportação.

Não é possível configurar o serviço de Importação e restauração manualmente.

Não

Fluxo de trabalho do processo

Os processos do Tableau Server e como eles interagem dependem de qual ação ou atividade está em execução. Por exemplo, os processos usados e como eles interagem são diferentes ao publicar uma pasta de trabalho e ao fazer logon usando SAML. Para algumas exibições interativas sobre o fluxo de trabalho do processo, consulte a pasta de trabalho abaixo. Isso permite que você selecione um fluxo de trabalho específico e siga suas etapas do início ao fim.

Aviso de isenção: esta pasta de trabalho é publicada no Tableau Public e não é assegurada pela documentação do Tableau. Não podemos garantir que ela esteja atualizada com a versão mais recente do Tableau Server.

 

Outros artigos nesta seção

Obrigado pelo feedback! Ocorreu um erro ao enviar seu feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem..